AnálisesNintendo

Pokémon Let’s Go não é da série principal, mas vale a pena? | Análise

Analisado no Nintendo Switch

 

Olá Amigos Gamers, aqui quem fala é o Rafael, fã de Pokémon e jogador de longa data. Lembro-me quando tinha 11 anos e peguei a versão RED de Pokémon para Game Boy pocket, preto e branco e quadradíssimo, mas ali estava a magia e 20 anos depois (sim sou uma marmanjo de 31 meus amigos) voltamos a Kanto e seus personagens icônicos em Pokémon Let’s Go Pikachu e Let’s Go Eevee.

Para começar o texto devo dizer que este jogo não foi feito para jogadores tradicionais de Pokémon. Isso mesmo, se você vem acompanhando os jogos a algum tempo e até se aventurou no competitivo saiba que a Game Freak não fez este jogo pensando em você. Ele foi feito para “capturar” um novo público, aquele que saiu no vício de Pokémon GO em 2016. E já nos trailers isso era perceptível e realmente se concretizou, a Nintendo quer novos jogadores e ao mesmo tempo conquistar os antigos pela nostalgia de um dos melhores Pokémon da história, o Pokémon Yellow. Este que começava com o Pikachu, foi baixado durante quase 20 anos as toneladas nos emuladores e que foi vendido aos montes ano passado no 3DS, mesmo contando apenas com os 151 Pokémons originais. E cá entre nos, os mais carismáticos de toda franquia, não que não existam outros legais, mas Pikachu, Squirtle, Bulbassuro e Charmander ainda estão em nossas lembranças mais legais da infância, não é a toa que receberam destaque nos jogos Pokémon XY de 2013, que revitalizaram a franquia e trouxeram inúmeros jogadores antigos de volta a ativa (este que vós fala por exemplo).

O jogo vem para ser o encaixe perfeito com Pokémon GO, onde o foco não esta nas batalhas, breeds, times, desafios ou campeonatos, mas sim na captura, o que deixou muito jogador veterano puto da vida.

 

 

Logo no inicio você já tem 50 Pokébolas e a captura se mostra muito fácil (apesar do controle do Switch parecer meio descalibrado para isso), capturando se ganha XP para TODOS os Pokémon do seu time, o Easy Mode já se mostra ai… Não tem EXP Share como em TODOS os outros jogos, e a mamata não acaba ai, capturando 20 Pokémon o meu Pikachu já passava do level 10, isso em menos de 15 minutos de jogo, algo que era inimaginável nos outros games onde você se matava na floresta de Viridiana pra não tomar porrada do primeiro líder de ginásio: o Brock. Ao sair de Mt. Moon já tinha nível 22 e ao entrar no terceiro Ginásio o nível já era 30, ou seja, sua evolução nesse jogo é rápida, sem precisar passar horas derrotando outros Pokes selvagens antes de entrar no ginásio. Tudo também é mastigado, os NPCs explicam tudo e até te levam na cara dos objetivos para você não ter como errar o que fazer.

 

 

E o competitivo?

O que manteve a chama de Pokémon acesa através dos anos foi sua cena competitiva, aonde você literalmente criava seu Pokémon do ovo, fazendo cálculos para cruzamentos baterem com as Natures, IVs, Egg moves, Evs e tudo mais. Aqui se vê a jogada da Game Freak, simplificar tudo para que um mero iniciante consiga enfrentar um veterano e ter chances reais. Sim meus amigos, VÁRIOS aspectos tradicionais foram tirados, vamos a eles:

  1. Não tem como equipar itens. Algo que fazia parte em estratégias fundamentais como focus sash para deixar o Pokémon sobreviver a um ataque fulminante ou leftovers para recuperar a vida de tankers insanos como Silveon.
  2. Não tem Abilities. As habilidades características de alguns Pokémons que podiam definir estratégias não existem mais. O que fez muita falta, Pokémons elétricos como Magneton que se aproveitavam de habilidades como levitate para não tomarem danos terrestres, já não possuem esta vantagem.
  3. Não tem super moves. Ataques superpoderosos conseguidos através de itens equipados e que foram inseridos nos games Sun e Moon… GRAÇAS A DEUS
  4. Não tem breeds. Esqueça aquele monte de ovos que você fazia seus ditto botar, agora só capturando mesmo.
  5. Os Evs agora podem ser maximizados para todos os Status com doces. Antigamente existiam apenas 512 pontos de Evs que poderiam ser aplicados em cada Pokémon, a cada 4 se ganhava um ponto no status correspondente. Se ganhava evs lutando contra outros bichinhos, com itens (protein, iron, carbos e etc) ou com mini games dentro do jogo. Com isso os Pokémons não terão as falhas nos status que eram aproveitadas pelos adversários… prepare-se para batalhas extremamente longas no Metagame por conta disso.

Como se conseguir bons Pokémons sem breedings (Cruzamentos)?

A boa notícia é que mesmo sem vários elementos a Game Freak ainda pensou o mínimo em seu publico hardcore.

  1. Chain – Agora a boa notícia é que que desenvolveram um sistema para se conseguir bons Pokémons, as Chains. Elas ocorrem quando se pega apenas um tipo de Pokémon em sequência, sem deixar que ele escape. Isso faz com que você consiga a partir do level 30 Pokémons com até 4 status perfeitos (Ivs – Individual Values), fazendo com que se extrai o máximo daquele Pokémon.
  2. Nature – A personalidade do Pokémon, nature, tira 10% de um status e aplica 10% em outro. Ela pode ser decidida por uma vidente no centro Pokémon de Celadon. É só escolher as opções e pagar 10000 para ela que durante 24 horas todos os Pokémons selvagens serão apenas da nature escolhida.
  3. O jogo tem 60 TMs.  – Itens que ensinam golpes podem ser achados em todo o jogo, a sua grande quantidade garante que você tenha boas opções no combate.
  4. Iniciais selvagens – Você também encontrará os iniciais de Kanto na vida selvagem, capturei um Bulbassauro em Viridian e um Charmander antes do Mt. Moon. Isso realmente abre possibilidades para tê-los em seu time.

 

 

Em geral os jogos são maravilhosos e servem realmente ao propósito de popularizar o game e aumentar ainda mais seu público, acredito que quem iniciar em Let’s Go vai ficar fã da franquia imediatamente. É uma excelente porta de entrada e um ótimo “remake” que honra Pokémon Yellow em toda sua glória e diversão.

Para os jogadores veteranos é uma pena, pois terão que permanecer mais um ano nos jogos Ultrasun e Ultramoon para ter acesso a todos os mais de 700 Pokémons e suas possibilidades. Mas 2019 está logo ai e estaremos lá ansiosos para uma oitava geração que lave nossa alma das mágoas que a sétima deixou.

Por cumprir as expectativas e ser considerado pela própria Game Freak um jogo “spin off” merece uma nota 8,5. Deixando a desejar mais na questão da dificuldade.

Pokémon Let's Go Pikachu & Eevee

8.5

Nota

8.5/10

Positivos

  • Trilha sonora clássica
  • Personagens mais carismáticos da franquia
  • Fácil de pegar bons Pokémons através de Chains
  • Ótimos gráficos (característicos da franquia) e animações dos Pokémons

Negativos

  • Apenas os 151 Pokémons clássicos mais 2 lendários novos
  • Sem abilities e sem poder equipar itens limita as estratégias usadas em outros jogos
  • NPCs ajudam muito, é muito fácil
  • Não possui grandes desafios no pós game

Rafael Brienza

Músico e colecionador de HQs e Mangás, adora jogos da Nintendo desde que se conhece por gente. É amante da série The Legend of Zelda e uma porcaria em jogos de tiro em primeira pessoa.
Botão Voltar ao topo