AnálisesPlayStationXbox

Hitman HD Enhanced Collection – Análise

Analisado no PlayStation 4

 

Hitman Blood Money foi o primeiro game da saga que joguei, depois de um amigo de infância insistir muito. Já neste jogo, virei fã do Agente 47. Alguns anos depois, joguei o Absolution e fiquei fascinado com toda a narrativa e atmosfera que o jogo proporciona. Joguei os títulos “Silent Assassin”, “Codiname 47” e preciso dizer, que jogos incríveis! Então eu nem preciso dizer como eu fiquei feliz quando descobri que existia um projeto duplo chamado Hitman HD Enhanced Collection, que chegou e do nada e foi lançado rapidamente.

 

 

Essa coleção remasterizada nos dá todas as razões pra revisitarmos o Agente 47 em missões épicas, de títulos memoráveis, que nos ensinaram que furtividade é essencial para perseguir e derrubar alvos com elegância e precisão!

Hitman: Blood Money HD inicia com um nível simples de tutorial, como de costume. O Agente 47 é contratado para dar fim a um corrupto proprietário de um parque de diversões, que por conta de sua (má) conduta, foi responsável pela morte de 36 pessoas. E após esse incidente, ele se escondeu em umas ruínas, e pra lá que vamos! O tutorial é constantemente atualizado, para ajudar no processo de familiarização dos controles. Dá pra aprender muito rápido, porque é tudo muito funcional.

 

 

Assim que a missão inicial acaba, a história se divide e é contada em dois pontos de vista. Você joga através das missões do Agente 47, em flashbacks episódicos, discutidos nos dias atuais. Como é A International Contract Agency (ICA) que fornece os trabalhos, você recebe um briefing antes de cada missão, e aprende tudo sobre seus alvos. Nesse meio tempo você pode escolher e atualizar as armas do seu inventário, conforme vai ganhando dinheiro por completar suas missões. A partir daqui, o jogo começa a se abrir e consequentemente te dar mais liberdade de ação sobre como agir e atingir seus objetivos. Dependendo de como você joga, você ganhará notoriedade, o que recomendo manter no mínimo. Com sorte, após a conclusão das missões, você terá a opção de usar parte do seu dinheiro para diminuir sua notoriedade, com a intenção de tornar sua vida bem mais tranquila no futuro do jogo. Durante suas tarefas, você também pode comprar informações que te guiam na direção certa, caso você fique preso.

 

 

As missões são realmente agradáveis, “A missão da Ópera em Paris” é o meu destaque pessoal, por ela oferecer formas criativas de terminar o nosso objetivo. É realmente brilhante a forma que o jogo te instiga a tomar decisões e agir como se estivesse dentro do game.

Hitman: Absolution HD começa quando a ICA é traída por uma antiga agente, a manipuladora Diana. E é em cima da caçada dessa mulher, que a missão tutorial te inicia. Mas logo em seguida, o jogo muda a direção de forma drástica, nos trazendo uma história ainda mais densa e intrigante do quem em Blood Money.

 

 

O sistema de combate bem o suficiente em Hitman: Blood Money HD, no entanto, tomem cuidado ao usar o fio de fibra nos inimigos, pois eles precisam estar totalmente parados, caso eles andem no momento que você acionar o comando, pode acabar desencadeando uma luta corporal que terminará em tiroteio, atraindo assim, uma atenção indesejada. Mas no geral, a maior preocupação é a barra de energia e um medidor de tensão, que é preenchido de acordo com sua furtividade. E isso funciona ao mesmo tempo em que o controle vibra, o que dá um toque peculiar ao momento. Quanto mais rápido o controle pula, mais tenso você fica, deixando os inimigos em estado de alerta, desconfiando que você não seja quem você parecer ser.

Conforme o jogo progride, você passa a perceber que existe mais de uma forma de jogar. Optando pela abordagem discreta, você terá que ocultar corpos com mais frequência, para que sua presença não seja notada. O jogo vai sugerir formas criativas de matar seus alvos, dividindo a tela em dois e mostrando uma oportunidade em potencial para essa execução. Você também poderá trocar de roupas regularmente, para manter seus disfarces intactos, e isso será essencial para acessar determinados ambientes. Você dispõe de um mapa, mas ele é pouco usado, uma vez que os níveis não são complexos, e suas missões se resumem a fazer reconhecimento, encontrar o alvo, eliminá-lo e cair fora.

 

 

Já em Hitman: Absolution HD, o foco é bem concentrado no stealth, e ele é constituído em torno deste estilo. Você possui uma nova habilidade de se encaixar, o que torna a manutenção de um perfil baixo muito mais viável. Eliminar e ocultar inimigos também se tornou mais fácil, pois a jogabilidade ganhou um fluxo mais suave. Por exemplo, quando você agarra um inimigo, o Agente 47 automaticamente o mantém dessa forma, para que você, rapidamente possa arrastá-lo para um esconderijo apropriado. Uma habilidade instintiva também foi adicionada em Hitman: Absolution HD, o que possibilita ver os inimigos e seus trajetos, facilitando movimentos furtivos. Não é uma habilidade que dá pra usar sempre, e você precisa recarregá-la executando quedas silenciosas e coisas do tipo.

Hitman: Blood Money HD é o mais difícil dos dois, mesmo quando jogado no “Normal”. É necessário paciência, pois cada movimento demanda de um pensamento cuidadoso. Pois não há pontos de verificação automáticos. Embora você possa salvar a qualquer momento, existe um problema: os save games são limitados (7 por nível no modo normal), ou seja, tome cuidado para não reiniciar o jogo acidentalmente como eu fiz.

 

 

Hitman: Absolution HD oferece o sistema de checkpoint, que se encontram espalhados em cada nível para você encontrar, em contrapartida, não dá pra salvar a qualquer momento.

Até agora eu falei dos dois jogos e você provavelmente deve estar se perguntando: “O que mudou nesta coleção HD remasterizada?”.

Francamente, quase nada. Sendo bem realista, os jogos são idênticos, tirando algumas melhorias visuais, o título pode ser um pouco enganador.

Hitman: Blood Money HD parece um pouco melhor do que quando foi lançado, mas podemos dizer facilmente que é uma versão ampliada de um jogo que foi lançado há mais de uma década. As cut-scenes nem parece que foram tocadas, e os gráficos do jogo, parecem estar apenas mais nítidos. Ou seja, é um jogo feito com o intuito de arrecadar dinheiro com um investimento inexpressivo, não espere nada além disso.

 

 

E o mesmo acontece com Hitman: Absolution HD. Visualmente existe uma leve melhoria, mas não há grande diferença no jogo em si. O jogo é muito bom, mas nada tão melhor quanto no Xbox 360.

O áudio funciona bem, mas não poderia ser diferente, afinal a trilha sonora de Hitman: Blood Money é excelente, que possui notas de música clássica, que contrasta com cenas de ação. Parece que estamos em um filme do James Bond, onde a música muda de forma eficaz, entre uma situação e outra. Em contrapartida, Hitman: Absolution HD, a sonoridade tem menos impacto, trazendo poucas emoções, mas num contexto geral, a qualidade é superior.

 

 

Hitman: HD Enhanced Collection tá custando algo em torno de 183,00 reais no lançamento no PS4, já no Xbox One ele passa de 200,00 reais, e embora sejam dois jogos, preciso ressaltar que eles não tiveram uma revisão digna, para garantir esse preço. Se assim como eu, você ama os títulos originais, vai amar esses também. Os jogos são excelentes, mas não esperem nada de novo para experimentar aqui, além de alguns visuais modestamente polidos.

Claro que eu poderia ter classificado o jogo de forma mais simpática, mas não vi muito esforço empenhado nessa remasterização, vi apenas como resultado, um relançamento preguiçoso, descaradamente superfaturado, o que de certa forma, acaba ofendendo os fãs.

Hitman HD Enhanced Collection

6

Nota

6.0/10

Positivos

  • História e jogabilidade

Negativos

  • Remasterização inexpressiva

Thiago Richeliê

Um otimista cauteloso que sofre influências da desastrosa Lei de Murphy! Fisioterapeuta, amante de Games, o louco das Séries, apaixonado por Filmes e que chora ouvindo Músicas.
Botão Voltar ao topo