A tarde do terceiro dia de gamescom latam continuou a oferecer painéis ricos em conteúdo e discussões focadas em impacto social, inovações tecnológicas, estratégias de negócios e oportunidades no setor de games. Entre os destaques, a volta da TecToy ao mercado de games, os segredos do design de quests da CD PROJEKT RED, cosplays, investimentos estratégicos em games e o potencial de desenvolvimento de jogos no Ceará.
No painel “A Volta da TecToy para o Mercado de Games,” a equipe responsável pelo Projeto Zeenix compartilhou a trajetória e o planejamento do projeto. Após o anúncio inicial no TecToy Showcase, Eddy Antonini, Lorainne Damasceno, Pedro Caxa, e Rodrigo Pelegrini, representantes da marca, trouxeram mais detalhes sobre a participação da TecToy na gamescom latam. Eddy, head de produtos, agradeceu a oportunidade de apresentar as novidades, afirmando: “Até agora eu não encontrei um jogo que não roda no Zeenix”. A equipe destacou o interesse da TecToy em criar ações de impacto positivo para a comunidade e convidou o público a colaborar com sugestões de melhorias. O painel foi seguido por uma sessão de perguntas, encerrando com aplausos entusiasmados do público presente.
No mesmo palco, Pawel Sasko, Gamer Director da CD PROJEKT RED, apresentou uma visão abrangente dos pilares de design e metodologias utilizadas para produzir missões de alta qualidade para RPGs AAA. Baseando-se em exemplos de Cyberpunk 2077, Phantom Liberty e The Witcher 3: Wild Hunt, Pawel compartilhou os “mandamentos de quest design” e o pipeline narrativo usado na empresa. “Desde o diretor até os juniores precisam estar alinhados para juntos tomarmos as decisões sobre o jogo, só então surge a identidade da quest”, afirmou Sasko. Ele destacou a importância da cooperação entre departamentos e o processo injterativo necessário para alcançar uma alta qualidade nas missões.
Na sequência, Michael Cerqueira, Diretor de investimento e novos negócios da SPNegocios, e Cassio Chrispim, chefe de negócios da Future Labs, discutiram oportunidades de investimentos e estratégias de negócios em games. Eles apresentaram caminhos possíveis para desenvolvedores que querem transformar suas ideias em realidade através de investimentos e recursos adicionais, como suporte jurídico, empresarial e gestacional. Cassio afirmou que, apesar do processo de escolha dos projetos ser demorado devido à incerteza de retorno, o Brasil tem vantagens competitivas significativas: “mão de obra capacitada, arbitragem cambial e endereço global”. Ele destacou que os jogos brasileiros estão alcançando um nível que permite competir com produções internacionais.
Seguindo a linha, Arison Uchôa, coordenador da ASCENDE, e Ruan Lessa, analista do SEBRAE/CE, discutiram as oportunidades no setor de games no Ceará. Eles destacaram as vantagens competitivas do estado e seu ecossistema integrado, com iniciativas públicas que impulsionam a indústria de jogos. Através do Plano Setorial da Indústria de Jogos do Ceará, entidades estaduais estão moldando o futuro do setor com diversas iniciativas que promovem o crescimento do ecossistema de games. Ruan Lessa Rodrigues destacou a importância do apoio empresarial para os desenvolvedores: “Os desenvolvedores da área de jogos são muito bem-preparados, mas a parte de negócios é um desafio para esses profissionais. Por isso é importante poder contar com entidades que oferecem esse apoio”.
Cosplayers
A gamescom latam trouxe também o gamescom latam cosplay lounge sponsored by essence cosmetics, uma área inédita dedicada aos cosplayers. O espaço oferece suporte para maquiagem, perucas e cabelos, garantindo que todos possam manter seus visuais impecáveis durante todo o dia.
O evento, que acontece até domingo (30), vai trazer o melhor e mais atual conteúdo do universo dos games, com uma programação repleta de atrações, palestras, competições e muito mais.