eSportsEventosNotícias

Primeiro Torneio Estudantil de Games do estado de São Paulo será lançado na gamescom latam

Competição voltada aos alunos e alunas da rede pública estadual receberá mais de 500 equipes

O Torneio Estudantil de Games (TEG), pioneiro no estado de São Paulo, será oficialmente lançado durante a gamescom latam, o maior evento global dedicado aos jogos eletrônicos, que ocorre de 26 a 30 de junho. Destinado a estudantes da rede pública estadual com idades entre 16 e 20 anos, o torneio contará com a participação de mais de 500 equipes. O evento de lançamento está agendado para 26 de junho, às 16h, no São Paulo Expo. A iniciativa é apoiada pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da Educação.

O TEG promoverá a participação dos estudantes na modalidade Free Fire. Após o lançamento, uma série de etapas virtuais culminará na grande final, que será realizada presencialmente em meados de setembro, com 24 times competindo na Escola São Paulo, a instituição de ensino mais antiga do estado. A abertura das inscrições será anunciada em breve.

Primeiro Torneio Estudantil de Games do estado de São Paulo
Créditos: Divulgação

O torneio representa uma oportunidade para os jovens explorarem o mundo dos games, que vai além do entretenimento. Com os avanços tecnológicos e o crescimento dos eSports, áreas como medicina, educação e construção civil têm aplicado conceitos dos jogos eletrônicos, ampliando as perspectivas de emprego.

Além dos benefícios cognitivos proporcionados pelos jogos, como desenvolvimento da atenção, criatividade e coordenação motora, o setor de games contribui significativamente para a economia. Profissionais como roteiristas, designers, dubladores e compositores de trilha sonora desempenham papéis essenciais nesse cenário.

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos (Abragames) concluiu que a Indústria Brasileira de Games movimentou cerca de US$ 2,3 bilhões, apenas no Brasil, em 2021. O país é o 13º maior mercado do mundo no segmento e líder na América Latina, segundo dados da Newzoo. A estimativa de adeptos brasileiros aos jogos eletrônicos chega a 74,5% da população (160 milhões), com as mulheres superando os homens, representando 51% do total. Entre os estados desenvolvedores, São Paulo lidera o ranking com 280 empresas, seguido por Rio de Janeiro (89), Rio Grande do Sul (58), Santa Catarina (52), Minas Gerais (51) e Paraná (49).

Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, será responsável por apresentar o TEG ao público. Segundo Marton, “O mercado de games não é apenas robusto e diversificado, mas também um pilar econômico que movimenta bilhões de reais anualmente em nosso país. O Torneio é mais do que uma competição, é uma plataforma de descoberta e desenvolvimento profissional. Ao apoiar iniciativas como o TEG, estamos investindo na economia criativa e reconhecendo o valor dos profissionais do setor. O concurso representa uma porta de entrada para o mundo dos games, abrindo caminho para educação de qualidade e carreiras promissoras no campo. É com orgulho que incentivamos tais iniciativas, visando o desenvolvimento econômico e social de São Paulo”

Para animar o público, influenciadores com grande alcance nas redes sociais, como Cerol, Tha Loira, Um Pato, Maisa, Lais, Daii, Ojeevan, AlohaPri, Guardian, Terres, Montoro, Isinha e Errejota, estarão presentes no lançamento.

O TEG conta com o apoio, por meio de emenda parlamentar, do deputado estadual Felipe Franco, da Frente Parlamentar de Apoio aos eSports, da Assembleia Legislativa de São Paulo. Franco destaca que “O TEG é um projeto gigante, muito conectado com o perfil das novas gerações e com as atuais demandas do mercado de trabalho. Por meio desse torneio, temos a chance de mostrar para os jovens quantas possibilidades existem no mundo dos games”.

Serviço

Lançamento do primeiro TEG – Torneio Estudantil de Games

Stand da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo na gamescom
Quando: 26 de junho, às 16h.
Onde: São Paulo Expo – 1,5 Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda, 04329-900 – São Paulo
Inscrições abertas em breve.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo