AnálisesPCPlayStation

Catch & Release – Só você e um lago | Análise

Marcelo: Recebemos Catch & Release pra fazer a análise, está no seu email.

EU: Pesca = TÉDIO, odeio pescar na vida real, esse jogo deve ser chato igual.

18:00 do mesmo dia, eu mandando mensagem no grupo: Geeeente esse jogo de pesca é DEMAAAAAIS!

Pois é querido leitor, tive que engolir minhas palavras, pois pescar na realidade virtual é sensacional!!

O jogo não tem uma história, apenas começamos em nosso barco a remo com nossas iscas, nosso radiozinho, lanches, cervejas (refrigerantes para menores estão disponíveis na “lojinha”), nossa vara de pesca, uma agenda com os objetivos do jogo – que são bem divertidos – e nosso cooler para guardar os peixes e ganhar dinheiro para adquirir novos equipamentos.

Geralmente são três objetivos por folha da agenda, alguns exemplos: Pescar cinco peixes seguidos sem que a linha arrebente, pescar certo tipo de peixe, comprar isca nova, e por aí vai.

Existem vários tipos de peixes no lago, e nossa agenda contém informações que nos mostra que tipos de isca usar e onde encontrá-los, além disso, depois que adquirirmos nossa câmera Polaroid é possível tirar fotos de alguns animais e paisagens para deixar na agenda.

Caso pesque um peixe muito pequeno, não o guarde no cooler, jogue-o de volta na água para que cresça e valha mais depois.

Gráficos

Na hora que o jogo começa e olhamos em volta, é impossível não dizer: Nossa que jogo bonito, estou realmente em um lago rs.

Apesar de cartunesco o jogo é muito limpo, sem serrilhados e um ambiente muito gostoso para passar várias horas, tem sol, árvores, a água parece quentinha e é tudo muito lindo de se ver. A imersão é tão boa que dá vontade de dizer: Não quero sair daqui nunca mais!

Os peixes são bem feitos, os detalhes do seu barco, das iscas e todo o resto é muito bonito, às vezes os pixels entram nas coisas, mas isso não chega a atrapalhar.

Jogabilidade

Para jogar é necessário ter dois controles MOVE, pois dentro do jogo vemos duas mãos que usamos para interagir com tudo, infelizmente nem tudo funciona muito bem no PSVR devido aos controles moves terem sempre que estar na frente da câmera, um exemplo: O cooler fica bem atrás de onde estamos sentados, e é lá que colocamos os peixes, mas quando viramos o braço para trás a câmera deixa de pegar o controle e o movimento da mão some, com algum tempo nos acostumamos e esses pequenos defeitos deixam de nos irritar. A vara de pescar funciona perfeitamente, os movimentos dela são ótimos e realmente parece que a estamos segurando.

Além disso, precisamos remar, SIM, chega até a cansar de remar pra chegar onde queremos, mas achei muito interessante, isso aumenta o realismo.

Depois de beber uma lata de refrigerante ou cerveja, não jogue a lata no lago, jogue no cooler e recicle por $0,25, a natureza virtual agradece (risos).

Som

Pescaria silenciosa ou com música? Em nosso barco temos um pequeno rádio onde podemos escolher algumas estações para ouvir, temos Blues, Rock Alternativo entre outras, só músicas tranquilas, afinal não queremos assustar os peixes não é mesmo.

Se não quiser usar o rádio basta desligar e curtir o lindo som da natureza, o destaque fica para o som da cachoeira que é muito relaxante.

Conclusão

Prepare-se para perder a noção do tempo, pois pescar na realidade virtual é viciante, quanto mais peixes pegamos, mais peixes queremos pegar para ter mais dinheiro e comprar a tão sonhada vara de pescar de $300 dólares, se não quer pescar, fique simplesmente remando no lindo lago e apreciando a paisagem.

Catch & Release me surpreendeu, me trouxe paz, alegria, diversão e horas de relaxamento pescando sem ter que me preocupar com mosquitos, chuva, cheiro de peixe e insolação. Por mais que eu não goste de pescar, recomendo esse jogo a todos.

 

Confira o vídeo de gameplay de Catch & Release:

Catch & Release

9.7

Gráficos

10.0/10

Jogabilidade

9.0/10

Som

10.0/10

Positivos

  • Imersão excelente
  • Gráficos limpos e agradáveis
  • Som e músicas que se encaixam perfeitamente
  • A sensação de estar em um lago pescando de verdade, mas sem as partes ruins
  • Divertido ao extremo

Negativos

  • Sem legendas ou tradução em português
  • Os controles irritam um pouco quando saem do foco da câmera do PS4
Botão Voltar ao topo