A Epic Games revelou diversas novidades durante o State of Unreal na GDC 2024, incluindo o Unreal Engine 5.4 (com a Preview #1 já disponível), a chegada dos MetaHumanos ao UEFN como NPCs (personagens não jogáveis), novas ferramentas para criação de experiências no Fortnite e a confirmação da Epic Games Store para dispositivos iOS e Android ainda em 2024.
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Unreal Engine, aqui.
Unreal Engine 5.4: Nanite, renderização volumétrica e foco na animação
A apresentação da Skydance New Media, responsável pelo próximo jogo Marvel 1943: Rise of Hydra, utilizou o Unreal Engine 5.4 para impressionar o público com uma demonstração em tempo real. O motor gráfico ganhou destaque com recursos como Nanite Tessellation e renderização volumétrica, ambos presentes na Preview #1 já disponível para download.
A animação também recebeu atenção especial na versão 5.4. Uma das novidades é o Motion Matching, ferramenta que permite animar personagens de maneira simples e eficiente. Ainda este ano, a Epic disponibilizará gratuitamente um projeto de aprendizagem com mais de 500 animações AAA criadas a partir de captura de movimento de alta qualidade.
Outra novidade é a possibilidade de animar jogos inteiramente usando o Control Rig e Sequencer, graças a melhorias implementadas durante o desenvolvimento de LEGO Fortnite. Isso elimina a necessidade de alternar entre diferentes softwares.
MetaHumanos como NPCs no UEFN e novidades para Fortnite
Há um ano, a Epic Games lançava o Unreal Editor for Fortnite (UEFN) e o Creator Economy 2.0. Desde então, criadores publicaram mais de 80.000 ilhas UEFN e a Epic distribuiu mais de US$ 320 milhões em pagamentos a esses profissionais.
Durante o State of Unreal, a Epic anunciou diversas novidades para o UEFN, incluindo a possibilidade de criar e animar MetaHumanos como NPCs para as ilhas de Fortnite. A integração é feita através do MetaHuman Creator e MetaHuman Animator.
Além disso, a Epic está liberando mais propriedades intelectuais para os criadores de Fortnite. Dispositivos criativos e modelos de pistas de corrida permitem a construção de ilhas de Rocket Racing. Em maio, haverá a inclusão de itens, animações e personagens de Fall Guys, possibilitando a criação de circuitos de obstáculos dentro do próprio Fortnite.
Para expandir as opções de criação, a Epic firmou uma parceria com o LEGO Group, tornando o grupo o primeiro a levar seus ativos para Fortnite. Criadores com acesso ao Programa de Criação de Ilhas poderão utilizar modelos, itens de consumo, objetos e muito mais da LEGO para construir suas próprias ilhas temáticas.
LEGO Elements e LEGO Styles chegam ao Fortnite Creative e UEFN
A partir de hoje, elementos e outros recursos da LEGO estão disponíveis no Fortnite Creative e UEFN, ampliando a magia da construção dentro do jogo. Criadores qualificados poderão construir ilhas LEGO utilizando modelos, itens e personagens da marca. Ao entrarem nessas ilhas, os jogadores assumirão automaticamente o estilo LEGO dos trajes de Fortnite.
Essa iniciativa reforça a parceria de longo prazo entre a Epic Games e o LEGO Group, iniciada em dezembro de 2023 com o lançamento do jogo de aventura e sobrevivência LEGO Fortnite. Utilizando o UEFN, o LEGO Group já construiu e publicou diversas ilhas temáticas para os jogadores continuarem sua jornada LEGO dentro de Fortnite. Três novas ilhas LEGO foram anunciadas durante o evento.
Mais novidades para desenvolvedores Unreal Engine
Além da Skydance e The LEGO Group, outros estúdios parceiros da Unreal Engine mostraram como estão transformando a indústria do entretenimento. Para saber mais sobre as apresentações da Chrono Studio, Funcom e Zynga’s Natural Motion Games, acesse o blog da Unreal Engine (link no original, em inglês).
Por fim, a Epic Games confirmou o lançamento da Epic Games Store para dispositivos iOS e Android ainda em 2024. A iniciativa visa ampliar o acesso dos desenvolvedores ao sistema de divisão de receita da Epic, reconhecidamente um dos melhores do setor, e criar uma loja multiplataforma com jogos incríveis para os jogadores.