AnálisesNintendoPC

Sockventure – Não é nada fácil, mas é muito divertido | Análise

Cada cenário é bem planejado e com um nível de desafio que, apesar de brutal, pode ser concluído

Analisado no Nintendo Switch


Sockventure é um jogo de plataforma 2D desenvolvido pelo estúdio Nighthouse Games e publicado pela Versus Evil. Ele está disponível para PC onde foi lançado em maio de 2021 e mais recentemente em abril de 2022 o jogo chegou ao Nintendo Switch.

O estilo de gameplay de Sockventure é bastante comum, títulos como Super Meat Boy e Celeste popularizaram os jogos de plataforma com perspectiva em 2D com alta dificuldade e precisão, mas nem por isso ele deixa de ser bastante divertido e muito desafiador.

Sockventure
O jogo começa tranquilo até, com algumas plataformas e poucos obstáculos

A história do jogo é bem simples, uma mãe pede que seu filho recolha suas meias espalhadas pela casa e coloque-as para lavar na máquina, quando o garoto faz isso, a máquina de lavar fica possuída e começa a devorar as meias, nesse momento somos levados para dentro do caos criado pela lavadora e controlamos o “Super Herói”, que tem o dever de coletar e devolver todas as meias ao garoto… ao menos, todas aquelas que você achar.

O jogo é dividido em sete capítulos principais com vinte meias para serem coletadas, além das opcionais moedas. As meias costumam estar ao logo do caminho padrão, mas existem algumas que ficam escondidas em caminhos alternativos, cada meia nova coletada, o Super Herói passa a vesti-la, mas você pode escolher qualquer outras que quiser, já as moedas costumam dar piscas do caminho e até mesmo dessas áreas secretas. A jogabilidade é o padrão, de inicio só podemos pular, segurando o botão de pulo o personagem salta mais longe, conforme você avança no jogo mais habilidades são adquiridas que abrangem o salto duplo, o impulso, segurar nas paredes entre outras, a verdade é que, o Super Herói do começo quase nada tem a ver com o “ninja” habilidoso que você pode controlar mais para o final do jogo.

Sockventure
Sério mesmo? Apertou todos os botões da máquina?

No geral a curva de dificuldade do game é bastante precisa, ele usa um método comum a outros jogos de plataforma de ir apresentando novos elementos aos poucos, para que mais adiante possa colocar todos eles em prática de formas variadas, isso é usado em cada um dos capítulos, casando bem com o tema proposto em cada um deles. Por exemplo, o capítulo 1 é calmo, apenas plataformas e espaços, aos poucos espinhos são introduzidos, com plataformas flutuantes… e assim vai acontecendo.

Outro capítulos tem temas variados, no capítulo 2 o garoto resolveu apimentar um pouco as coisas e apertou todos os botões da máquina fazendo ela ficar em chamas! Então prepare-se para lidar com fogo e lasers assassinos, mais adiante o garoto resolve adicionar ainda mais sabão à água de lavagem, deixando tudo bastante tóxico… Todas essas mudanças são apresentadas ao jogador com pequenos trechos de fala entre o Super Herói e o garoto, e com um boa pitada de humor o herói sempre releva e encara o desafio ainda pior que o garoto acabou de criar.

Sockventure
Algumas plataformas tem chamas, outras espinhos e algumas simplesmente desaparecem…

Falando em desafio, isso é algo que você precisa estar preparado, uma vez que alguns parecem quase impossíveis, saltos em plataformas que desaparecem, se agarrar em outras flutuantes passando em meio a engrenagens assassinas, escalar um cenário enquanto foge de um laser que está destruindo toda a tela, usar dutos de vácuo para atravessar grandes áreas sem que haja uma plataforma segura… esses são alguns dos poucos exemplos do que você encontra aqui, mas se você gosta de um desafio ainda mais tenebroso que os da história principal, saiba que os desenvolvedores decidiram dar uma função bastante macabra as tais moedas opcionais.

Além dos capítulos principais existem outros três chamados de “Mundo Sombrio” que podem ser desbloqueado ao custo de moedas coletadas, mas tenha em mente, se você quiser mesmo destravá-lo é melhor focar em pegar as moedas sendo que eles pedem 600, 900 e 1200 moedas respectivamente.

Sockventure
Esse é um exemplo de nada que esteja ruim não possa piorar…

Cada cenário é bem planejado e com um nível de desafio que, apesar de brutal, pode ser concluído sim, aqui não tem essa de cenários gerados processualmente e que o jogador dependa da sorte, em Sockventure é necessário dedicação e habilidade, tudo isso é apresentado com um visual muito, mas muito bom, o jogo é simples mas muito bonito, diversos efeitos de partículas, fogo, neon, água, sabão, cores diversas e contrastantes, você nunca vai ter dúvidas se está saltando em uma plataforma ou no fundo do cenário, esqueça, aqui isso não existe.

A parte sonora é boa, as músicas dão um bom tom e variedade para a ação, infelizmente não é fácil de ouvi-las, ainda mais se você for igual a mim que morre bastante em jogos desse tipo, além disso, o jogo está todo em Português do Brasil e conta com uma localização até engraçadinha para o nosso idioma. Outro ponto positivo que vale mencionar são as opções de melhorias oferecida pelo jogo, como a redução de movimento brusco da tela, a inclusão de mais plataformas de auxilio nos cenários e a edição completa dos controles, podendo mudar o que cada botão faz, eu por exemplo, acho muito mais natural usar o ZL para manter pressionado ao agarrar em paredes do que o ZR (botão padrão para essa ação), dessa forma, fica mais fácil usar os botões de face do controle sem risco de soltar o botão de ombro.

Sockventure
Mas apesar da dificuldade elevada, cada salto preciso é muito satisfatório

Em conclusão, Sockventure é um jogo que me surpreendeu positivamente, de fato ele não é nada fácil e vai te fazer arrancar alguns cabelos, mas tenha calma, você só precisa tentar mais e manter o foco, o visual é bonito, os sons são legais, os controles precisos e o jogo ainda oferece uma boa rejogabilidade com algumas missões que podem ser completadas em capítulos já concluídos, tudo isso com você podendo escolher se vai manter ou não as novas habilidade, com tudo isso dito, eu acredito que ele é um ótimo jogo pra quem gosta desse tipo de jogabilidade e curtiu os demais jogos citados no início desse texto.

Ps.: O Super Herói no jogo é bem mais bonitinho do que parece nas artes do game…

Confira neste vídeo um pouco de Sockventure no Nintendo Switch:

Sockventure

8.5

Nota

8.5/10

Positivos

  • Os controles são precisos
  • A música é boa
  • O visual também
  • É mais divertido do que parece

Negativos

  • Você vai querer chorar de raiva
  • Se sentir um ser muito lerdo... brincadeira
  • É infernalmente difícil mais para o final
  • As demais opções de gameplay só deixam ele mais difícil

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo