AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Dead Cells – uma obra prima para os amantes de vídeo games | Análise

Dead Cells, desenvolvido pelo estúdio Indie francês Motion Twin, é um jogo de plataforma 2D de ação no estilo rogue-lite, com combate hack ‘n slash com progressão não linear e muita exploração. Junte a toda essa receita o ingrediente permadeath, e você terá Dead Cells, uma verdadeira obra de arte dos video games. Quanta coisa! Essa é a forma que o próprio estúdio apresenta essa pérola do videogame, e saiba você: eles não estão mentindo.
Dead Cells é então um jogo no estilo roguevania, um jogo maravilhoso em todos os aspectos e que deve ser jogado por aqueles que realmente apreciam um grande jogo e desafio.

A Estória

A estória do jogo é um tanto misteriosa, mas bem interessante, e é contada através de NPCs e ao investigar certas áreas. Na verdade, ela fica em segundo plano e isso pouco importa, pois o que importa aqui é explorar, aprender, evoluir e se divertir. A garantia de diversão é total e é altamente viciante!

O Jogo

Você assumirá o controle de um guerreiro através dos mais variados cenários e terá muitos desafios durante toda sua aventura. O combate do jogo é no estilo hack ‘n slash e cada vez que você joga, os cenários e armas são gerados de forma procedural. Embora você tenha que recomeçar do zero toda vez que morre, todos os upgrades conquistados permanecem. Essa receita funciona incrivelmente bem e ao invés de frustrar o jogador, faz com que ele se sinta cada vez mais instigado, e preparado para encarar toda a aventura uma vez mais.

Todos os upgrades que você conquistar permanecerão mesmo após morrer

Células, Armas, Pergaminhos, Mutações e Atributos

A cada passagem de fase você terá a chance de comprar upgrades com o NPC chamado Coletor. A moeda de troca são as células que alguns inimigos liberam ao serem mortos. Essas células são perdidas em caso de morte, então é importante usá-las toda vez que puder. Durante as fases você encontrará Projetos e ao entregá-los ao Coletor, novas armas, melhorias e mutações ficarão disponíveis. Ou seja, as células são essenciais para a progressão dentro do jogo.

As células que você coleta durante o jogo são usadas na troca por armas, habilidades e mutações

As armas são muitas: espadas, arcos, chicotes, bombas, granadas, armadilhas. Um arsenal de respeito. Cada uma delas possui uma habilidade única. Por exemplo, uma espada, pode causar sangramento, ou causar mais dano a um inimigo congelado. Há muitas variações e é importante prestar atenção ao encontrá-las para ter certeza que quer usá-las ou se elas te servirão. É possível carregar quatro armas (duas principais e duas secundárias) durante sua jornada. Você começa com uma espada e pode escolher uma segunda arma de longo alcance ou um escudo. Durante as fases você encontrará ou poderá comprar (com ouro) mais duas armas, geralmente armadilhas ou granadas. Agora segue uma dica: a cada arma principal ou secundária que você libera com o Coletor, as chances delas aparecerem em um novo jogo aumenta. Isso pode prejudicar seu desempenho se você começar a liberar todas, pois será mais difícil encontrar aquelas armas que você realmente gosta de usar. Por exemplo, você pode usar uma arma de longo alcance ou escudo. Se você não é o tipo de jogador que gosta de escudos, não há razão para liberá-los com o Coletor. Mais além, você conhecerá outro NPC e esse oferecerá melhorias (reforjamentos) para suas armas a troco de ouro. Aqui fica mais uma dica: se você estiver usando um arco de gelo, você pode tentar modificar sua espada para que ela tenha um atributo que aumenta o dano físico causado em inimigos congelados. Saber e entender como usar tudo isso ao seu favor deixará o jogo muito mais fluído e interessante.

Há uma grande variedade de armas e prestar atenção aos seus atributos facilita na progressão do jogo

Há mais coisas ainda: outro NPC oferecerá a você a chance de usar mutações. Uma delas engana a morte e pode ser muito eficaz para te dar a chance de sobreviver um pouco mais de tempo; outra pode ter oferecer mais danos em um ataque físico, ou um tempo menor de recarga para o uso de uma granada. É importante escolher as mutações que quer usar de acordo com a fase que você vai jogar. Conforme você se familiariza com os mapas e inimigos, fica mais fácil decidir quais usar.

Além de tudo isso, em todas as fases você encontrará Pergaminhos do Poder. Ao usá-los você aumentará o poder de seu personagem. São três e estão classificados por atributos: Pergaminho da Violência, da Estratégia e por último, o da Sobrevivência, e você escolhe qual atributo quer melhorar. Se quiser mais life, você então investirá no pergaminho de Sobrevivência, se você quiser deixar suas armadilhas mais fortes, investirá no de Estratégia.

Pergaminhos do Poder são usados para melhorar seus atributos de Violência, Estratégia ou Sobrevivência

Mapas, Speed Run e Runas

Os mapas são variados e em algumas fases são gigantes. Você terá a opção de explorar cada um minuciosamente ou poderá optar pelo Speed Run. O modo Speed Run está dentro do próprio jogo, não é um modo extra. Ele funciona da seguinte maneira: quando você já estiver acostumado com seus inimigos e cenários, você poderá optar por usar shortcuts e chegar à próxima fase de forma mais rápida. Por um lado, você perderá a chance de achar armas preciosas e todos os pergaminhos de poder que cada fase oferece ao optar por isso, mas terá a chance de abrir uma porta com timer e conseguirá muito ouro, células e um pergaminho de poder também. É uma forma divertida de se jogar, mas ao chegar a um chefe, você provavelmente não estará preparado para enfrentá-lo de forma justa.

Se você não gosta de exploração minuciosa, pode optar por jogar no modo Speed Run

Na verdade, o mais gostoso nesse jogo é a exploração, limpar o mapa e conquistar tudo que ele oferece. Você perceberá no começo que não terá acesso a certas partes do mapa, e para isso você terá que encontrar determinadas runas, e aqui entra o estilo metroidvania. Essas runas são encontradas em determinadas fases e ao liberar as cinco disponíveis você aumentará as possibilidades de prosseguir no jogo por caminhos diferentes e poderá escolher aquele que te agrada mais. Há ainda os Teletransportes que você abre conforme avança em um determinado mapa, eles ajudam muito na exploração já que alguns mapas são extremamente grandes, assim, voltar para um determinado lugar dentro da fase em progresso se torna muito mais fácil e rápido. Mas ao avançar para uma nova fase, diferentemente de outros jogos do estilo metroidvania, você não terá mais acesso à fase anterior, e é altamente recompensador abrir um novo caminho, se aventurar por um novo mapa, mas somente após conquistar todas as runas, você poderá traçar um caminho mais favorável para bater o jogo.

Mapas e possibilidades de caminhos variados deixam o jogo ainda mais legal

Inimigos e Chefes

São vários os inimigos e cada um possui comportamentos e formas de ataque diferentes. A cada mapa, novos inimigos são encontrados e podem, num primeiro momento, parecer impossíveis de se matar, mas após um tempo você aprenderá como lidar com cada um deles da forma mais rápida e eficaz. Conforme você avança, mais desafiantes e difíceis ficam os inimigos, os chefes são poucos, mas podem dar muito trabalho, seus lifes são longos e os ataques são poderosos, mas ao conhecer suas fraquezas e seus padrões é possível derrubá-los facilmente com um build correto. Uma verdade é: nunca ignore um inimigo, nem o mais fraco deles, pois você poderá morrer em um momento de vacilo e por tudo a perder por achar que está forte ou preparado demais.

Há uma grande variedade de inimigos e cada um possui formas de combate e comportamentos diferentes

Jogabilidade

A jogabilidade beira a perfeição. O uso e a combinação das armas principais e secundárias são o grande atrativo desse jogo. Tudo funciona de forma magistral. Esse sistema de combate torna o jogo extremamente viciante e fará com que você queira experimentar as mais variadas possibilidades, pois todas são eficazes. Os controles respondem com maestria e a movimentação do personagem é fluída e rápida, você nunca morrerá porque o controle não respondeu a uma ação em específico e tudo funciona de forma intuitiva: todos os comandos foram precisamente designados de uma forma que você nem percebe que o está usando.

Gráficos, Cenários e Trilha Sonora

Os gráficos e cenários são lindos. As cores, os jogos de sombras usadas e os ambientes criados trazem ao jogo uma atmosfera incrível. Os inimigos também foram muito bem desenhados, assim como as diversas armas. As músicas são belíssimas e se encaixam perfeitamente, e também são únicas em cada fase, os efeitos sonoros das armas sendo usadas também surpreendem, ou seja, um verdadeiro show de criatividade e cuidado de seus desenvolvedores.

Gráficos, cenários e músicas belíssimas fazem de Dead Cell uma experiência única

Conclusão

Temos aqui um projeto ambicioso que conseguiu juntar diferentes estilos de jogos e criou uma aventura ímpar e divertidíssima de se joga, com uma grande variedade de mapas e armas geradas de forma procedural, inúmeros e diferentes inimigos, belos gráficos e músicas, e uma jogabilidade impecável. Um jogo feito com paixão e cuidado e que veio para ficar e cravar seu nome na história dos games.

Dead Cells

10

Nota

10.0/10

Positivos

  • Jogabilidade impecável e belíssimos gráficos
  • Trilha Sonora certeira e variada
  • Grande variedade de inimigos
  • Exploração de mapas gratificante
  • Combate perfeito e viciante

Negativos

  • Não existe
Botão Voltar ao topo