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Diretor executivo da Roblox revela objetivo de representar 10% de toda a receita de games no mundo

A Roblox também revelou uma série de novos produtos e funcionalidades no evento realizado em San Jose, incluindo novas formas para os desenvolvedores ganharem com suas criações e novos recursos de descoberta de músicas

Na 10ª Conferência Anual de Desenvolvedores da Roblox (RDC), realizada em São José, Califórnia, a plataforma de conteúdo imersivo revelou uma série de novas funcionalidades e planos ambiciosos para o futuro. Com 79,5 milhões de usuários ativos diários, a Roblox busca consolidar sua posição no mercado global de games e expandir suas inovações para criadores, marcas e influenciadores.

Meta Ambiciosa: 10% da Receita Global de Games

Durante o evento, o CEO e cofundador da Roblox, David Baszucki, compartilhou a ambição de que a plataforma represente, em breve, 10% de toda a receita de conteúdo de games no mundo. “Nosso próximo passo é alcançar 1 bilhão de usuários ativos diários. Acreditamos que 10% da receita global de games passará pelo ecossistema Roblox, sendo distribuída dentro da nossa comunidade”, afirmou Baszucki.

No segundo trimestre de 2024, a Roblox atingiu um crescimento de dois dígitos em todas as regiões onde opera, com destaque para o Brasil, que registrou um aumento de 24% no número de usuários.

Novas Funcionalidades: Conectando Pessoas e Expansão Musical

Entre as novidades apresentadas na RDC, a funcionalidade “Turmas” foi um dos destaques. Com essa atualização, grupos de amigos poderão se reunir facilmente e compartilhar suas experiências favoritas dentro da plataforma. A comunicação será simplificada com chats de texto e voz, especialmente para usuários maiores de 13 anos. O lançamento está previsto para o final de 2024.

A Roblox também revelou novos recursos voltados para a descoberta musical. Entre eles, “O Que Está Tocando” e “Paradas Musicais” permitirão que os usuários explorem músicas populares e artistas emergentes dentro do ecossistema da plataforma. Além disso, a parceria com o serviço DistroKid facilitará o upload de músicas e a interação entre criadores e artistas.

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Crescimento de Negócios: Oportunidades para Criadores

Outro ponto de destaque da RDC foi o anúncio de tecnologias e programas para ajudar os criadores a desenvolverem seus negócios na Roblox. Uma das novidades é a venda de produtos físicos dentro das experiências da plataforma, prevista para 2025. A integração com o Shopify permitirá que criadores comercializem seus produtos tanto na Roblox quanto em suas lojas online.

A monetização das experiências também será expandida com a possibilidade de precificação de acesso pago em moeda real. Além disso, o recurso de “Otimização de Preços” ajudará criadores a ajustarem o valor de suas experiências de forma estratégica.

A Roblox também implementará preços regionais, adaptando o custo dos itens vendidos dentro da plataforma ao poder de compra local. Com isso, espera-se tornar a economia virtual mais acessível globalmente.

IA e Inovação Tecnológica

A plataforma também está investindo fortemente em inteligência artificial (IA). Durante a RDC, foram apresentadas ferramentas inovadoras, como o desenvolvimento de um Modelo Fundamental 3D, destinado a criar conteúdos gerados por IA, como modelos 3D, a partir de comandos de texto. Essa tecnologia visa transformar a criação de experiências na plataforma, tornando-a mais acessível para todos os desenvolvedores.

Além disso, melhorias de desempenho, como o projeto “Harmonia”, estão sendo implementadas para otimizar a performance da plataforma em dispositivos de baixa capacidade, permitindo que jogos de alta performance rodem até em aparelhos com apenas 2GB de RAM.

Futuro Promissor

Com essas inovações, a Roblox reafirma seu compromisso de apoiar a comunidade criativa, ao mesmo tempo que amplia seu alcance e influencia a indústria global de games. “Estamos sempre buscando novas maneiras de ajudar nossos criadores a desenvolverem seus negócios na plataforma”, concluiu David Baszucki.

Tom Zanuzo

Apaixonado por games desde a infância, começou com Donkey Kong no Super Nintendo e hoje joga no PC e PS5. Amante de jogos de simulação, especialmente Flight Simulator, e sniper em FPS.
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