AnálisesHardwarePC

O Samsung Odyssey é uma boa compra? Confira nossa análise.

Em 2017 a Samsung resolveu ampliar sua gama de notebooks e lançar uma série dedicada aos gamers, modelo esse que chegava com design mais arrojado, potência e diferenciais para o público ao qual se destinada, agora já no fim de 2018 tivemos a chance de experimentar e testar um desses modelos, confira nossa análise e alguns comparativos em jogos entre o Samsung Odyssey 800G5H contra PS4 Pro e Xbox One X.

Design e Construção

 

O modelo que testamos segue a linha de design e padrão de construção dos modelos de lançamento, ou seja, ele é preto, feito em plástico de alta qualidade (mas ainda assim plástico) com diversos apliques e detalhes em vermelho, o logo Odyssey possui LEDs também em vermelho no verso da tela do modelo, e em volta do touchpad, o sistema de ventilação com exclusivo desenho do modelo da Samsung dá ao modelo mais um toque de estilo para diferenciá-lo dos demais da linha e também dos concorrentes.

O teclado é confortável e retroiluminado apenas em vermelho, teclas de uso comum em jogos são mais destacadas das demais, um ponto negativo, porém o fato de o modelo usar o teclado de padrão internacional, não seguindo o padrão ABNT, ou seja, nada de cedilha ou acentuação da forma que estamos acostumados, para muitos isso não é um problema uma vez que os concorrentes e a grande maioria dos teclados mecânicos para uso gamer também são assim, mas ainda é um ponto a ser levado em consideração.

O modelo conta com tela de 15,6” Full HD, apresenta um bom nível de contraste, além de ter as cores bem vivas, um pouco saturadas para falar a verdade, mas nada que incomode, o modelo também suporta HDR, com isso muitos jogos podem usufruir dessa maior gama de contraste das cores, outro ponto a favor do modelo são as conexões, ele é bem completo com saída HDMI, porta ethernet, USB 3.0, leitor de cartão e saída P2 para fones de ouvido por exemplo.

Alguns outros pontos, ele tem o peso parelho com os concorrentes da mesma proposta, infelizmente o modelo é um pouco volumoso por conta da potência e sistema de refrigeração e em nossos testes tive a impressão da bateria pedir arrego um pouco cedo (principalmente no uso com games)

Desempenho e Uso

 

O modelo que testamos era um tanto quando potente, mas dentro do segmento para manter os games atuais a estáveis 60fps em 1080p seja na sua tela ou pelo uso da porta HDMI, ele estava equipado com processador Core i7 7ª geração com clock base de 2,8Ghz (podendo chegar aos 3,8 com turbo), 16Gb de Ram DDR4, 1Tb de HDD (não possuía SSD) e a placa de vídeo era a GeForce GTX 1060 de 6Gb, ou seja, para os modelo base do ano passado ele possui mais RAM e uma placa gráfica mais potente.

No uso básico e diário não senti nenhum tipo de dificuldade com o modelo, seja navegação na internet com o devorador de RAM Google Chrome, ou ainda os pesados Adobe Illustrator e Photoshop, nada foi problema para o Odyssey encarar, ele fez tudo sem dificuldades, principalmente ligar o modelo, uma agilidade quase parelha ao meu PC de uso pessoal que usa um SSD como disco de inicialização.

Algo que achei muito interessante no modelo foi o uso conjunto da placa de vídeo integrada da Intel à da Nvidia, com isso o Windows gerenciava qual modelo estaria em uso de acordo com a demanda, um recurso muito útil durante o uso apenas com a bateria e sem a necessidade de muita potência gráfica.

Vamos aos Games

 

Bom, mas afinal, o Odyssey já provou que é extremamente competente no quesito notebook, mas como ele se saiu com alguns dos games mais jogados do momento e contra os consoles aprimorados? Os jogos testados foram: Counter-Strike: Global Offensive, Fortnite e League of Legends todos eles do estilo Free-to-Play, já contra os consoles temos Destiny 2 na briga com o PS4 Pro, Gears of War 4 em versão aprimorada no Xbox One X e o recém lançado Forza Horizon 4 também no One X, vamos aos resultados:

CS: GO, Fortnite e LoL tiveram um alto rendimento no aparelho da Samsung, o notebook tem fôlego de sobra pra rodar esses jogos em qualidade alta ou ultra em 1080p, resolução nativa da sua tela, o tempo de carregamento para eles foi satisfatório, se você é um jogador de jogos competitivos com certeza vai adorar jogar com o notebook da Samsung.

Já em Destiny 2 nós aproveitamos o jogo da Bungie para ver a diferença do game rodando no notebook da Samsung e no PS4 Pro. Com certeza a versão para PC roda melhor do que no PS4 Pro, mas a diferença não foi tão grande como esperávamos.
Mais uma vez rodamos o jogo no máximo. Foi possível notar que o jogo já rodou com pequenos gargalos, com quedas de frames em determinados momentos, principalmente quando havia muitos elementos na tela, chegando a 45 FPS.

Já no PS4 Pro o jogo roda em uma resolução mais alta, mas não chega em 4K nativos, mas o ponto negativo é o de ser travado em 30fps, já o jogo de PC com alguns ajustes é possível rodar a nativos 1080p com 60fps, ou sacrificar um pouco os frames em favor de uma resolução maior com o uso de um monitor ou TV ligada na porta HDMI.

Nos testes de Gears of War 4, o jogo da Microsoft e do The Coalition mostrou que roda bem no Odyssey. Não houve nenhum tipo de gargalo no jogo. Mas o que percebemos é que o jogo ficou com resoluções melhores no Xbox One X.

No Odyssey ele correu muito bem em 1080p e 60 FPS bem estáveis. Já no Xbox One X o jogo correu em 4K nativos, mas em 30fps. Para conseguirmos chegar aos 60FPS, somente em 1080p, porém o efeito HDR fez grande diferença no console da Microsoft.

O tempo de carregamento do jogo foi um pouco acima do normal.

Um dos mais belos jogos da Microsoft, Forza Horizon 4 foi um dos jogos escolhidos para testarmos o Odyssey e talvez foi aqui que sentimos a maior diferença entre o notebook e o console.

Forza foi o único jogo que tivemos que deixar o game otimizar para uma melhor performance. E quando otimizado, apesar de rodar estável, percebemos que a imagem ficou inferior a do Xbox One X. Porém, mesmo com muitos veículos na tela e acelerando em alta velocidade, o jogo não encontrou gargalos.

O carregamento do jogo acabou com um tempo bem elevado e algumas vezes ele dava erro dizendo que a GPU precisava de novos drivers, acredito que isso seja causado pelo aplicativo da loja da Microsoft ou ainda pela indecisão ao escolher a GPU correta ao executar o jogo.

Porém, Forza teve um bom desempenho Odyssey se compararmos com o Project Cars, onde o notebook da Samsung realmente encontrou problemas ao rodá-lo, com grandes quedas no FPS durante a jogatina.

Conclusão

O aparelho da Samsung cumpre bem sua proposta, ele tem diversos pontos que agregam ao seu favor, como a tela, o bom desempenho no uso comum, a velocidade de carregamento dos aplicativos e alguns jogos e sua tela de boa qualidade com suporte a HDR, mas alguns quesitos vemos que ele perde para os concorrentes e também para os consoles em jogos de maior demanda, principalmente contra o Xbox One X, os pontos que pesam contra o modelo são o teclado apenas em padrão internacional, a bateria que pede carga em pouco tempo, na média de umas 3 horas de uso e no preço contra os consoles aprimorados, onde o desempenho ficou apenas mediano ganhando em alguns casos e perdendo em outros, pesando os prós e contras acredito que o modelo vale a compra porque ele da conta do recado na maioria dos jogos, o rendimento é bom em Full HD e seu uso como notebook é excelente.

Samsung Odyssey

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • Ótimo desempenho no uso geral
  • Tela Full HD com HDR
  • Bom rendimento em games competitivos

Negativos

  • Teclado apenas no padrão internacional
  • A bateria não aguenta muito tempo de uso

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo