Notícias

Super Metroid – 24 bits de sucesso.

Super Metroid ou Metroid 3, o terceiro jogo da série Metroid, foi lançado em 1994 para o Super Nintendo. O game foi desenvolvido para a Nintendo pela sua subsidiária, a RD&1. O jogo é em 2D side-scrolling de ação e aventura estilo plataforma.

super-metroid-1

Desta vez controlamos a heroína Samus Aran, que vai até um planeta chamado Zebes recuperar um Metroid roubado pelos Piratas do Espaço. Para passar pelos seus inimigos, Samus encontrará aperfeiçoamentos para sua armadura ao mesmo tempo em que procura os chefes e seu objetivo final, o Metroid.

Samus pode correr, saltar, agachar, e disparar uma arma em oito direções, além de poder realizar outras ações, como saltar em wall-jumping de uma parede à outra em rápida sucessão para chegar as áreas mais elevadas. A capacidade “Moon Walk” em homenagem ao movimento da dança popular criada por Michael Jackson, permite que Samus ande para trás, enquanto dispara ou carrega sua arma. O heads-up display mostra a saúde de nossa heroína, o modo de fornecimento de tanques de energia reserva, ícones que representam as armas, e um mapa que mostra sua localização e seus arredores.

super-metroid-3

O jogo foi o primeiro a conter 24 Megabits no cartucho de Super Nintendo, o que foi um avanço na época, com gráficos mais apurados e som de ótima qualidade. Além de ser uma evolução em relação ao primeiro jogo, tanto em termos gráficos como em jogabilidade. O jogo introduziu novos conceitos a série, como a tela de inventário, a unidade de mapeamento automática e a capacidade de disparar em todas as direções. Super Metroid foi aclamado pela crítica, e é considerado pelos críticos como um dos melhores jogos de vídeo game de todos os tempos.

A Trilha Sonora do jogo é um caso a parte. As músicas de Super Metroid foram compostas por Kenji Yamamoto e Minako Hamano, e usa versões de músicas de jogos anteriores de 16 bits. De acordo com Yamamoto, ele veio com o tema do jogo cantarolando enquanto ia para o trabalho. Além de compor a música, Yamamoto serviu como um programador de som e criou efeitos sonoros para o jogo. Esses papéis simultâneos permitiu-lhe “a produzir música distinta de Metroid com a orelha de um programador de som, com a orelha de um criador de efeito sonoro, e com a metodologia de abordagem e teoria de um compositor”. Os arranjos e remixes de temas do jogo foram usados ​​em Metroid Prime e suas sequências, porque Yamamoto queria “para satisfazer os velhos fãs de Metroid.

super-metroid-5

A maioria das faixas de Super Metroid foram lançadas em um álbum, intitulado Super Metroid: Sound in Action, em 1994. O álbum também inclui as faixas do primeiro jogo Metroid compostas por Hirokazu Tanaka e faixas adicionais arranjadas por Yoshiyuki Ito e Masumi Ito

Até hoje Super Metroid é considerado um dos jogos mais importantes da Indústria de Games.

Voltamos semana que vem com mais um clássico.

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo