EditoriaisNotícias

Game XP – O primeiro Game Park do mundo; Valeu a pena?

E aí, pessoal! Matheus Silva aqui, vou contar a minha opinião de como foi o evento da Game Experience. Primeiro eu queria dar um resumo do evento, começando pela organização, ela é formada pelos mesmos criadores e produtores do Rock in Rio e da CCXP (evento de cultura pop, realizado em São Paulo), e conta também com o Grupo Globo. A Oi foi a patrocinadora master do evento.

Essa foi a segunda edição do evento e a expectativa era de reunir entre cem mil e 140 mil pessoas na Game XP (para mim foi muito mais do que deveria ser). No primeiro Game Park do mundo tinha três arenas e cem metros quadrados de área livre do Parque Olímpico, do lado de fora das arenas a gente podia vivenciar o game além da tela. Em dez estações, era possível ter uma “imersão” nos jogos.

Como eu disse, eram três arenas no evento e uma delas era a GamePlay Arena, o público nela jogava os últimos lançamentos. Na Inova Arena era possível ver uma apresentação de conteúdo de tecnologia e inovação. Na Oi Game Arena era possível assistir em uma tela gigantesca campeonato de jogos de E-Sports.

A Oi Game Arena é é o local dos apaixonados por E-Sports com a maior tela de games do mundo. Sendo que nesta edição, com cinquenta metros quadrados a mais que a versão anterior: a nova “Super tela” tem incríveis 1.500 m² e a arena tinha capacidade para até 4.500 pessoas.

O palco, com a estrutura digna de grandes shows, recebeu campeonatos oficiais dos principais games da atualidade como Rainbow Six, CS: GO, Overwatch, Injustice 2, Just Dance, Clash Royale, League of Legends e o primeiro campeonato oficial de Mario Kart 8 Deluxe do Brasil.

Um dos pontos negativos do evento é a fila, na verdade, AS FILAS. No evento tem fila pra tudo, todas as exposições, atividades e etc estavam tudo com fila imensas e o tempo que fiquei em cada uma foi em média de 1 hora. No caso para jogar os títulos presentes na Gameplay Arena eu fiquei 1 hora em cada fila e pude jogar somente 5 MINUTOS de cada jogo. Sem dúvida nenhuma o jogo mais cobiçado era o do Spider-Man, mas é claro os outros jogos também estavam com a fila gigantesca, a impressão que dava é que existiam poucas estações para o tamanho do público.

Marvel’s Spider-Man foi um dos jogos que eu tive a possibilidade de jogar e o jogo está sensacional com qualidade gráfica alta, mas a jogabilidade requer um tempo para pegar a manha, além do ‘Miranha’ eu joguei Spyro e Assassin’s Creed Odyssey. No novo Assassin’s Creed eu vi que essa é a primeira vez que temos a liberdade de mudar a história e o nosso rumo, e que há uma quantidade incrível de escolhas, que podem proporcionar múltiplos finais.

Aí você diz “nossa, você só conseguiu jogar esses jogos?!” Sim! O evento estava super lotado e com filas que tiravam as pessoas do sério, eram todas as atividades com fila, então você ficava parado em pé na fila esperando ou você ia embora, pois não tinha o que fazer. Outro detalhe é sobre a alimentação que não estava com o preço tão absurdo, além da parte externa toda do evento não ter cobertura nenhuma, nem mesmo uma árvore sequer, eu achei um absurdo você ter que comer na praça de alimentação sem nenhuma cobertura, muitos compravam o alimento e levavam pra dentro das arenas para poder comer e fugir do calor.

Outra novidade de destaque foi o NBA2k19, uma reprodução da famosa liga de basquete norte-americana. Todos os anos há uma atualização do game. Em 2018, o que chamou a atenção foi a perfeição dos rostos dos jogadores.

Outro destaque também foi o tradicional concurso de Cosplay, várias pessoas se inscreveram previamente, muitas foram selecionadas e desfilaram pelo evento. Aliás, todas muito bem caracterizadas, a grande diferença estava na premiação: em vez de uma pessoa, uma dupla seria a escolhida como vencedora.

A primeira competição profissional de Mario Kart 8 Deluxe no Brasil foi na GAME XP! Vários nomes famosos desse universo, como Luciano Amaral e Guilherme Sarda, participaram do evento. Porém o grande vencedor foi Eduardo Augusto, que se destacou em todas as etapas. O jogo foi muito cobiçado no evento com tempo estimado de 1h e 30min na fila.

Por fim eu diria que o evento teve boas interações mas o problema foi o excesso de pessoas para o número de atrações e muitas filas, outro detalhe é que muitos funcionários não sabiam nenhuma a localização das atrações, você tinha que perguntar para várias pessoas para finalmente encontrar o que desejava e ainda por cima, alguns respondem com muita ignorância. Na minha opinião o evento deixou à desejar mas deu pra curtir um pouco com o que eu vi por lá, vamos aguardar os próximos para ver quais melhorias podem ser feitas.

Matheus Araújo

Editor da Gamers & Games, podcaster, cinéfilo, seriéfilo, gosto de jogos de FPS e aguardo uma sequência de Black.
Botão Voltar ao topo