AnálisesMobileNintendoPCPlayStationXbox

Frost – uma gélida e solitária aventura

Frost,

 criado e desenvolvido pelo estúdio indie Le Studio desTénèbres,é um jogo de sobrevivência de gerenciamento de cartas. Seu objetivo: encontrar o Refúgio, lugar onde reside sua única chance de sobrevivência, enquanto você usa seus recursos (cartas) e viaja em um ambiente inóspito e impiedoso tomado pelo gelo.

Não se deixe enganar pelo visual simples e jogabilidade intuitiva desse jogo, pois você está diante de um jogo com um alto nível de desafio, e além de ter que jogá-lo com muita inteligência e estratégia, também terá que contar com muita sorte.

O jogo

é dividido em dois modos: O Clássico e o de Cenários.

Ao entrar no jogo, é importante jogar o Tutorial. Ao terminá-lo, você começará o jogo para valer. Nesse momento, sua única opção será o Modo Clássico :Jogo Fácil. Ao terminar esse primeiro jogo, você terá acesso ao primeiro jogo do Modo de Cenários, o Jogo da Meditação.  A partir desse momento, novos jogos nos dois modos vão aparecendo conforme você joga mais e mais partidas.

No modo Clássico

você terá então acesso ao Jogo Fácil, e mais tarde, o Jogo Customizado ficará disponível e nele você decidirá como será sua viagem, os objetivos e sua dificuldade, que pode chegar até o nível Impossível. Por último, teremos o Jogo Infinito, onde você poderá testar sua sorte e estratégia, num dos jogos mais divertidos desse modo.

Modo Clássico conta com os Jogos Fácil, Customizado e Infinito

No modo de Cenários,

há 9 jogos no total e cada um deles conta com um personagem diferente que possui habilidades e objetivos únicos, assim como desafios distintos. Por exemplo, no Jogo da Meditação, o primeiro e mais fácil, você terá que viajar 50 vezes até chegar ao Refúgio. No Jogo do Caçador, você deverá chegar ao Refúgio sem perder um único sobrevivente sequer. Já no Jogo da Filha, você terá que encontrar e matar o assassino de seu pai. Ou seja, a cada Cenário, uma estória diferente.

Modo de Cenários oferece vários jogos com objetivos, desafios e estórias distintas

Entenda como jogar:

Embora cada jogo de cada modo possa ter objetivos diferentes e mudanças no layout, você basicamente terá sempre a mesma proposta de jogo: Viajar uma distância específica antes que o Ponteiro de Frost chegue ao zero. Seu ponteiro caíra em um ponto toda vez que você não tiver mais como cumprir um objetivo dentro de um Turno e novas cartas serão então dispostas ao layout. Quando o ponteiro atingir o zero, você morrerá. E acredite, você morrerá muito (risos). Muito mesmo! Se olharmos pelo lado positivo, morrer aqui significa tornar-se mais experiente e ganhar muitas cartas que te ajudarão durante sua jornada.

Layout do jogo – use essa foto para melhor entender como funciona o jogo

Todas as Cartas do jogo:

Carta de Região é a carta principal e a que contém o objetivo a ser cumprido. Ao cumpri-lo você poderá então viajar e novas cartas serão dispostas em todo o layout. Toda vez que você viaja, seu ponteiro Frost sobe um ponto.

Cartas de Recursos são as cartas que você receberá para cumprir o objetivo proposto pela Carta de Região. Elas são divididas em Cartas de Alimentos; Cartas de Materiais; Cartas de Sobreviventes, sendo essa a mais valiosa pois você poderá trocá-la muitas vezes para conseguir outros tipos de carta. E temos ainda as malditas Cartas da Fatiga, que não possuem valor algum. As vezes, você terá muitas dessa em seu maço. Uma forma de se livrar delas é usar a opção Descansar, mas seu ponteiro Frost caíra em um ponto também.

Cartas de Idéias são as cartas que ficam no topo do layout. São diversas e cada uma contém algo que pode ajudar no cumprimento de seu objetivo. Por exemplo, se você precisar de uma Carta de Arma, você poderá oferecer uma de suas Cartas de Recursos e consegui-lá em troca. Há várias possibilidades e conforme você joga mais partidas, novas cartas serão disponibilizadas.

As Cartas de Idéias são essenciais para se obter sucesso nesse jogo

Cartas de Evento – toda partida possui um evento diferente que poderá conter algo bom ou ruim. Por exemplo, um evento pode conter um lobo sedento por sangue. Você então terá que matá-lo ao usar uma Carta de Arma conquistada ao utilizar uma Carta de Ideia.

Novas Cartas de Evento são disponibilizadas durante o jogo todo

Pode parecer que há muita coisa para aprender e analisar durante uma partida, e é verdade, mas tudo funciona de forma intuitiva e simples. O fator tensão funciona bem e você se verá constantemente ameaçado pela tempestade de Gelo. O problema é que esse jogo tem um desafio alto demais e alguns jogos de Cenários são absurdamente difíceis de se completar. Isso porque na maioria das vezes você não recebe cartas boas para cumprir seu objetivo e embora você tenha que planejar muito bem seus movimentos, parece que o fator decisivo aqui é a sorte. Você terá que ter muita sorte e perseverança. Mesmo assim, o jogo progride de forma rápida e é bastante viciante. E você sempre poderá alternar entre os diferentes jogos disponíveis e voltar para aquele que tem mais dificuldade mais tarde, principalmente porque novas Cartas de Eventos e Idéias são disponibilizadas conforme você avança.

Pode parecer difícil, mas ler as legendas do jogo é bem fácil e intuitivo

Os gráficos

são simples e isso é algo muito bem vindo, pois fica fácil de entender as cartas e suas legendas e isso torna o jogo bem dinâmico. Mas há um porém, esse jogo sofre com constantes lags e as vezes simplesmente trava forçando você fechar o aplicativo e reiniciá-lo. Um jogo com gráficos simples e leve não pode conter esses tipos de problemas.

A música

é perfeita para a atmosfera proposta pelo jogo. Infelizmente, há somente uma e depois de um tempo se torna enjoativa. Teria sido muito legal se cada jogo de Cenários contasse com sua própria música.

Conclusão:

Se você é o tipo de jogador que gosta de jogos de Cartas ou simplesmente de jogos diferentes, Frost pode ser uma boa pedida. Poderia ser melhor, se não fosse tão difícil completar a maioria dos Cenários e se o fator sorte não prejudicasse tanto a jogatina. Além disso, os constantes lags prejudicam a experiência e podem afastar jogadores. Ainda assim é um jogo interessante, bonito, inteligente e viciante.


Jogo foi testado na versão de PlayStation 4 em uma cópia cedida pela Digerati

Frost

6

Nota

6.0/10

Positivos

  • Intuitivo e viciante de se jogar
  • Dois modos de jogo e vários Cenários para completar
  • Gráficos simples e eficazes

Negativos

  • Fator sorte muitas vezes injusto
  • Dificuldade exagerada no modo de Cenários
  • Constantes lags atrapalham a jogatina
Botão Voltar ao topo