HardwareNotícias

TCL divulga a estratégia que alavancou a marca no mercado global de TVs

A jornada rumo à vice-liderança em vendas de televisores contou com investimentos em marketing esportivo, infraestrutura e inovação

A TCL, líder global em eletrônicos de consumo, conta com uma ambiciosa estratégia para impulsionar seu crescimento em todo o mundo. O investimento em três pilares principais – marketing esportivo, infraestrutura robusta e inovação que inspira consumidores – guiou a marca para ser uma potência no mercado de televisores e garantir o segundo lugar em vendas de TVs globalmente. Reconhecida, também, como Top 1 em vendas de TVs de 98 polegadas, segundo dados da Omdia, a TCL mantém a receita do sucesso e renova, pela terceira vez, seu patrocínio à CONMEBOL Copa América 2024, apoiando-se na mais nova tagline de marca – Time To Go BIG.

Crédito: CONMEBOL Copa América 2024

“A TCL se destaca no cenário global com uma forte estratégia de marketing, marcada por investimentos substanciais no mundo dos esportes. A renovação do patrocínio à CONMEBOL Copa América 2024, um evento que captura a paixão e o espírito do futebol sul-americano, é exemplo disso. Ao criar uma associação positiva entre marca e momentos de emoção e triunfo que apenas o esporte pode oferecer, nós conduzimos uma estratégia consistente para nos aproximarmos do consumidor,” afirma Dale Chen, Diretor de Marketing América Latina da TCL.

Além da CONMEBOL Copa América 2024, a TCL mantém seu compromisso com o futebol ao patrocinar a CONMEBOL Libertadores até 2026, e ao apoiar os árbitros e as seleções masculina, feminina e sub-20 da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). E a contratação do apresentador Tiago Leifert como embaixador da marca no Brasil reflete a sinergia da TCL não apenas com o universo do esporte, mas do entretenimento e games também – todas áreas que ressoam fortemente com o seu público-alvo.

Já no cenário internacional, a TCL expande sua influência através de parcerias estratégicas com seleções europeias de futebol como Espanha, Itália, Alemanha, Polônia, República Tcheca, além da NFL (National Football League) nos Estados Unidos e com a AFL (Australian Football League) na Austrália, também traz para o seu time o atacante francês Kingsley Coman, uma figura de destaque no futebol europeu – consolidando, assim, sua imagem de marca que valoriza e investe no talento esportivo nacional e internacional.

Infraestrutura e inovação complementam estratégia de crescimento

Com 12,5% de market share globalmente e entre as duas maiores fabricantes de TV do Brasil, a TCL investe na expansão contínua e no aprimoramento das suas operações, por meio de fábricas e aquisições no exterior. Colaborando com indústrias locais nos países em que atua, a empresa consegue melhorar as suas capacidades industriais, garante ainda mais notoriedade e impulsiona a internacionalização dos seus negócios. No Brasil, por exemplo, a TCL opera centros de marketing e logística em São Paulo e conta com duas fábricas em Manaus – uma dedicada a TVs e outra, inaugurada em 2022, focada em condicionadores de ar.

Além disso, a estratégia de globalização da TCL é alinhada ao seu foco na inovação. Com os recursos de um conglomerado tecnológico mundial, a marca aproveita as vantagens de sua cadeia de fornecimento, que é integrada e vertical. Isso a permitiu, por exemplo, desenvolver e promover com sucesso a tecnologia Mini LED, transformando, assim, o mercado de televisores e garantindo destaque para a empresa internacionalmente.

Vale ainda destacar que a QM891G de 115 polegadas da TCL, a maior TV QD-Mini LED do mundo, já recebeu, inclusive, o “Innovative Display Technology Gold Award of the Year”, da Global Top Brands Awards (GTB), pelo avanço na tecnologia de display que representa. A marca também foi reconhecida pela GTB como “2023-2024 Global CE Brands Top 10”, “2023-2024 Global TV Brands Top 10” e “2023-2024 Global CE Brands Top 50” por seu compromisso de inspirar consumidores por meio de uma extensa linha de produtos inovadores.

Crédito: CONMEBOL Copa América 2024

Em sua missão para ir além das fronteiras do mercado, oferecendo produtos e serviços excepcionais que inspiram a vida de consumidores ao redor do mundo, a TCL busca elevar cada vez mais o valor de sua marca. É com essa estratégia que a empresa espera manter o crescimento sustentado de seu negócio, estabelecendo novos padrões de excelência em uma escala global.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo