AnálisesHardwareXbox

WD_BLACK C50 – A melhor opção em armazenamento para seu Xbox | Análise

Western Digital consegue entregar a mesma eficiência que o HD interno do videogame. Preço é o maior entrave.

Aparelho cedido pela Western Digital


O cenário de consoles de última geração trouxe consigo não apenas avanços visuais e imersão inigualável, mas também a necessidade permanente de armazenamento adicional. Com o Xbox Series X|S, a expansão de armazenamento tornou-se uma prioridade. Em setembro do ano passado foi lançado no Brasil o cartão de expansão WD_BLACK. Nesta análise detalhada, vamos mergulhar nas nuances deste cartão, analisando não apenas desempenho e preço, mas também considerações práticas como design, dimensões e durabilidade.

Ao entrar na próxima geração de consoles, a Sony optou por uma abordagem que dá aos jogadores do PS5 a flexibilidade de instalarem seus próprios SSDs NVMe tradicionais, enquanto a Xbox escolheu simplificar a expansão com o Xbox Expansion Slot. Essa abordagem, embora conveniente, vem com um custo mais alto devido ao padrão proprietário. A entrada da Western Digital no mercado com o WD_BLACK C50 trouxe uma alternativa significativa aos donos dos novos consoles Xbox.

O primeiro desafio enfrentado pelos cartões de expansão para Xbox Series X|S é inegavelmente o preço. Enquanto SSDs de 1TB compatíveis com o PS5 podem ser encontrados por cerca de R$ 500,00, os cartões de expansão mantêm preços mais elevados, mesmo após algumas reduções. A Western Digital conseguiu reduzir os custos e já conseguimos encontrá-los aqui no Brasil por R$ 1.300,00. A batalha pelos preços continua, e os jogadores aguardam ansiosos por uma queda significativa.

Desempenho Impecável, Experiência Consistente:

O Cartão WD_BLACK C50 é licenciado oficialmente pela Xbox e garante suporte total à Xbox Velocity Architecture, proporcionando desempenho máximo em todos os títulos Otimizados para Xbox Series X|S. É bom destacar que não notamos nenhuma diferença nos jogos rodados no SSD interno do console e no cartão da Western Digital, e olha que instalamos e desinstalamos dezenas de jogos para testes. A experiência consistente é evidenciada pelo suporte total ao Quick Resume, destacando que a utilização dos cartões de expansão WD_BLACK C50 não compromete em nada a velocidade ou a experiência de jogo.

Dimensões, Design e Durabilidade:

O cartão da Western Digital vai além do desempenho. As dimensões compactas e a construção sólida são características marcantes juntamente com o design. A Western Digital se destaca ao incorporar seu distintivo design industrial com aquelas ranhuras características da marca e a robustez ao WD_BLACK C50 tendo um apelo estético muito grande, mesmo sendo uma consideração pessoal. Usando formato M.2 2230 SSD é perceptível que a Western Digital buscou se destacar entre outros cartões para Xbox, não apenas em desempenho, mas também no aspecto estético, onde vários detalhes acabam sendo marcantes valorizando muito aquelas pessoas que procuram não apenas a funcionalidade, mas também estilo.

O cartão é extremamente pequeno e não há nenhum problema para transportá-lo de um lugar para o outro, cabendo na palma de nossa mão, no bolso de uma calça ou em qualquer bolsa ou mochila. O WD_BLACK C50 tem dimensões de 55,6 milímetros de comprimento por 7,8 milímetros de espessura, pesando apenas 25 gramas.

A garantia de 5 anos oferecida pela Western Digital também destaca o compromisso com a durabilidade, proporcionando aos usuários uma camada adicional de confiança em relação à longevidade do produto.

Se formos comparar com outros cartões disponíveis no mercado, a escolha do WD_BLACK C50 para a expansão de armazenamento do Xbox Series X|S, parece ser a mais certeira, sendo até esse momento a recomendação principal para a maioria dos jogadores, não apenas por seu design mais distintivo, mas também pelo preço geralmente mais acessível e desempenho idêntico aos demais. No entanto, a escolha pode variar para aqueles que buscam opções de armazenamento além de 1TB, já que o WD_BLACK C50 tem a venda opções de 512 GB e 1TB, não tendo uma opção de 2TB.

Conclusão:

Mesmo com uma competição acirrada no mercado de expansão de armazenamento no Xbox Series X|S, podemos dizer com certeza que para o Brasil a Western Digital é a melhor escolha. Principalmente para quem vai mais além apenas pelo motivo desempenho, levando em consideração valores, design e a durabilidade. Nos nossos testes o WD_BLACK C50 se mostrou com um excelente desempenho seja na instalação de jogos diretamente no SSD ou também na hora de usar a Quick Resume para parar o jogo em um determinado local e acessar imediatamente o game novamente.

Então, caso esteja precisando e possa obter esse cartão, com certeza o WD_BLACK C50 é a opção mais viável no Brasil, esperando que com o tempo possamos ter uma boa redução no preço, pois ainda é bem salgado para quem já pagou caro por um console Xbox de última geração.

WD_BLACK C50

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Produto licenciado
  • Desempenho igual ao HD original
  • Suporte total ao Quick Resume

Negativos

  • Preco elevado

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo