Notícias

River Raid, o jogo que inovou no seu tempo.

Desta vez nossa coluna semanal da Old Games vai voltar bastante no tempo.

É isso mesmo. Voltamos para 1982 para contar um pouco sobre um dos clássicos do console Atari 2006: “River Raid”

O jogo foi criado por Carol Shaw, (a primeira game designer mulher da indústria dos games) que trabalhava na empresa Activision e se tornou um clássico e um dos jogos mais populares de sua época, chegando até a inovar no gênero de jogos de tiro ou shoot’em up.

O game podia ser jogado por até 2 jogadores, em turnos alternados. Apesar de não ter uma história definida, nós controlavamos um avião que sobrevoa um rio.

1riverraid

Ao contrário dos jogos de tiro até então, onde todo o jogo se passava em uma tela fixa, encontramos aqui a primeira inovação. Em River Raid a aeronave move-se verticalmente ao longo do rio, repleto de navios, helicópteros e aviões inimigos, com nível de dificuldade progressivo. A velocidade do avião é regulada pelo jogador através da alavanca do joystique.

Outra inovação foi a introdução de um tanque de combustível limitado, que obriga o jogador a reabastecer o avião nos postos espalhados pelo rio.

Além disso, o game é considerado a pai do Checkpoint. Todas as vezes que uma ponte era destruída, tornava-se um checkpoint, ou seja, se nosso avião destrído, o jogo começava logo após aquela ponte e não do início do game, o que era comum.

river-raid-atari-2600-3

River Raid não era um jogo fácil, pois Carol Shaw criou um algoritmo aleatório, o que fazia que os movimentos inimigos fossem sempre diferentes.

Posteriormente o jogo foi lançado também para as plataformas Atari 5200, Commodore 64, MSX e ZX Spectrum.

river-raid-atari-2600-2

Mas o jogo teve várias situações inusitadas e curiosas. Como tínhamos que explodir pontes, navios e derrotar aeronaves inimigas, não tinha como não se lembrar da segunda guerra mundial, inclusive como propunha a capa do jogo. Por esse motivo, River Raid foi banido da Alemanha até 2002. Pode?

river-raid-atari-2600-6

River Raid foi lançado no natal de 2002 e ganhou diversos prêmios de jogo do ano.

Para se ter uma ideia do sucesso do jogo, foi vendido mais de 1 milhão de cópias do jogo (sem contar os piratas e cartuchos com vários jogos) e ajudou a Activision a ser o que ela é hoje.

Muitos não acreditavam que River Raid tivesse um final. Achavam que era apenas um mito. Mas acredite. O game tinha um final ao atingir a pontuação de 9.999. O final? Bom, com certeza não foi dos melhores, a nossa aeronave apenas explodia sozinha.

Gostou da matéria desta semana? Então deixa seu comentário nas nossas redes sociais.

Semana que vem estamos de volta.

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo