Jogar online com amigos ou desconhecidos, seja de forma cooperativa ou competitiva, continua sendo uma forte marca dos computadores. É o que revela a 7ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB): 65% do público de PC joga conectado à Internet com outras pessoas, ligeiramente à frente dos consoles (58,2%) e celulares (48,6%).
Além disso, o computador é a plataforma com o maior volume de jovens, no qual 44,3% possui entre 16 e 24 anos. Já os adultos de 25 a 34 anos — que representam a principal faixa etária do gamer em geral, com 34,7% —, são apenas 29,7% do público de desktops e notebooks. Quanto ao sexo, os homens predominam nesta plataforma, com 66,1%.
Entre as categorias de games mais jogados no PC, aparecem algumas que são comuns entre um público mais nichado, como estratégia (em primeiro lugar, com 81,7%) e simulação (em quarto lugar, com 73,3%). Já os gêneros de ação (80,8%), aventura (79,4%) e shooter/tiro (72,8%) aparecem em segundo, terceiro e quinto lugar, respectivamente.
“O gamer de PC possui características tão diversas devido à versatilidade desta plataforma. Isso porque, além de permitir a personalização do hardware e conter inúmeros softwares, ela oferece o teclado como um ‘joystick’ mais preciso para determinados gêneros de jogos, como estratégia e simulação, além de outros acessórios que atendem um público mais competitivo no ambiente online”, conta Carlos Silva, Head de Gaming na Go Gamers.