Notícias

Conheça Neo, o PS4 mais potente.

O que não se tem mais nenhuma dúvida é que a Sony já trabalha com um PS4 melhorado, que ganhou agora um codinome: Neo.

Pouco ou nada se sabia sobre a máquina em sí, mas finalmente caiu na internet dados confiáveis sobre um kit de testes que foram entregues aos estúdios, ainda com uma carcaça não finalizada. provavelmente o Kit de desenvolvimento deve ser entregue em Junho, mas na DevCom, evento da própria Sony, devemos saber alguma coisa sobre o assumto.

As três principais melhorias são:

CPU: Melhoria na CPU apesar de os núcleos em si não mudarem, correndo a uma velocidade superior, cerca de 31%.

Memória: Ainda são 8GB de GDDR5, mas com um aumento de 24% na largura da banda. O atual console usa módulos de memória a 5.5gbps. O que estão sugerindo é que a Sony puxou isto para os mesmos módulos de 7.0gbps que vemos nas placas gráficas de topo como a GTX 980 e a GTX 980 Ti.

GPU: É onde houve a principal mudança, passando de 18 para 36 o número de unidades computacionais, além da velocidade do relógio ir de 800MHz para 911MHz, mais 14%. Um aumento geral de 2.3x em FLOPs.Aí, o que se sugere é que a Sony e a AMD estão agora usando a tecnologia Polaris.

Para quem não conhece, as especificações são muito próximas das duas novas placas gráficas Radeon em desenvolvimento, com o codinome Polaris 10.

A nossa preocupação é que as APIs de baixo nível do PS4 possam não ser compatíveis com a nova arquitetura, significando problemas ao rodar jogos mais antigos, mas gerariam ainda mais ganhos na performance.

Pelo que podemos apurar, a ideia é que ambos os consoles possam existir, não havendo nenhuma exclusividade para nenhum modelo. Talvez, em futuro podemos ter jogos rodando a 4K, ou, mais provável sejam convertidos para UHD, melhorando inclusive quem joga em HD ou Full HD. Uma outra coisa que pode acontecer é o PS4 poder gravar em Full HD.

Agora só nos resta esperar para ver quando a Sony pretende colocar a venda esse novo PS4. Poderíamos ter o anuncio na E3 deste ano, mas devemos lembrar que já teremos o PlayStation VR e seria arriscado lançar 2 produtos em uma só feira. Isso se confirmando talvez março de 2017 seja uma data mais plausível.

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo