AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Wargroove – Um novo patamar em jogos táticos e estratégicos | Análise

Analisado no PlayStation 4

Wargroove é um jogo que utiliza turnos em suas estratégias de comando sobre um exército, em diversas missões. Comandamos um batalhão diretamente, que possui ações como andar ou atacar. É um jogo com personalidade consistente, mesmo tendo como inspiração os jogos da Intelligent Systems como Advance Wars. Existe uma variedade grande de especialidades no jogo, trazendo skills diferentes para cada categoria. Cães são especializados em reconhecer territórios, por conta de sua movimentação. Guerreiros de infantaria já são mais fraquinhos, porém são capazes de capturar cidades inteiras. Os arqueiros atacam de longas distâncias, mas se movimentam com menos velocidade, já os magos são mais delicados e possuem habilidades de cura. Observando isso conseguimos delinear um parâmetro: cada batalhão tem sua vantagem sobre alguns inimigos, ou seja, ser sensato e fazer escolhas corretas te mantêm na linha de frente.

 

 

Ataques críticos fazem da mecânica de Wargroove algo incrível. Cada categoria possui um golpe badass que se comunica com suas especificidades. Arqueiros lançam flechas extremamente poderosas quando não se movem, por exemplo. Sempre há um porém na hora de ativar esses ataques, é uma forma de incentivo para a jogatina, uma vez que o player precisa compensar determinadas fraquezas. Os generais do jogo possuem o Groove, uma técnica exclusiva com efeitos diversos. NURU invoca uma unidade de sua preferência, EMÉRICO cria um cristal capaz de aumentar a defesa dos aliados, MÉRCIA recupera a vida das unidades próximas, e assim caminha o jogo. Em função dessas vantagens, os comandantes são valiosos e úteis, mas é preciso ter cuidado, porque as missões se dão por encerradas quando eles são derrotados. Wargroove é muito rico em variáveis, ele oferece diversos tipos de terrenos, variações do clima e muitas outras coisas, resultando num jogo fundamentado e diversificado, agregando inúmeras possibilidades.

 

 

A fonte de diversão de Wargroove, jorra em função de dominar os sistemas presentes no jogo. Explorar as diferentes unidades e suas possibilidades nas partidas mais complexas, que para vencer não adianta apenas entender como os batalhões procedem, mas também precisa saber utilizar o terreno como vantagem. Existem pontos estratégicos no mapa, que são perfeitos para impedir que os inimigos avancem. A interface é bem informativa, com uma distribuição que facilita as escolhas. Variáveis e mecânicas em Wagroove são bem extensas, e são introduzidas aos poucos na campanha do jogo.

 

 

Acompanhamos uma personagem carismática, chamada Mércia, uma rainha jovem, governante do reino de Carmesinta, que se vê obrigada a fugir de sua terra, logo após uma invasão. No caminho da jovem rainha, ela participa de diversas batalhas, onde tem como objetivo, derrotar os comandantes ou as bases inimigas, mas para não ficar repetitivo, o jogo apresenta estruturas distintas em determinados pontos. Essa diversidade de cenários e possibilidade do jogo torna tudo muito apreciativo, pois não economizaram na criatividade na hora de desenvolver as mecânicas. A adaptação é constante, pois no fim de cada missão, é necessário utilizar estratégias diferentes para que possamos ganhar. A dificuldade é balanceada, mas nem de perto é um jogo fácil. Pra mim que não estou habituado ao gênero foi bem trabalhoso, mas pra quem domina o estilo, a experiência será bem fluída. Mas existem opções de diminuir ou aumentar a dificuldade, deixando tudo mais acessível.

 

 

O jogo possui um conceito bem simplório, mas que ganha dimensão em sua complexidade inserida moderadamente na trama. As possibilidades são diversas no quesito estratégia, tudo isso em comunicação constante com mapas elaborados, unidades distintas e mecânicas profundamente elaboradas. Dominar tudo o que o jogo oferece, é recompensador, pois a quantidade de conteúdo é muito grande, tudo dividido em missões e modos de jogo mais criativos. Wargroove fez uma união de elementos que elevou o título a outro patamar para os fãs de jogos táticos e estratégicos, se você é fã desse gênero, não pode deixar de conferi-lo!

 

WarGroove

9.5

Nota

9.5/10

Positivos

  • Conceitos simples
  • Mecânica fluída
  • Jogabilidade precisa

Negativos

  • Inteligência artificial um pouco confusa

Thiago Richeliê

Um otimista cauteloso que sofre influências da desastrosa Lei de Murphy! Fisioterapeuta, amante de Games, o louco das Séries, apaixonado por Filmes e que chora ouvindo Músicas.
Botão Voltar ao topo