AnálisesNotícias

Confira nossa análise de Trackmania Turbo

Desenvolvido pela francesa Nadeo e publicado pela Ubisoft, “Trackmania Turbo” é um velho conhecido de jogadores de PC’s, como novidade, dessa vez também chegou aos consoles Xbox One e ao PlayStation 4. Para começar vou ser direto, o jogo é divertido, rápido, colorido e por algumas vezes frustrante, mas eu vou explicar melhor cada uma das situações.

Trackmania-Turbo1

Lançado dia 24 de Março de 2016, “Trackmania Turbo” é um jogo de corrida no estilo Arcade, ou seja, não possui física ou gráficos realistas e tem como prioridade a diversão e os desafios. O foco não é vencer corridas, mas sim bater recordes de tempo nas mais variadas pistas e desafios propostos.

Como disse no início, este é um jogo muito divertido e de várias formas, para começar o modo campanha single player possui 200 pistas com os mais variados desafios que envolvem drifts, loopings, saltos, além terrenos variados como pedras, terra, asfalto e até mesmo algumas áreas alagadas. As pistas são divididas em quatro ambientes com jogabilidades distintas, sendo: Canyon Grand Drif, Valley Down & Dirty, Rollercoaster Lagoon e International Stadium. Os carros são oferecidos em quatro modelos diferentes, ligados diretamente as pistas, sendo: um modelo que lembra carros de stockcar, uma espécie de buggy, um apenas com a carenagem e, por fim, um inspirado em modelos de fórmula 1.

Trackmania-Turbo2

Trackmania-Turbo3

As opções de jogo envolvem como dito anteriormente o modo campanha, onde estão reunidas as pistas oficiais do jogo, os desafios mundiais e os desafios de amigos.

Com o Trackbuilder, é possível criar as mais insanas provas em um modo livre aonde você vai adicionando os elementos ou para quem não tem muita paciência em ficar editando as próprias fases ele oferece uma opção de geração automática de pistas, basta você escolher o horário do dia e o tamanho do mapa e está feito, o jogo cria o cenário e dá a opção de testá-lo criando o tempo padrão daquela pista, para que então daí seja possível desafiar amigos e compartilhar a sua criação (ou a criação automática do jogo), com o resto do mundo nos Desafios Mundiais.

O jogo ainda oferece partidas online para até 100 jogadores em uma mesma sala, mas fique tranquilo, como disse “Trackmania” não foca na posição final da corrida, mas sim em time attack, tanto é assim que os demais jogadores nem interferem na sua volta, eles são apenas fantasmas na pista, ainda é possível jogar multiplayer local com até quatro amigos. Durante as partidas é melhor que você esteja preparado para mudanças rápidas de percurso, curvas acentuadas e muitos pulos que farão seu carro sair voando por ai.

Trackmania-Turbo5

Graficamente falando não espere nada tão trabalhado quanto um Forza 6 ou Driveclub. Na verdade o foco nem é esse, mas como um jogo Arcade pode-se dizer que “Trackmania Turbo” tem belos gráficos, efeito de luz, sombra, vegetação, reflexos dos carros e da água é muito bem feito, colorido e brilhante, em alguns momentos lembrando o polimentos que os cenários de Mario Kart 8 possuem. A trilha sonora não é nada incrível, mas não deixa nada a desejar e cumpre seu papel de incentivar o jogador a correr mais e mais.

Trackmania-Turbo4

Bom eu já falei o porquê de divertido, rápido e colorido, acho que está na hora de falar sobre os momentos frustrantes do jogo, e olha não são poucos, primeiro que os controles são muito sensíveis, você vai passar um bom tempo treinando nas pistas, em algumas delas umas dez vezes até pegar o jeito certo de fazer cada curva, onde frear ou acelerar num salto ou looping para que seu carro não voe pelo cenário, segundo que algumas pistas, principalmente as de desafios de amigos são um pouco confusas, uma vez que foram criadas por outros jogadores. Elas nem sempre tem indicação de curva ou coisas assim e terceiro, se for jogar no PC use um controle, jogar no teclado é praticamente impossível, os drifts ficam bem chatos de serem executados e em muitas pistas eles são necessários para se conseguir um bom tempo.

Trackmania-Turbo6

Concluindo minha análise posso dizer que esse jogo é muito divertido e viciante em alguns momentos apesar das frustrações, sendo assim eu dou selo Ouro para “Trackmania Turbo”, ah sim e #ficadica, use um controle para jogar no PC ok?

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo