AnálisesNotíciasPlayStation

Shadow of the Colossus – Confira nossa análise.

Uma vez fui perguntado se eu era contra ou a favor de remakes ou remasters. Respondi que desde que não fosse um caça-níquel e que fosse muito bem trabalhado, valeria a pena sim.

Pois bem, “Shadow of the Colossus” está aí para me apoiar. Neste caso, a Blue Point, estúdio que ficou a cargo do remaster, tinha como principal problema, trabalhar com um jogo muito cultuado, mas que para ter sucesso hoje em dia, teria ser atualizado, sem perder sua originalidade. E isso foi feito com perfeição. Um jogo feito do zero, mas que nos faz ter as mesmas emoções de quando eu coloquei o DVD do game original em meu Playstation 2 há 12 anos atras.

Se ainda há alguém que não conhece a história, o jogo conta a jornada de Wander que tenta a todo custo trazer a vida novamente o seu amor Momo. Para isso, ele vai atrás de uma antiga lenda, onde que na Terra Proibida, terá que derrotar 16 Colossos, munido apenas com sua espada, um arco e flecha e sua fiel amiga, a égua Agro.

Desde os primeiros frames do jogo percebemos que na parte gráfica o trabalho foi impecável. E não só na qualidade da imagem, mas também nos detalhes,como texturas, vegetação, iluminação e sombras, que estão em um nível excelente. As animações também foram melhoradas de forma a deixar Wander com um aspecto mais real, mas percebemos que isso ainda poderia ter um capricho a mais. Se você achar o mapa meio vazio, não se preocupe. Isso não foi falta de capricho da Blue Point, mas sim uma forma de deixar o jogo minimalista, como sempre foi o original.

Caso o jogador tenha um Playstation 4, pode jogar o game em 4K, via Upscale, com 30 frames por segundo. Se você tem uma Tv convencional, o jogo corre em 1080p com 60fps, mas ambos com a opção de HDR. Já no Playstation normal, o jogo corre a 1080p a 30fps.

Outro detalhe, mas que segue a mesma ideia do jogo original é não termos mais nenhum outro inimigo, a não ser os Colossos. Mas isso deixa mais tempo para contemplarmos paisagens lindas e também para usarmos o Photo Mode presente nesta nova versão do game. A única coisa que temos na tela são as barras de estamina ou de vida, mas que aparecem apenas nos momentos em que são requisitados.

A ideia de ter que matar 16 grandes inimigos podem no começo parecer que será um sofrimento e de que teremos que passar por momentos de repetição. Ledo engano. Cada Colosso é um grande quebra-cabeça na qual teremos que saber como abordar cada um deles, o tipo de luta, como iremos nos aproximar e escalá-lo e os pontos fracos do nosso inimigo. Nada é fácil.

Tenha em mente que Wander é apenas um Ser-Humano, lutando com criaturas gigantescas. Isso faz com que muitas vezes parecemos ser algo insignificante quando estamos ao lado de criaturas tão grandes. Mas o melhor é cada Colosso é uma aventura única onde perderemos um bom tempo para derrotá-lo. Tudo isso embalado em uma trilha sonora magistral que dá a cada luta um tom ainda mais dramático.

“Shadow of the Colossus” não é longo, podendo ser fechado em 9 a 10 horas, mas que ao final, é liberado novos modos de jogo e com mais segredos e máscaras para desbloquear.

O principal problema no jogo com toda certeza é a câmera. Em muitas situações você terá que literalmente brigar com ela, parecendo que tem vida própria e não querendo fazer aquilo que desejamos, o que algumas vezes nos causou irritação.

O que também poderia ser ainda melhor são os controles. Apesar de ter sido refeito, já que o original seria impossível de se usar, percebemos que ele ainda não é ágil o suficiente para o nosso tempo.

Mas nada disso tira o brilho de tudo o que a Blue Point fez, provando ter feito um bom trabalho e provando que qualquer jogo pode voltar a vida, trazendo a mesma emoção do original. “Shadow of the Colossus” mostra que, como na época do seu lançamento, é um jogo a frente do seu tempo, que une uma agradável jogabilidade com uma história excelente. Apesar de tudo novo, a produtora sobe respeitar toda a obra original de Fumito Ueda, o que torna essa nova versão ainda mais surpreendente.

Se você é dono de um Playstation 4, “Shadow of the Colossus” é um game obrigatório, tanto para os novos jogadores quanto para os que já se emocionaram como eu lá no Playstation 2.

Shadow of the Colossus

9.1

Nota

9.1/10

Positivos

  • Gráficos
  • História
  • Desafios
  • Trilha Sonora

Negativos

  • Camera
  • Controles um pouco travados

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo