Cultura PopMúsicaNotícias

Spotify divulga as tendências de música e podcasts de videogame na plataforma

A playlist oficial de “League of Legends” lidera entre os materiais mais ouvidos no Brasil no segmento;

Já faz tempo que o videogame deixou de ser apenas entretenimento para as crianças. A competição e a profissionalização dos gamers se consolidaram no mundo, mudando também a forma de acompanhar as partidas. No próximo domingo (29/08) é o Dia Internacional do Gamer, e para celebrar a data o Spotify reuniu as principais tendências relacionadas ao tema na maior plataforma de áudio do mundo.

Segundo dados do Spotify, a reprodução de música e podcasts em consoles de videogames aumentou 23% no Brasil em 2021. Os streamers atribuíram um papel-chave para a música enquanto transmitem suas partidas em plataformas como Discord ou Twitch. Com isso, há mais de 10 milhões de playlists na plataforma que contêm palavras como “gaming”, “videogame”, “gamer”, “League of Legends” ou “Fornite” no título.

Entre as playlists mais emblemáticas criadas especialmente pelo Spotify estão “Top Gaming Tracks” e “Top Gaming Latinoamérica“. Essa última teve um crescimento de 35% no Brasil no último ano.

A revolução dos 8 Bits

Os gamers ‘old school’, que vibram com os clássicos do arcade e consoles retrô, também têm um gênero musical que chega às playlists do Spotify: a música em 8 bits. Playlists com as clássicas trilhas de jogos e também clássicos da música convertidos a esse estilo criaram grande audiência e fãs da nostalgia.

Considerando o mundo todo, o consumo desse formato de música cresceu 24% em 2021 na comparação com os primeiros oito meses do ano anterior. O crescimento da playlist “8 Bits Hits” foi ainda maior, subindo 36% no mesmo período.

Sinfonia Gamer

Se você gosta de jogar com as músicas icônicas de cada game, as bandas responsáveis pelas trilhas originais também encontraram um lugar no Spotify. É a playlist “Sinfonía Gamer“, que tem curadoria do próprio Spotify e reúne composições épicas de títulos como “The Last of Us”, Donkey Kong, Pokémon ou Final Fantasy.

Para comemorar o Dia Internacional do Gamer, portanto, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre o que o Spotify descobriu acerca do conteúdo relacionado ao tema na plataforma.

Playlists ligadas a games mais ouvidas do Brasil:

  1. League of Legends Official Playlist
  2. Ultimate Pop Gaming
  3. Heavy Gamer
  4. This is SEGA SOUND TEAM
  5. Electro Heat

Trilhas sonoras ligadas a games mais ouvidos no Brasil:

  1. Minecraft – Volume Alpha
  2. Interstellar (Original Motion Picture Soundtrack)
  3. The Witcher 3: Wild Hunt
  4. The Elder Scrolls V: Skyrim: Original Game Soundtrack
  5. Game of Thrones (Music from the HBO® Series – Season 6)
  6. The Last of Us Part II (Original Soundtrack)
  7. Doom (Original Game Soundtrack)
  8. Hollow Knight (Original Soundtrack)
  9. The Last of Us
  10. The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring (Original Motion Picture Soundtrack)

Podcasts ligados a games mais ouvidos no Brasil: 

  1. Balela
  2. Histórias de Runeterra e Universo Alternativo
  3. 99Vidas – Nostalgia e Videogames
  4. Jogabilidade
  5. Final Level Cast
  6. PotatosAndEllie Show
  7. Ping – The Enemy
  8. Footure Podcasts
  9. Pensando RPG
  10. RPG Next: Tarrasque na Bota

Playlists ligadas a games com maior crescimento global:

  1. Start Select
  2. Hip Hop Controller
  3. Top Gaming Tracks

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo