EventosNotícias

DiversiGames participará da Gamescom Latam

Empresa de impacto social e digital, iniciativa inovadora que promove o acesso à cultura gamer a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, apresenta palestra sobre inclusão e educação no universo dos games

No próximo dia 27 de junho, a DiversiGames, empresa de impacto social e digital que promove o acesso à cultura dos jogos eletrônicos, a tecnologia e inovação a grupos minorizados, apresentará uma palestra especial sobre inclusão e educação na Gamescom Latam 2024. Este ano, o maior evento de games do mundo apresenta sua primeira edição na América Latina, na cidade de São Paulo, reunindo players e executivos do universo gamer para troca de experiências, debates, novidades e assuntos importantes do setor.

O evento acontecerá no São Paulo Expo e a cofundadora e diretora de operações da DiversiGames, Mariana Uchôa, estará presente no painel “Educação e inclusão: Transformando o universo dos games”, que será realizado no Palco Journey 2,  a partir das 17h10, destacando iniciativas que promovem a inclusão de jovens de periferia, estudantes de escola pública e mulheres no mercado de desenvolvimento de games.

 Com expertise em projetos de cultura, educação, saúde, direitos humanos e tecnologia, a executiva vai compartilhar não só sua trajetória profissional como apresentará o trabalho de educação e inclusão social e digital que tem sido realizado com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, moradores de periferias, pessoas com deficiência (PcD), negros e membros da comunidade LGBTQIAPN+. “Estar presente em palcos de alcance global é uma forma de estender a discussão sobre o potencial transformador dos games na vida dos jovens a novos públicos. Para a DiversiGames, fazer parte deste evento que agora ganha uma edição nacional é um passo importante para encontrar novas maneiras de converter essas conversas em mudanças concretas, com o apoio de novas parcerias e grandes representantes da indústria de games”, afirma a executiva que, em 2023, esteve na Gamescom, na Alemanha, a convite da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Games (Abragames).

Recentemente, Mariana participou do Rio 2C, o maior evento de criatividade da América Latina, realizado no Rio de Janeiro, e do South by Southwest (SXSW 2024), maior festival de inovação e criatividade do mundo, que acontece anualmente em Austin, no Texas (EUA). Em ambos os eventos, a DiversiGames ganhou destaque por transformar a vida de quem não têm nenhum ou poucos recursos e quer usufruir das diferentes possibilidades de formação e experiências que o universo dos games proporciona. “Quanto mais conexões tivermos, mais oportunidades e portas abertas serão criadas para aqueles que querem fazer parte do mundo dos games. Mais do que uma empresa, a DiversiGames vem a ser um espaço de diversidade, um movimento, um coletivo, que proporciona oportunidades equitativas para todos, independente de raça, gênero, habilidade, origem ou orientação sexual”, ressalta o diretor executivo e idealizador da DiversiGames, Ricardo Chantilly.

Considerado o maior hub de ESG e Games no Brasil, a DiversiGames possui centros de formação no Rio de Janeiro – em breve estará também em São Paulo – para crianças a partir de 7 anos até jovens 18 anos, com oficinas gratuitas de letramento digital que incluem cursos sobre jogos eletrônicos (Minecraft, Fortnite, League of Legends, Free Fire, Valorant, entre outros), criação de conteúdo (Creator) e desenvolvimento e programação de jogos, além de aulas de inglês e reforço escolar. Os espaços são adaptados para Pessoas com Deficiência (PcD) e os cursos, com 10 meses de duração, possuem metodologia de ensino inclusiva para que todos possam participar. A iniciativa conta com patrocínio da Águas do Rio e do Instituto Aegea e Enel Rio, além do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Governo do  Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria Estadual de Cultura. Tem o apoio da plataforma TikTok, do canal Woohoo e da DT3, além da parceria com a Prefeitura de Niterói.

DiversiGames na Gamescom Latam 2024

  • Painel: “Educação e inclusão: Transformando o universo dos games”
  • Local: São Paulo Expo (1,5 km, Rod. dos Imigrantes, Vila Água Funda – São Paulo)
  • Data: 27 de junho
  • Horário: 17h10 às 17h50

Tom Zanuzo

Apaixonado por games desde a infância, começou com Donkey Kong no Super Nintendo e hoje joga no PC e PS5. Amante de jogos de simulação, especialmente Flight Simulator, e sniper em FPS.
Botão Voltar ao topo