Recife sediou a decisão da Segunda Etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) 2023, com o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, conhecido como Geraldão, recebendo aproximadamente 8 mil fãs para celebrar o final da temporada de 2023. Contudo, o alcance do evento da Riot Games no último sábado (9) não se limitou a esse público. Aqueles que não puderam comparecer pessoalmente fizeram sua parte ao acompanhar as transmissões da Riot Games em português e inglês nos canais oficiais de LOL Esports no Youtube, Twitch e site. A média de audiência foi de 257.148, com um pico simultâneo de 327.691. Esses números representaram um aumento de 25% na média e 18% no pico em comparação com a Final da Primeira Etapa do CBLOL 2023.
Além disso, o público teve a oportunidade de vivenciar toda a emoção da Final do CBLOL em 12 CBLOL Fests espalhadas pelo Brasil. Esses eventos organizados pela Riot Games em parceria com espaços gamers, arenas, bares e outros pontos de encontro da comunidade abrangeram as regiões Norte, Centro Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste do país. O CBLOL também dominou as discussões nas redes sociais no sábado (9). No Twitter, entre 12h e 16h, sete dos dez tópicos mais comentados na plataforma no Brasil eram sobre o evento.
O Geraldão estava repleto de entusiastas de League of Legends, vindos não apenas de Recife, mas também de outros estados do Nordeste. Caravanas de toda a região trouxeram torcedores para a Grande Final, onde, além de torcerem durante a partida que consagrou a LOUD como vencedora, participaram ativamente das atrações musicais no palco. Durante as sete horas do evento, o público teve acesso às ativações da Riot Games e de parceiros do CBLOL, como Coca-Cola, Dolce Gusto, Dorflex, Everlast, Heineken, Kit Kat e Santander. A loja de produtos oficiais dos times e do CBLOL também marcou presença, vendendo aproximadamente 2.000 itens oficiais.
As atrações musicais deste ano solidificaram as finais do CBLOL como um momento de celebração da cultura da comunidade gamer, indo além do jogo em si. Antes de Marcelo D2 e Yung Buda subirem ao palco para cantar “Nóis É Diferente” – música tema da Grande Final deste ano, que celebra a energia e paixão da comunidade de League no Brasil, pelo jogo e pelo CBLOL – a tradicional Cerimônia de Abertura do evento contou com um ato de celebração do universo do League of Legends, representando o reino de Iônia através de um combate entre Akali, a Assassina Renegada, e Zed, o Mestre das Sombras.
O Halftime Show do CBLOL, oferecido pela Heineken, trouxe Matuê, artista que possui uma legião de fãs das novas gerações. Durante sua performance no palco do CBLOL, ele levou o público presente a entoar suas músicas e a pular a cada batida.
“Poder levar um evento de Final do CBLOL para o nordeste foi uma das grandes conquistas deste ano e não poderíamos estar mais felizes e satisfeitos com o resultado. A energia contagiante do povo nordestino fez esta Final entrar para a história! E mesmo quem não pôde estar presencialmente, se fez presente, como mostram os números, porque é isso que a comunidade brasileira de League faz. Seja nas arquibancadas, nas CBLOL Fests, ou em suas casas… os fãs se envolvem profundamente. Em 2023 celebramos a comunidade brasileira de League, que é quem faz o CBLOL se destacar entre todas as ligas do mundo, e o que vimos no Geraldão comprovou ainda mais que o CBLOL é ‘Diff’ mesmo! Temos cada vez mais orgulho de ver nossa modalidade impactando continuadamente uma parcela generosa dos apaixonados por Esports”, comenta Igor Correa, Gerente de Produto de Esports da Riot Games no Brasil.
Com a vitória por 3 x 1 contra a paiN Gaming, a LOUD é a representante Brasileira no Worlds 2023 – Campeonato Mundial de League of Legends – que neste ano acontece na Coreia do Sul, entre 10 de outubro e 19 de novembro. O primeiro desafio da LOUD é contra a GAM Esports. Todas as informações sobre o Mundial você confere nos canais do CBLOL no Youtube, Twitch e site oficial.