AnálisesPlayStationVR

The Persistence – Terror no espaço em VR | Análise

The Persistence se passa em uma nave espacial (de mesmo nome) que foi tomada por uma tripulação de monstros, que na verdade eram seus companheiros de trabalho e todos foram infectados por um vírus alienígena, incluindo você, a inteligência artificial da nave é a criadora desse vírus, com o uso do nosso DNA ela pode criar clones e assim dar início ao jogo.

O objetivo aqui é sair da nave, mas para isso precisamos sobreviver e evoluir contando com os itens que pegamos durante a jornada.

Cada vez que morremos voltamos para a sala de “impressão” onde a nave imprime um novo corpo, daí vem à explicação dos clones, toda vez que isso acontece um novo clone nosso surge, mas a mesma consciência é passada de um para outro, a partir daí podemos evoluir nossa armadura e saúde, a grande questão é que quando voltamos para o local onde estávamos o mapa inteiro MUDA, e toda vez que morremos o mapa muda novamente, então sempre teremos um mapa totalmente novo e cheio de desafios para explorar novamente até chegar ao objetivo.

Gráficos

Ambientes metálicos, corredores escuros e monstros muito bem feitos fazem parte desse jogo, o gráfico é muito bom, livre de serrilhados e muito bem detalhado, a imersão que a realidade virtual nos trás impressiona em cada canto da nave, partículas de explosão, iluminação, tudo muito bonito e bem feito.

Apesar de eu ter achado bem bonito, DOOM VFR ainda vence na questão gráfica.

Jogabilidade

Para jogar só é necessário o controle Dualshock 4, a movimentação é a clássica em primeira pessoa e esse jogo lembra muito DOOM. Tudo funciona muito bem e existem várias configurações para seu conforto, pois não são todos que aguentam jogos rápidos em realidade virtual.

Para mirar com as armas simplesmente mexemos a cabeça a partir do reticulo que vemos temos a mira perfeita.

Uma coisa muito interessante é que podemos jogar cooperativo com um amigo que estiver em nossa casa, mas esse amigo não vai jogar em VR, basta ele ter um celular e o app do jogo. No celular ele vê o mapa, nos dá informações, e vai ganhando itens como bombas e armadilhas para matar os monstros e assim te ajudar na empreitada, achei bem interessante essa função, pois até conseguir evoluir bem no jogo e fabricar novas armas é bem difícil sem ajuda, pois se você morrer volta tudo desde o começo da fase.

App no celular possibilita jogabilidade cooperativa.

Som

Jogos de terror precisam ter um som excelente pra poder assustar e nos manter tensos, esse jogo faz isso com maestria, barulhos de coisas caindo, grunhidos, você vai assustar muito se manter o volume alto dos fones de ouvido.

Conclusão

The Persistence é um jogo muito bonito, que assusta bastante e tem uma ótima jogabilidade, é difícil e você precisará de certa persistência para conseguir terminar, a imersão em VR é ótima e vale o investimento caso você goste de jogos de terror espacial.

Confira o vídeo de gameplay de The Persistence:

The Persistence

9.7

Gráficos

9.0/10

Jogabilidade

10.0/10

Som

10.0/10

Positivos

  • Ambientação claustrofóbica
  • Gráficos excelentes
  • Som e músicas que se encaixam perfeitamente
  • A sensação do perigo em cada canto
  • Legendas em português

Negativos

  • Morrer muito às vezes irrita um pouco, pois nos obriga a começar a fase inteira novamente e talvez afaste jogadores mais casuais.
Botão Voltar ao topo