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realme quer ser a primeira escolha para os consumidores em todo o mundo

Com mensagem "Leap Up" em comemoração ao 5º aniversário, marca demonstra ambição para os próximos anos e, com estratégia “No Leap, No Launch”, vai democratizar o acesso dos consumidores à tecnologia de ponta

A realme, marca de smartphones que cresce mais rápido no mundo, acaba de realizar o encontro “Leap Up”, em comemoração ao aniversário de 5 anos da marca. O evento foi palco de um resumo das conquistas alcançadas na última meia década de história, e o lançamento do “Leap-Forward Climbing Plan”, um plano de crescimento para os próximos anos.

Desde 2018, apesar de começar sua história em um mercado global extremamente competitivo, a realme rapidamente se tornou uma marca conhecida e admirada. As comemorações pelo aniversário de 5 anos serviram para detalhar como esse sucesso incrível foi alcançado, por meio do entusiasmo único e a busca incansável da realme por desafios. A companhia tornou público o objetivo de perseguir uma meta ainda mais ambiciosa e se tornar a principal escolha dos consumidores, democratizando o acesso à tecnologia de ponta em todo o mundo.

De nome desconhecido a marca admirada: realme foi a única marca nova a entrar no top 10 em menos de uma década

Antes de 2018, a “febre de startups” da indústria de smartphones já estava esfriando gradativamente. Embora a taxa de crescimento do setor tenha diminuído, os smartphones de última geração já eram uma tendência e apenas poucas marcas foram apontadas como “gigantes globais”, por pesquisas independentes que mensuram as vendas do setor. Naquela época existiam 701 marcas de smartphones em todo o mundo — isso mesmo, setecentas e uma —, todas competindo de forma acirrada por uma participação no mercado consumidor. Foi nessas condições que a realme nasceu, ao reconhecer rapidamente o principal ponto de dor vivido pelos consumidores: o design de todos os modelos eram tradicionais e não apresentavam nenhuma novidade. Ao mesmo tempo, os dispositivos que iam na contramão dessa tendência, eram extremamente caros.

Essa é a razão principal pela qual a companhia decidiu criar smartphones que entregaram desempenho excepcional e um design inovador. Os aparelhos atenderam às expectativas do público, com reconhecimento da mídia e dos usuários. Imediatamente depois disso, a realme alcançou o primeiro recorde de vendas, com 2 milhões de unidades comercializadas durante o maior festival de comércio eletrônico da Índia, o “Diwali”. Também expandiu rapidamente da Índia para outros mercados emergentes, como o Sudeste Asiático.

Os mercados externos estavam saturados pelas gigantes da indústria e tinham diferentes estruturas de canal. Diante disso, a empresa sabia que era extremamente difícil estabelecer operações locais. Graças a uma equipe muito competente e aguerrida, e um modelo operacional com “estrutura enxuta, canais de varejo diretos e priorização do e-commerce”, a empresa rapidamente conquistou seu reconhecimento de marca. O tempo mostrou que o mais importante é dar o primeiro passo. Em menos de um ano após sua criação, a realme se estabeleceu com sucesso em 10 mercados: Índia, Indonésia, Vietnã, Malásia, Filipinas, Tailândia, Egito e Paquistão.

Ambição “Dare to Leap”: não importa quem você seja, ainda assim tem a chance de mudar o mundo

Em 2019, a realme firmou-se oficialmente no mercado da China e lançou a série X Master Edition, cocriada com o renomado designer industrial Naoto Fukasawa. As texturas criativas trouxeram emoção a um mercado cheio de modelos com design sem graça, levando a série a se tornar um grande sucesso entre os consumidores. A cocriação entre grandes artistas e uma marca jovem, contribuíram significativamente para o sucesso de novas ideias e estilos.

Depois disso, a realme lançou mais produtos, atraindo cada vez mais fãs globais e impulsionando o crescimento meteórico da marca. Em 2019, a uma taxa de crescimento de até 808%, a realme foi classificada como a marca de smartphones que cresce mais rápido no mundo. No terceiro trimestre de 2020, tornou-se a marca de smartphones global a atingir mais rápido as 50 milhões de unidades vendidas, segundo dados da consultoria Counterpoint. Em 2021, quebrou mais um recorde, ao se tornar a marca de smartphone a vender mais rápido 100 milhões de unidades, de acordo com a consultoria Strategy Analytics. A marca levou apenas 37 meses para entrar no top 5 em 30 mercados pelo mundo e, assim, passou a ocupar o 6º lugar no ranking global pela primeira vez, ainda segundo informações da Counterpoint. Desta forma, a companhia deu um salto e tornou-se a marca de smartphones mainstream mais jovem do mundo, comprovando que não importa quem você seja, tem a chance de mudar o mundo.

Determinada como nunca: a primeira escolha para usuários em todo o mundo

Ao vencer grandes desafios, incluindo a COVID-19 e a queda na demanda por novos smartphones, a empresa permaneceu fiel ao seu espírito “Dare to Leap” e se concentrou em refinar os produtos.

No último ano, anunciou que havia se aproximado do segundo estágio de crescimento, como uma startup. Mesmo assim, a companhia entendeu que ficou muito confiante na posição conquistada no mercado global, graças às vendas recordes registradas, mas que isso não é suficiente. A empresa percebeu que lançou produtos cedo demais e que precisava aumentar seu foco e disciplina.

O time em todo o mundo se propôs a simplificar as ofertas de produtos e, unificando a linha global de produtos, decidiu pela volta dos produtos da chamada Number Series ao mercado chinês. Tomar essas decisões não foi nada fácil. Mas como estava determinada a fazer apenas produtos inovadores, a companhia não teve medo de recomeçar.

Depois de estabelecer sua nova direção, a realme passou a adotar uma nova filosofia: “No Leap, No Launch”, ou seja, se não for para lançar um produto inovador, com tecnogia de ponta e design inspirado, é melhor não lançar produto algum. Então, estreou o realme GT3, primeiro smartphone do mundo com tecnologia de carregamento ultrarrápido de 240 W, algo nunca visto no mercado de tecnologia móvel.

O realme 11 Pro+ 5G também promoveu um salto em design e desempenho de zoom. O sensor do aparelho, com 200MP, suporta zoom de 4X sem perda de resolução, oferecendo os recursos de fotografia mais fortes em sua faixa de preço. O produto estreou no Brasil em 1 de agosto de 2023 e é um sucesso entre os consumidores brasileiros.

realme 11 Pro+ 5G

Após alcançar o 5º ano e enfrentar um ambiente desafiador, a realme lançou seu “Plano de Escalada Leap-Forward” e 4 iniciativas para apoiar o objetivo de se tornar a primeira escolha dos consumidores em todo o mundo:

  • Continuar comprometida com a estratégia “No Leap, No Launch”, para que cada lançamento de produto realme represente um avanço real, com pelo menos um recurso líder no segmento;
  • Investir em inovação tecnológica, com foco na inovação em áreas importantes, como desempenho, fotografia e design, consideradas as mais importantes pelos usuários, cada vez mais exigentes com produtos de excelente relação custo-benefício;
  • Concentrar-se em trazer inovações para produtos na faixa intermediária e intermediária-premium, enquanto fortalece a competitividade do segmento de topo de gama;
  • Investir em novos mercados nos próximos cinco anos, para alcançar um total de 100 mercados, cumprindo a missão de fornecer produtos inovadores e democratizar o acesso dos jovens à tecnologia em todo o mundo.

Nos próximos 5 anos, a realme está pronta e decidida a enfrentar novos desafios e está preparada para continuar a criar produtos inovadores aos consumidores e fãs, trabalhando para ser a marca que melhor entende e que será a primeira escolha dos usuários no mundo todo.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
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