AnálisesNintendo

Big Brain Academy: Brain vs. Brain – Qual será o nível do seu cérebro? | Análise

Big Brain Academy: Brain vs. Brain é basicamente um party game educativo, com seus puzzles tendo foco no teste e habilidade do jogador

Analisado no Nintendo Switch


A Nintendo tem um longo histórico de jogos diferenciados e alguns bastante peculiares, e claro que essa tradição não pode ser quebrada. Big Brain Academy: Brain vs. Brain é o novo título da já consagrada franquia “Brain” da Nintendo, o título foi lançado no Nintendo Switch em 03 de Dezembro de 2021.

Big Brain Academy: Brain vs. Brain é basicamente um party game educativo, com seus puzzles tendo foco no teste e habilidade do jogador, isso fica claro logo de começo, onde o título oferece dois modos distintos entre solo e party. No modo solo o jogador pode treinar nas mais variadas provas e temas e com isso ter o seu nível “intelectual” medido pelo jogo. No modo party até 4 jogadores podem se reunir localmente e disputar provas com um número máximo de 5 etapas.

Big Brain Academy Brain vs. Brain
Big Brain Academy Brain vs. Brain possui 5 categorias com 4 provas cada

Vamos partir primeiro para o modo individual, o jogo logo de início pede que o jogador dê algumas informações, como idade, grau de escolaridade, profissão, tudo isso para traçar um perfil do “aluno”. Com isso em mente começa nossa bateria de testes na área de Práticas onde são divididas em cinco categorias: Identificar, Memorizar, Analisar, Calcular e Visualizar, cada um delas oferece quatro provas distintas. Você é livre para escolher qual categoria e prova quer cumprir.

Big Brain Academy Brain vs. Brain
Algumas provas são bem simples, mas podem ficar cada vez mais difíceis

Prova escolhida o teste começa com 60 segundos no nível mais baixo e conforme você acerta vai subindo de nível e provas mais difíceis aparecem, são 6 níveis de dificuldade no total, mas caso erre alguma etapa o seu nível vai sendo rebaixado e as provas ficam mais fáceis, fazendo com que a teste fique mais dentro do seu nível de aptidão real naquele momento. Erros e acertos geram pontuação, esse nível de pontuação da ao jogador uma medalha e níveis de estrelas, de acordo com sua pontuação ainda são gerados pontos que são acumulados para a troca de novos itens de customização de personagem.

Existem ainda mais três áreas para o jogador solo, a primeira a direita oferece modo online/local de disputa contra terceiros chamado de Ghost Clash e segunda o modo de Prova (Test). Existe ainda uma área que por padrão vem desativada à esquerda da área de Práticas, mas vou falar dela mais adiante.

Big Brain Academy Brain vs. Brain
Os modos do Ghost Clash permitem que o jogador solo enfrente “Fantasmas” de outros jogadores

O modo Ghost Clash é a área onde o jogador sozinho pode enfrentar o fantasma de outros jogadores, em quatro modos distintos, o primeiro deles é World Ghosts, esse modo coloca você contra outros jogadores aleatoriamente ao redor do mundo em 5 partidas, cada partida é uma corrida de pontos, o primeiro que acumular 100 vence aquela rodada. O segundo modo é contra amigos que também possuem o jogo, ele funciona de forma similar ao primeiro modo. O terceiro é contra o fantasma de outros jogadores locais no mesmo Nintendo Switch, o jogo consegue pegar os dados de outros perfis de jogadores no console e criar partidas contra o seu personagem usando esses dados, e por último, um modo que permite procurar por um usuário usando seu código Ghost. Entre esses quatro modos o único que não necessita de uma assinatura do Nintendo Switch Online é o terceiro modo.

Big Brain Academy Brain vs. Brain
O modo Test visa avaliar o jogador e determina seu Score, inclusive mostrando em quais áreas ele se sai melhor

O modo Prova (Test) consiste em de fato testar o rendimento do jogador em uma série de provas dentro das cinco categorias, ao final é feito uma soma e dado a pontuação do seu cérebro, além disso, o game mostra em quais áreas você se sai melhor e quais precisa praticar mais.

Esses são os modos acessíveis desde o início pelo jogador, o quarto e último fica à esquerda da área de Práticas e ela está desligada, para ativa-la é preciso garantir medalha de ouro em cada um dos testes de pratica, desta forma um novo modo chamado Super Practice, onde as provas começam todos no nível Avançado é liberado, sendo assim faz sentido ele só ser ativado após o jogador mostrar que é capaz de começar de um nível bastante elevado.

Ok Ok, mas até agora nada parece assim muito divertido e na prática pode não parecer, mas tudo é muito bem pensado e funciona muito bem, as provas apresentadas nas mais diversas categorias apesar de parecerem bastante simples, a grande maioria possui um pequeno twist que junto com a pressão do tempo faz com que a adrenalina suba rapidamente, entre as minhas preferidas ficam as de selecionar as formas que correspondem ao objeto sombra, a de acertar o trecho correto para dar segmento a linha do trem, a de perspectiva onde você deve indicar corretamente o ponto de vista de um objeto… as vezes com ele em movimento, o mesmo vale para o trem, entre outras, eu poderia ficar muitas linhas citando pontos de cada uma delas.

Big Brain Academy Brain vs. Brain
Essa é uma das provas que mais facilmente podem fazer o jogador se perder, mas eu ainda gosto muito da proposta dela

E é aí que o modo festa faz o jogo ganhar muito brilho, eu pude testar o game com minha sobrinha que tem 6 anos e é perfeitamente possível para uma criança dessa idade aproveitar esse jogo na companhia de um adulto. No modo festa (Party) podemos mudar algumas configurações leves para que o jogo seja mais brando com os pequenos (de idade que fique claro) e também remova imagens de insetos ou animais que possam ser incomodas para algumas pessoas, feito isso os jogadores escolhem as regras do torneio, se as categorias vão ser escolhidas de forma precisa ou pela sorte, quantas etapas serão? 2, 3 ou 5? E por fim, cada jogador pode determinar seu nível de dificuldade, mas tenha em mente que em alguns desafios você pode ser prejudicado pelo tempo maior de execução dele dada a maior dificuldade do que pela dificuldade em si, vou dar um exemplo, existe uma prova onde você deve adivinhar a localização da gaiola com os passarinhos após elas serem embaralhadas, no modo de maior dificuldade eu não tinha a menor chance de indicar onde estavam os pássaros uma vez que na minha tela não havia nem terminado de embaralhar e da minha oponente ela já tinha até mesmo respondido, deveria existir um meio de equilibrar melhor isso, mas em algumas provas eu não vejo como isso seria possível.

Big Brain Academy Brain vs. Brain
O modo party permite que até 4 jogadores disputem pequenos torneios com graus de dificuldade variado

Um detalhe bastante interessante que o jogo tem mas que algumas pessoas podem não notar, ele sempre vai mostrar que tipo de controle o jogador está usando, se ele está jogando com um único Joy-con ou com os dois, usando um Pro Controller ou ainda com o Switch no modo portátil, tenha isso em mente quanto for enfrentar um oponente, alguns desafios são mais fáceis usando a tela touch do console contra os botões dos controles, essa é inclusive uma das opções do modo Party, jogar apenas usando a tela do Nintendo Switch.

Mais um ponto que contribui muito para a diversão e para que os testes, por mais complicados que possam ficar, ainda não sejam cansativos ou frustrantes é a temática do jogo que se assemelha muito a desenhos escolares, as animações são boas, a expressão dos personagens são engraçadas, as músicas dão um clima animação, tensão e comemoração que combina bem com cada momento e os efeitos sonoros são bons. Infelizmente esse título não tem localização em Português do Brasil, sim eu sei que a Nintendo vem aos poucos localizando seus jogos aqui no país, e por mais que eu entenda que este jogo tem um apelo muito menor que Mario Party Superstar acredito que ele se beneficiaria muito de localização. Outro detalhe que faz falta no jogo é a quantidade de mini-games, como citei lá de começo são 20 no total e por mais que você possa passar semanas ou meses até conseguir tudo, uma hora esse número baixo pesa um pouco no fato replay do título.

Big Brain Academy Brain vs. Brain
Numa prova como essa a localização em Pt-Br seria muito bem vinda, uma vez que é necessário saber o que está sendo pedido para que possamos escolher os blocos

No geral, Big Brain Academy: Brain vs. Brain é um título muito bom para diversão rápida se for sozinho, você pode se desafiar em atingir uma nova meta, melhorar seu Score geral ou ainda ver qual é o seu nível no placar mundial, já no modo para mais jogadores pelo Party a coisa muda de figura, a diversão é muito mais ampla e focada em disputas do que em conquista de melhores resultados pessoais, mas tenha em mente que depois de um tempo o jogo pode ficar limitado pelo número de provas que ele oferece bem como competição um pouco desbalanceada entre oponentes de graus distantes. Pesando os pontos eu diria que é um jogo muito bom principalmente se você tem crianças em casa, se ainda tem dúvidas se ele vale a pena ou se vai agradar ao seu gosto uma versão demo está disponível para ser baixada no Nintendo Switch.

Confira neste vídeo de gameplay um pouco de Big Brain Academy: Brain vs. Brain em ação:

Big Brain Academy: Brain vs. Brain

8.5

Nota

8.5/10

Positivos

  • É muito mais divertido do que parece
  • Algumas provas colocam seus habilidades à prova
  • É relativamente acessível para crianças pequenas
  • O visual é muito bom

Negativos

  • Falta localização Pt-Br
  • Pode ficar repetitivo
  • Algumas provas não funcionam bem com oponentes em diferentes níveis

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo