Cultura PopFilmesNotícias

Crítica – Shazam! (Sem Spoilers)

Por muito tempo, Shazam (Ou Capitão Marvel como era conhecido) era um dos poucos personagens da DC Comics que era considerado uma “cópia” do Superman referente aos poderes, porém no decorrer dos anos o herói foi ganhando mais destaque e possuindo sua própria mitologia nos quadrinhos até conquistar os cinemas em 2019 com Shazam!, novo longa da DC que surpreende de forma simples e muito divertida, digna de filmes de aventura dos anos 80.

O filme conta a história de Billy Batson, um jovem órfão de 15 anos que acaba ganhando poderes mágicos de um importante mago para impedir diversas ameaças de destruírem o mundo. Diferente dos filmes anteriores, Shazam! utiliza muito do universo ja estabelecido nos cinemas em liga da Justiça, mostrando muitas referências a outros heróis que ja apareceram e também a outros filmes e games da cultura pop, como ‘Harry Potter’, ‘Rocky’ e principalmente ‘Quero ser Grande’ que foi uma das grandes inspirações para o filme, além disso conseguimos ter um olhar diferente sobre o universo DC sob a perspectiva de uma pessoa comum. Shazam estabelece de forma simples o universo mágico do personagem, porém diferente de ‘Aquaman’, a história não tem como foco aprofundar toda a mitologia do herói, mas sim em mostrar o que uma criança faria se tivesse super poderes de forma divertida, neste quesito o longa se destaca com um tom muito leve e despretensioso, o humor inocente e bem distribuído durante todo o filme com diversas piadas e reviravoltas que surpreendem o público.

Divulgação: Warner Bros.

Apesar do tom leve, o filme também consegue balancear com os momentos dramáticos de Billy e os demais personagens, colocando toda a carga emocional importante para o espectador se afeiçoar ao personagem, inclusive a motivação do Vilão que apesar de caricato, consegue ser condizente com a história e possuindo seu próprio momento para que sua motivação seja bem estabelecida. A Ação não chega a ser o grande foco com cenas grandiosas e épica, porém consegue ser necessária e surpreender nos momentos importantes do longa. Por ter um orçamento menor comparado a outros filmes, os poderes do Shazam e do Doutor Silvana são bem explorados e assertivos quando necessitam, porém em alguns momentos é perceptível a computação gráfica durante a ação.

Divulgação: Warner Bros.

Shazam consegue um ter um dos elencos mais diversificados entre todos os filmes da DC, apresentando personagens latinos, asiáticos e negros que são importantes para representar um publico como também são fundamentais na história e para a evolução de Billy. Os personagens mirins são um dos pontos altos onde é perceptível que toda as as crianças estão se divertindo e são super carismáticas (Destaque para os irmãos Eugenne e a pequena Darla!). O ator Jack Dylan Grazer que interpreta Freddy Freeman está perfeito apresentando um personagem como a gente, fãs de quadrinhos que discutem sobre teorias e tudo que se remete a cultura pop, além disso o personagem também serve treinador para o Shazam e o ajuda a conhecer seus poderes e a ser tornar um verdadeiro herói.

Divulgação: Warner Bros.

Asher Angel entrega uma ótimo Billy Batson conseguindo carregar o filme em diversos momentos e transmitir uma carga emocional importante para o personagem, porém é quando Zachary Levi aparece em cena que o filme ganha uma nova cara, Levi é muito carismático e engraçado e consegue fazer isso com muita facilidade, Shazam rouba todas as cenas com seu humor inocente. Já o vilão Doutor Silvana interpretado por Mark Strong tem o que ha de mais clichê em vilões clássicos, tendo discursos mirabolantes, frases de efeito e que condiz com o tom do filme, sua motivação é bem estabelecida logo nos primeiros minutos e que vai evoluindo no decorrer do filme.

Divulgação: Warner Bros.

Shazam! é um grande acerto para a DC, possuindo um tom leve e voltado para a comédia simples, mas que é divertido do inicio ao fim, ainda que possua uma história de origem que o publico já esta acostumado, o filme se sobressai com um elenco carismático e piadas que funcionam tanto para adultos como para crianças sem parecer exagerado. Inclusive é perceptível uma construção de universo e mitologia ainda que não diretamente. Shazam! é o filme que irá te fazer sair feliz da sala de cinema.

P.S: O filme possui duas cenas pós-créditos, então fique até o final para poder conferir!

Botão Voltar ao topo