NotíciasPC

É melhor ter mais memória ou uma memória mais rápida?

Se você nunca instalou hardware de um computador e está querendo um upgrade de memória (RAM ou DRAM), você está no caminho certo para consertar um computador ou laptop lento. Porém, se for comprar pela primeira vez, pode não entender as especificações entre 4GB 2400 MT/s, 4GB 2666 MT/s, 8 GB 2400 MT/s e 8GB 2666 MT/s. Mesmo se você já sabe o que são densidades e velocidades do produto, qual opção você precisa? Aqui está um tutorial para te ajudar a tomar essa decisão.

Como ler especificações de memória

Um módulo de memória 8GB 2666 MT/s

Densidade de 8 gigabytes (GB) também é conhecida como capacidade, é a quantidade máxima de dados que o módulo pode aguentar de uma vez. 2666 MT/S representa a velocidade em Mega Transferências por Segundo (MT/s) ou a frequência de comandos que a memória pode enviar para a Unidade de Processo Central (CPU) em um período processado pelo computador.

A memória DDR4 (a última tecnologia de memória) trabalha em uma média entre 2133 MT/s e 3000 MT/s. A memória DDR3 (comum em computadores antigos) têm uma média de velocidade entre 1066 MT/s e 1866 MT/s. Vamos dizer, por exemplo, que você compre uma memória RAM que é avaliada em 3000 MT/s. Se a CPU do seu computador ou placa-mãe apenas funcionam com memórias em uma velocidade, vamos dizer 2400 MT/s, o sistema irá apenas funcionar a uma velocidade de 2400 MT/s. Existem também limites máximos em densidades, então você não pode instalar 64GB de memória em um sistema que suporte apenas 8GB.

Como densidade e velocidade te beneficiam no que você faz

Quando você tiver que decidir, escolha a densidade. Mas (você sabia que teria um “mas”), é mais uma questão de prioridades, e não uma situação de escolher “um ou outro”. Dependendo de como você usa o seu computador, e o que ele é capaz de fazer, você vai experimentar os benefícios de um upgrade de memória de um jeito diferente. Mesmo sabendo que é difícil de separar densidade de velocidade e vice-versa, aqui estão algumas atividades e o que você notaria se você adicionasse densidade ou velocidade.

  • Processamento de palavras
    • Você não precisa de muita memória RAM para tornar o processamento de palavras mais suave. Você só precisa do suficiente para dar ao seu computador um espaço extra acima dos dados ativos do seu sistema operacional (OS).
  • Navegar na Internet
    • Navegadores da Internet são conhecidos como “comilões de memória RAM” porque eles usam muitos dados ativos, e como resultado, eles são constantemente culpados de reduzir a velocidade de seus computadores. Mais densidade ou velocidade na sua memória não afetam velocidade da sua conexão com a Internet, mas seu computador irá funcionar melhor com navegadores se tiver memória RAM suficiente.
  • Streaming de vídeo
    • A velocidade de conexão da Internet tem um papel mais importante do que a memória com transmissão de vídeo. Porém, seu computador precisa de memória suficiente para tudo que seu sistema está fazendo funcione, e a reprodução não fique tremida ou congele.
  • Construindo planilhas
    • Planilhas podem parar o seu computador se forem complexas e não tiverem densidade de memória suficiente para aguentar todos os dados ativos. Se você está constantemente construindo planilhas grandes e detalhadas, pelo menos 8GB de memória serão necessários. Tarefas intensivas como essa também são quando os benefícios da velocidade de memória processando todos os dados ativos começam a aparecer.
  • Edição de vídeos, fotos e renderização
    • Aplicativos de edição de fotos e vídeos requerem mais recursos do sistema do que muitos outros tipos de software, e se você não tem pelo menos 8GB de memória RAM, seu computador pode não conseguir reproduzi-los. Quando eles inundam seu sistema com dados ativos, você precisará de GBs de memória RAM suficientes para aguentá-los e velocidade suficiente para processar todos os comandos. Exigir de aplicativos como estes também irá beneficiar de um SSD, que é muito mais rápido do que um hard drive (HD).
  • Gaming
    • Muitos jogos precisam de, no mínimo, 4GB de memória RAM para funcionar. Porém, recomenda-se ter uma memória RAM de 8GB, para que o jogo não trave – a certo ponto. Alguns gamers dão um overclock em seus sistemas (isto é, forçar o computador além do limite máximo), mas para isso, é necessário conhecimento tecnológico, tempo de pesquisa de como fazer, entender os benefícios e consequências do overclocking, e evitar riscos com a garantia do computador.

 

 

Quando você estiver procurando por memória RAM, você vai encontrar algumas que são compatíveis com o seu computador ou notebook, e a variedade de velocidades disponíveis pode não ser notada no dia a dia- dependendo de como você usa o seu computador. Se a sua intenção não for abrir vários aplicativos ao mesmo tempo, você não precisa dos módulos de memória mais rápidos do mercado. Foque primeiro em maximizar a densidade da memória do seu sistema, e a partir disso, encontre a velocidade de memória que funcione melhor para a sua necessidade e o seu bolso.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo