AnálisesPC

Pro Cycling Manager 2018 – Confira nossa análise

Pro Cycling Manager 2018 é a edição anual do jogo de gerenciamento de ciclismo produzido pela Cyanide Studio. Nele você tem o papel de administrar uma equipe profissional em todos os seus mínimos detalhes durante temporadas anuais iniciando em 2018, mas também poderá administrar a carreira de um único ciclista ou ter a experiencia de jogo de apenas uma corrida em rua ou velódromo.

O game trás todas as pistas europeias dos grandes campeonatos de ciclismo, algo que pode estender o gameplay por horas a fio, e sua missão é ser o vencedor em todas elas, porem para isso deve aprender o sistema de administração de uma equipe profissional, algo que exige atenção aos mínimos detalhes.

No Brasil não existe uma cultura forte de fãs de ciclismo, então tive muitas surpresas ao entender como funciona a dinâmica de uma corrida. Cada equipe possui um número variável de ciclistas por volta de 20 disponíveis, e cada um possui características especificas como ser melhor em subidas e morros, em tiros rápidos, resistência e por aí vai. Em cada pista e em cada momento um deles poderá se destacar.

As corridas podem ser monitoradas podendo levar até 30 minutos para se encerrarem, ou podem ser simuladas com base nos status e estratégias pré-definidos anteriormente. Mas a beleza está em ver a corrida em 3D, um gráfico honesto para o gênero com detalhes bonitos dos pontos turísticos aos quais passamos. Acompanhar a corrida te dá a possibilidade de tomar a decisão em tempo real, usando membros dá equipe com as mais variadas funções como abastecimento de água, cobertura de outro membro para que este se canse menos, ou decidir quando usar o gel energético que nutre seu ciclista dando aquele pique a mais.

Algo que senti falta no jogo e que notei em Motorsport Manager (simulador de F1) é o design nos menus, Pro Cycling peca no excesso de textos e na complexidade dos menus tendo uma curva de aprendizagem lenta e por vezes dolorosa, que cansa o jogador. Ter acesso a modos mais simples de gerenciamento e mais apelo gráfico em seus menus poderia tornar mais agradável e menos caótico o aprendizado para pessoas que como eu não entendem nada de ciclismo. Porem nota-se o esforço da equipe em trazer dados completos de todos os ciclistas assim como analises e opções de planejamento a longo prazo que agradaram pessoas que gostam de criar estratégias longas e minuciosas.

Em suma, Pro Cycling Manager 2018 é um jogo para um público seleto de amantes do ciclismo profissional, algo que está muito mais presente na cultura europeia do que na brasileira. Recomendo a pessoas que gostam do esporte e curtem criar planos e planejamentos estratégicos.

Pro Cycling Manager 2018

7

Nota

7.0/10

Positivos

  • Dados minuciosos sobre o gerenciamento
  • Grande quantidade de pistas e campeonatos

Negativos

  • Curva de aprendizagem lenta
  • Design dos menus ultrapassado

Rafael Brienza

Músico e colecionador de HQs e Mangás, adora jogos da Nintendo desde que se conhece por gente. É amante da série The Legend of Zelda e uma porcaria em jogos de tiro em primeira pessoa.
Botão Voltar ao topo