NotíciasPCPlataformas

Stadia é a plataforma de jogos da Google.

Depois de muitas espera, agora já sabemos que a plataforma de vídeo games da Google se chama Stadia. A revelação aconteceu durante a GDC 2019 e a mensagem da Google é que sua nova plataforma vai abranger jogadores, espectadores no Youtube, e lógico, os produtores.

Como era de esperar, os jogos virão através de streaming, ou seja, não haverá a necessidade de um hardware próprio, podendo ser jogado em dispositivos que já possuímos como celulares, tablets e computadores e Tvs.

Apesar de poder ser utilizado qualquer comando de jogos já existentes, o Google apresentou o seu próprio que funcionará via Wifi, segundo os desenvolvedores, com baixa latência.

Para que tudo dê certo, o Google disponibilizará vários recursos, sem o gargalo de um hardware, usando sua rede de servidores, espalhada por pais de 200 países do mundo. Outra informação passada é que os jogos irão roda, já no lançamento a 4K e 60 fps, podendo no futuro rodar jogos a 8K.

Em termos de engine, o Stadia já suporta várias ferramentas como Unreal Engine, CryEngine, Vulkan, Unity, AMD, Havok. Mas, a Google também terá um estúdio para a produção de jogos first Party, para isso foi contratada a Jade Raymond. Os jogos confirmados para o Stadia por enquanto são Assassin’s Creed Odyssey e Doom Eternal. Não foi confirmado como será feita a compra de jogos, ou se será serviço por assinatura.

Stadia estará disponível ainda este ano, mas para nossa tristeza, apenas nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e alguns países da Europa. Ainda vamos ter que esperar um pouco mais. Mas, segundo Phil Harrison, um dos diretores da Stadia, ressaltou em entrevista que a plataforma chegará em outros mercado, salientando: “Nós mostramos o mapa do mundo na tela. Não se preocupe”.

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo