HardwareNotícias

Investir em um bom monitor pode melhorar a performance dos gamers

Parte essencial do setup, monitores gamers da Samsung ajudam a potencializar experiência com recursos tecnológicos e ferramentas que proporcionam mais conforto e comodidade

Os games atuais oferecem várias opções de configuração para ajustar a performance de acordo com as preferências do jogador. Para aproveitar todas essas possibilidades, é necessário ter um setup poderoso que inclua não apenas os componentes da máquina, mas também um monitor que seja capaz de reproduzir o verdadeiro potencial desses jogos. A Samsung oferece uma linha completa de telas pensadas especialmente para os jogadores, chamada Odyssey, que conta com alta performance e recursos que potencializam o desempenho dos jogos. Abaixo, estão alguns aspectos dos monitores que podem melhorar consideravelmente a sua experiência de gameplay.

“Os monitores da linha Odyssey da Samsung são ideais para todos os tipos de gamers, com opções que valorizam tudo que os jogadores buscam na hora de atualizar o setup como tempo de resposta baixo, taxa de atualização elevada, resolução e muito mais. Seja para iniciar suas lives para se tornar um streamer de sucesso, jogar com a melhor qualidade disponível ou obter a melhor performance possível com certeza haverá uma opção em nosso portfólio que atenderá as necessidades do usuário”, reforça Marina Correia, Gerente de Monitores da Samsung Brasil.

1. Tempo de resposta

O tempo de resposta é um fator crucial durante a transmissão de uma imagem, já que a sequência de cores é alterada constantemente. Quando um pixel demora muito para acender ou apagar completamente ao reproduzir movimentos na tela, isso é conhecido como tempo de resposta. Se o pixel anterior demorar muito para apagar, pode ocorrer o efeito ghost, que são aqueles borrões e sombras que podem atrapalhar durante o jogo.

O Monitor Odyssey OLED G8 é um dos modelos com o menor tempo de resposta disponível, com apenas 0,1 milissegundo. Isso significa que você poderá se despedir das imagens borradas em cenas de muita ação. Além disso, esse modelo possui um poderoso processador que analisa cada frame do painel OLED e o otimiza instantaneamente para exibir o máximo de qualidade. O Display HDR True Black 400 exibe imagens escuras na tela sem vazamento de luz, e a resolução ultra-WQHD oferece uma qualidade superior de imagem, combinando QHD em uma tela ultrawide com proporção 21:9, proporcionando um campo de visão maior durante a gameplay.

Monitor Odyssey OLED G8 de 34 polegadas

2. Taxa de atualização

Outro ponto importante que pode afetar significativamente o desempenho nos jogos é a taxa de atualização, medida em hertz. Quanto maior a taxa de atualização, melhor e mais fluída será a imagem exibida, permitindo que o jogador não perca nenhum detalhe da ação. Monitores com taxas de no mínimo 60Hz são comuns, mas a Samsung oferece modelos com taxas até 4 vezes maiores.

Monitor Odyssey G40 da Samsung
Monitor Odyssey G40 da Samsung. Imagem meramente ilustrativa.

Um exemplo é o Odyssey G40, que possui uma taxa de atualização de até 240Hz1 e tempo de resposta de 1ms. Esse modelo está disponível em opções de 25 e 27 polegadas, e pode ser a peça que falta no seu setup para atingir o máximo desempenho. Com diversos recursos e funcionalidades para agradar os jogadores mais exigentes, destaca-se a resolução FHD e o painel IPS, que oferece cores nítidas e um amplo ângulo de visão de 178º, garantindo maior clareza em qualquer posição.

O G40 também é compatível com o G-Sync, que mantém a placa de vídeo do PC e o painel sincronizados para eliminar cortes, atrasos de tela e rasgos de imagem, enquanto as cenas de jogo rápidas e complexas permanecem estáveis e sem repetições.

3. Resolução

Outro requisito importante procurado pelos jogadores na hora de comprar um novo monitor é a resolução. Essa característica se refere ao número de pixels que o aparelho é capaz de exibir, de acordo com a dimensão escolhida pelo usuário ou oferecida pelo próprio conteúdo exibido. A resolução da tela é determinante para exibir imagens mais definidas, com maior contraste e detalhes. Nesse quesito, o monitor Odyssey Ark se destaca como um dos produtos mais poderosos disponíveis no mercado atual.

Com 55 polegadas, resolução 4K UHD (que corresponde a mais de 8 milhões de pixels) e curvatura de 1000R2, essa tela poderosa apela para os sentidos dos usuários, disponibilizando ferramentas que transformam a experiência de jogar. Começando pela revolucionária Tecnologia Quantum Matrix com Quantum Mini LEDs, que cria um brilho controlado e contraste perfeito para uma definição refinada. Já o avançado backlight de 14 bits permite um controle HDR detalhado.

O Neural Quantum Processor Ultra, outra funcionalidade do modelo, combina 20 redes neurais multicamadas com o processador AI-Powered, que analisa inteligentemente as imagens para restaurar cada detalhe, pixel a pixel. O ajuste automático de brilho, a amplificação de contraste e as melhorias aumentam a resolução do que quer que o usuário esteja assistindo.

4. Ergonomia e conforto

Para quem passa horas em frente ao console ou PC, seja fazendo transmissões ao vivo ou jogando offline para se divertir, é importante considerar a ergonomia ao escolher um monitor. Poder ajustar e posicionar a tela para maior conforto também ajuda a prevenir possíveis problemas de saúde causados por ficar muito tempo em posturas incorretas.

O Odyssey G32 de 27 polegadas se destaca por seus recursos ergonômicos, como ajuste de altura, inclinação e até a possibilidade de colocar na vertical. Além disso, oferece funções extras como o Eye Saver Mode, que minimiza a luz azul para manter os olhos relaxados e confortáveis, mesmo durante longas sessões de jogos. A tecnologia Flicker Free do monitor é outro benefício que contribui para o conforto total dos gamers, removendo continuamente a cansativa e irritante oscilação da tela, causando menos distração ou tensões oculares.

5. Conectividade

Vários monitores da linha Odyssey também são modelos Smart, o que significa que é possível utilizar o mesmo sistema operacional presente nas Smart TVs da marca, o Tizen, além de outras funcionalidades, como a possibilidade de jogar sem a necessidade de um PC ou console. Modelos como OLED G8, Ark e G6 possuem a plataforma Samsung Gaming Hub3, que agrega os principais serviços de jogos por streaming4, como Xbox Game Pass e GeForce Now, para quem deseja aproveitar grandes lançamentos e títulos clássicos sem precisar fazer download, em um catálogo que ultrapassa mil títulos. Os modelos Smart Monitor também são compatíveis com o ecossistema SmartThings, permitindo que você controle até mesmo outros dispositivos inteligentes da casa diretamente da tela ou do smartphone5.

Conheça o programa Eco Troca

Criado com foco nas missões ESG da companhia e para incentivar o descarte consciente de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, o programa Eco Troca pode proporcionar descontos na compra de novos produtos na loja online da Samsung. Basta acessar o site https://shop.samsung.com/br/ecotroca, preencher o formulário de descarte e agendar a retirada do seu aparelho antigo, de qualquer marca e estado de conservação, para resgatar seu voucher de desconto. A iniciativa contempla lava-louças, televisores, geladeiras, ar-condicionado e máquinas de lavar. Monitores também são aceitos no programa, mas nesse caso é necessário levá-lo a um dos pontos de coleta disponíveis ou postá-lo no Correios.


1 A taxa de atualização do display se ajusta com base no conteúdo e jogo visualizado.
2 A curvatura da tela de 1000 R permite que os olhos acompanhem facilmente toda a ação enquanto se mantém uma distância de visão constante. Em testes clínicos realizados pelo Departamento de Oftalmologia do Hospital da Universidade Nacional de Seoul, foi demonstrado que isso gera menos cansaço para os olhos nos usuários comparado à experiência em um monitor de tela plana.
3 O Gaming Hub está disponível nos seguintes países/regiões: EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Coreia e Brasil. Compatível com lançamentos 2022: Crystal UHD (BU8000), QLED 2022 (Q60B, Q65B, Q80B), Lifestyle (LS03B, LS01B, LS05B) e Neo QLED 2022 (QN85B, QN90B, QN700B, QN800B e QN900B). Para acessar é necessário possuir uma Samsung Account e contratar pacote de internet. Eventuais custos de compra ou assinatura poderão ser cobrados pelos parceiros provedores de conteúdo e jogos. Os jogos, interfaces e aplicativos divulgados podem variar de acordo com o país. Os desenvolvedores podem remover seus aplicativos da plataforma ou parar de dar suporte a qualquer momento. A Samsung não se responsabiliza por dados armazenados em aplicativos de terceiros, verifique os Termos e Condições de cada plataforma.
4 Eventuais custos de assinatura poderão ser cobrados pelos desenvolvedores dos aplicativos. Consulte a recomendação do desenvolvedor quanto à qualidade mínima de conexão exigida. Os aplicativos divulgados podem não estar disponíveis em todas as Smart TV Samsung. Os desenvolvedores podem remover aplicativos da plataforma Smart TV ou parar de dar suporte a qualquer momento. Necessária conexão com a internet.
5 Funcionalidades do Smarthings podem variar de acordo com o sistema operacional do seu smartphone.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo