Com a crescente demanda por rapidez e segurança em PCs e notebooks, mesmo que em tarefas simples, decidir entre HD (disco rígido) e SSD (unidade de estado sólido) é fundamental para garantir o bom desempenho dos sistemas. Por isso, é importante conhecer as principais diferenças entre as duas tecnologias e os benefícios em optar pelo upgrade.
O HD ficou obsoleto?
Embora tenham custos mais baixos e ofereçam grandes capacidades de armazenamento, os HDs têm perdido espaço devido às suas limitações tecnológicas. Por serem baseados em partes móveis – ou seja, são sensíveis a quedas e impactos físicos – os componentes são mais propensos a falhas e desgastes com o tempo. Com isso, os dispositivos acabam sendo menos seguros para armazenar dados e projetos importantes, especialmente na versão externa do HD.
Além da fragilidade, os HDs tendem a ter desempenho mais lento, justamente por ter tecnologia baseada em componentes físicos. Por ser um disco rígido, o tempo de resposta do sistema é maior, o que dificulta o bom funcionamento dos sistemas, tanto em atividades simples, como ligar o computador, até em necessidades maiores, como a renderização de projetos em vídeo, por exemplo.
Vale a pena trocar o HD pelo SSD?
Se por um lado os HDs já se mostram como soluções obsoletas, os SSDs têm se consolidado como tecnologia rápida e segura, ideal para otimizar a rotina em meio a demanda por sistemas e computadores multitarefas.
“O SSD oferece uma solução muito mais moderna e eficiente. Esse é um componente que se baseia em memória flash, não em partes móveis, então a leitura e o processamento de dados são muito mais rápidos”, garante Iuri Santos, gerente de tecnologia da Kingston Brasil. Sem o risco de falhas mecânicas, o SSD é mais resistente a quedas e impactos, além de consumir menos energia, o que é uma vantagem para notebooks e PCs.
A Kingston ampliou o lineup de SSDs da marca com os lançamentos recentes do NV3 e da nova versão do SSD externo XS1000. O NV3 é o SSD NVMe ideal para quem fazer o upgrade, tanto em desktops como notebooks, em busca de melhor performance e maior armazenamento – já que oferece capacidades de 500GB a 4TB –, com o bônus de ser um componente com bom custo-benefício.
Já o SSD externo XS1000 agora também está disponível na cor vermelha. Com capacidade de 1TB e 2TB, o dispositivo compacto, de design premiado, é ideal para aumentar a produtividade do usuário e garantir a segurança de arquivos e projetos em qualquer lugar.
“Esses lançamentos representam a evolução das nossas soluções para diferentes perfis de usuários. O NV3 entrega otimiza a performance para quem precisa de velocidade em suas atividades diárias, enquanto o XS1000 vermelho combina estilo e eficiência, com a segurança e confiabilidade que o SSD externo oferece”, ressalta Iuri Santos.