Notícias

Levantamento do Samsung Ads demonstra as preferências dos gamers brasileiros em suas TVs

Os consoles mais populares entre esses consumidores são o PS4, PS5 e Xbox One.

Os gamers estão cada vez mais presentes nas Smart TVs da Samsung, de acordo com um mapeamento recente realizado pela Samsung Ads, divisão de publicidade da Samsung Electronics. O estudo visa identificar as preferências e hábitos de consumo de conteúdo dos usuários de CTVs da marca (CTVs = TVs Conectadas), além de oferecer às agências e anunciantes oportunidades de conexão com esses consumidores.

O levantamento considerou a base ativa e conectada de TVs Samsung no Brasil, que ultrapassa 19,4 milhões de aparelhos. Os dados revelam que 9% das Smart TVs no país, o que corresponde a mais de 5,7 milhões de consumidores1, têm algum console de jogos conectado. Em média, os heavy gamers realizam mais de 110 acessos por mês por dispositivo, enquanto os light gamers fazem cerca de quatro acessos mensais. Regionalmente, a região Norte se destaca como a mais ativa, com 113 acessos por mês, seguida pelo Sudeste (110), Centro-Oeste e Sul (109), e Nordeste (108).

Além dos jogos, 86% dessa audiência também consome outras categorias de conteúdo nas Smart TVs da Samsung. Esses usuários são considerados multiplataforma, acessando pelo menos três plataformas diferentes por mês. O consumo de conteúdo se distribui da seguinte forma: 82% do tempo é dedicado a streaming, incluindo o serviço gratuito Samsung TV Plus, aplicativos de serviço, como os de música, ou jogos; e 18% do tempo é destinado à TV linear tradicional, seja aberta ou paga. A maioria desses consumidores, mais de 90%, opta por conteúdos suportados por anúncios (AVOD1), reforçando a aceitação de publicidade em troca de acesso gratuito a jogos e outros conteúdos.

Para marcas que desejam se conectar com essa audiência, a análise indica que a relevância e a adequação das mensagens são fundamentais. A criação de narrativas apropriadas ao meio, incluindo inserções in-game, e o respeito à cultura gamer são aspectos essenciais para uma comunicação eficaz.

Perfil dos Gamers no Brasil

Os gamers brasileiros não se limitam apenas aos jogos. Eles também são aficionados por esportes, tanto como espectadores quanto praticantes, com destaque para artes marciais, skate e surfe. Além disso, são altamente engajados com entretenimento em geral, demonstrando interesse por arte, leitura, gastronomia, viagens e música¹. A música, em particular, desempenha um papel significativo na experiência gamer, com 48% dos jogadores ouvindo música enquanto jogam, com preferência por gêneros como rock, pop e sertanejo²

Confira abaixo mais detalhes sobre esse consumo:

  • 53% aceitam publicidade nos jogos se houver alguma vantagem em troca1.
  • 59% preferem publicidade alinhada com o que estão jogando2.
  • 48% consomem alimentos enquanto jogam, como fast foods, snacks, café e energéticos3.

Abordando faixa etária e gênero, 24% da base gamer ativa nas Smart TVs Samsung está entre 25 e 34 anos, uma tendência que reflete a diversidade crescente no público de jogos eletrônicos. E, embora seja majoritariamente masculina (56%) se iguala a feminina (44%) com quatro jogos consumidos por mês/device1.

Top 3 consoles mais usados/mês1:

1º PS4
2º PS5
3º Xbox One

Para 90% dos jogadores de Playstation e 70% dos de Xbox, CTV é o único lugar onde jogam. Já, para 55% da base total de gamers nas Smart TVs Samsung, o jogo acontece em três devices: PC, consoles e mobile.

Gêneros de games mais consumidos/mês1:

1º Ação e Aventura
2º Shooter
3º Esportes e Lutas (Top Esportes: 1º Futebol, 2º Baseball, 3º Futebol Americano, 4º Corrida e 5º Basquete)
4º RPG’s
5º Jogos de plataforma e simuladores

Fontes: ¹Samsung Ads Brasil I Base de Smart TVs Samsung ativas e conectadas de +19,4MM em Julho 2024 I Média de 4 consumidores por lar; ² Pesquisa da PGB de 2023; 3Mindminers 2024

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo