AnálisesPCPlayStationXbox

Dakar 18 – Um simulador de Rally que tem seu brilho | Análise

DAKAR 18, um simulador de rally que segue a risca a acirrada competição de resistência nas mais diversas pistas pelo mundo,

Levando-se em conta que não se trata de uma corrida simples, onde a largada e chegada ficam apenas um uma única pista, DAKAR 18 mostra a imensidão e complexidade sendo que o tamanho da área jogavel do game é de aproximadamente 18 mil km² ou nada mais nada menos do que 5 vezes o mapa de GTA V.

 

 

Por conta desta imensidão, o navegador e todo o sistema de orientação (Road Book) é tão importante quanto o controle da direção dos 5 tipos de veículos diferentes do game e também com os pilotos oficiais da ultima edição do Paris Dakar.

Como um simulador, ao assumir o controle, não basta apenas acelerar em uma linha reta, sendo você obrigado a ficar atento aos indicadores ou simplesmente pilotar a esmo, como eu acabei fazendo, passando quase 30 minutos no deserto, totalmente desorientado no cenário.

Esse realismo pode afastar os mais acostumados com games como Forza Horizon ou Need for Speed, porem não ha como negar o cuidado da Bigmoon Studios, desenvolvedora do game ao se preocupar com todos os detalhes do que realmente um piloto pode vivenciar.

 

 

Altamente recomendado que você passe pelo tutorial antes de iniciar a aventura, pois as penalidades quando você não passa em um ponto de controle ou faz a parada para reabastecimento, podem ser fatais.

O incrível método de navegação e o copiloto ativamente te orientando ou até mesmo lhe criticando não é algo que se encontra em outros jogos de corrida desta geração, e demonstra ainda mais o quão desafiador DAKAR 18 é, porem o desafio de pilotar uma das 3 categorias de veículos, vai exigir do jogador muita paciência, pois em certos momentos, da à impressão de que você esta dirigindo em uma pista de gelo, certamente por conta da falta de calibragem e ajustes da direção antes do inicio da prova, principalmente as motos, do qual não consegui passar mais de 5 minutos em game sem me estressar com o efeito “sabonete” das rodas.

 

 

DAKAR 18 te surpreende como nenhum outro game de corrida já fez, digo isso, pois por inúmeras vezes me vi obrigado a ajudar outros players, tanto on-line quanto os NPCS, a desatolarem da lama, e não foram apenas os veículos, mas sim os próprios pilotos, tamanho é o realismo da aventura.

Com dunas, rochas, elevados de terreno, atalhos estreitos e até mesmo o puro deserto, se antes do inicio das provas você não se preparar, tanto no Road Book quanto na manutenção e acertos do veiculo que escolhe, acredite, você não ira muito longe. Caso você venha a bater ou até mesmo capotar, o próprio piloto sofre com o abalo, muitas vezes acabando com a prova.

Graças a Unreal tanto os gráficos como os efeitos sonoros estão com uma excelente qualidade, e impressiona a texturas e os efeitos de luz e sombra. A Bigmoon Studios caprichou com os veículos, os detalhes estão minuciosos e a gestão que você precisa fazer na mecânica dos mesmos traz a mais pura sensação de realismo. Ter que parar no meio da prova para reparar o veiculo ou até mesmo pedir ajuda a outro player pode parecer frustrante de inicio, mas a sensação de conquista e persistência vale o esforço.

 

 

Literalmente DAKAR 18 é um game para poucos e nitidamente focou mais nos que já conhecem os desafios reais que o esporte proporciona talvez alguns ajustes finos sejam inseridos em um futuro DAKAR 19, ainda sim se trata de um belo trabalho da Bigmoon Studios.

Pelo esforço da produtora e até mesmo os riscos que correram ao trazer algo novo em games de corrida merecem o devido elogio. A dificuldade na jogabilidade pode irritar em certos momentos, mas não apaga o brilho do jogo.

 

Dakar 18

7.5

Nota

7.5/10

Positivos

  • Mapa gigantesco
  • Efeitos climáticos
  • Dificuldade desafiadora

Negativos

  • Jogabilidade das motos
  • Online simples com poucos recursos

Thiago Bonito

Administrador, apaixonado por vídeo game, já sofri quando queimei meu Atari, super fã de jogos clássicos e economizando até a alma para comprar o PS5 no dia do lançamento
Botão Voltar ao topo