AnálisesPCPlayStationXbox

PES 2019 – Há males que vem para o bem | Análise

O ano de 2018 tinha tudo para ser um desastre para o Pro Evolution Soccer, afinal, as perdas de licenças importantes e estratégicas para o game poderiam gerar desinteresse por parte dos jogadores, mas sinceramente para mim PES 2019 é um dos melhores jogos da série da Konami. Nos últimos anos joguei PES o suficiente para escrever as análises para a Gamers & Games e depois não coloquei mais as mãos no game.

Este ano a coisa foi diferente, já na demo meu interesse pelo jogo cresceu, muito por conta do nível de divertimento que o jogo me proporcionou, eu tenho um estilo de jogo de cadenciamento, toque de bola, construção de jogadas e confesso que quando jogava PES me sentia amarrado, sem muitas possibilidades, esse ano – na minha opinião – o jogo me favoreceu, com o toque de bola e uma inteligência artificial mais eficientes.

Em PES 2019 eu consegui colocar a bola no chão e ser eficiente, sem precisar recorrer a jogadas manjadas ou a aquele ponta que coloca a bola na frente e faz uso da correria. O jogo me permitiu pensar as jogadas, aproveitar as infiltrações dos atacantes, procurar o espaço e é justamente assim que me divirto em um jogo de futebol.

Aliado a evolução da mecânica do jogo, que foi a grande responsável por tudo que citei até agora, alguns pequenos detalhes gráficos colaboraram para uma experiência mais agradável em PES 2019, a bola amassando o gramado nos replays, jogadores demonstrando o cansaço se abaixando em campo, reclamando após receberem cartões, animações mais fluídas em domínios e passes, tudo isso torna o jogo mais “real” e agradável elevando a experiência do jogador.

Mas se existem esses motivos que auxiliam na diversão, existem aqueles que atrapalham, e o principal deles é na narração, não é raro encontrar momentos em que o narrador ou o comentarista solta uma frase que nada tem a ver com o momento do jogo, por exemplo, diversas vezes estou eu com a bola no meio de campo, trocando passes, e simplesmente o narrador solta “que excelente arremate”… Hã!?!? Como assim? Outro ponto que me incomoda bastante é o fato de raramente os comentários falarem o nome dos times, em uma mudança de estratégia o comentário se limita a dizer que o treinador da equipe alterou algo, ao invés de dizer que o treinador do São Paulo, Palmeiras, Real Madrid, mudou a tática, isso faz com que se perca um pouco da imersão e principalmente cause algumas dúvidas, mas de quem/do que ele está falando?

Falando de coisas práticas, algumas mudanças importantes chegaram em PES 2019, principalmente no modo Master League, assim como foi dado um foco em tornar a jogabilidade e comportamento dos jogadores mais real em campo, o gerenciamento de sua carreira também foi atacado, seja com a inclusão dos torneios de pré-temporada, na reformulação dos processos de negociações com os jogadores ou na simples inclusão de um feed de notícias que permite ao jogador acompanhar as novidades (até mesmo em vídeo) do mundo da bola. A Master League, mais do que nunca te coloca como um treinador/administrador da equipe, criando um ambiente mais próximo da realidade com detalhes simples, mas que geram uma imersão mais divertida e completa.

Se na Master League as mudanças mesmo que pequenas já foram interessantes, no modo MyClub é que as coisas realmente surpreenderam, o modo foi totalmente reformulado e as adições foram muito bem vindas. Agora é possível se aproveitar do rendimento real dos jogadores no mundo virtual, já que o jogo irá elevar os status dos jogadores – que tiveram bom rendimento nos campos reais – no mundo virtual, por um período de tempo limitado é claro. Isso com certeza irá evitar com que você feche o time e fique com ele “eternamente”, você sempre vai estar a procura dos jogadores com melhores rendimentos ou irá dar chances para aquele jogador que teve o boost da semana, tornando toda a experiência do MyClub dinâmica.

Em suma, PES 2019 se mostrou ser a evolução que a Konami vinha buscando na série, um jogo que esse ano se preocupou em entregar uma jogabilidade melhorada e adições interessantes em seus modos de jogo, buscando cativar os jogadores através da experiência e não no conteúdo (licenças) do jogo. Com certeza é um jogo que permanecerá em minha biblioteca no console e será jogado com maior frequência.

PES 2019

8.5

Nota

8.5/10

Positivos

  • Jogabilidade polida
  • Atenção aos detalhes
  • Adição dos jogadores de alto desempenho
  • Diversão

Negativos

  • Erros na narração
  • Menus "complexos"
  • Importantes times com nomes e elencos genéricos
Botão Voltar ao topo