O MIX.XR realidade virtual e o Mix Games seguem como um espaço de vanguarda na intersecção entre tecnologia, arte e diversidade, trazendo histórias que desafiam, emocionam e ampliam os horizontes da narrativa LGBT+ em novos formatos. Os eventos fazem parte da programação da 32ª edição do Festival MixBrasil, maior evento cultural LGBT+ da América Latina, que acontece de 13 a 24 de novembro em São Paulo.
A seleção este ano traz onze instalações de experiências XR vindas da França, Finlândia, Polônia, Chile, EUA, Portugal e Brasil, que abrangem trabalhos com inteligência artificial, instalações interativas, documentários, curtas experimentais, dramaturgias desenvolvidas em realidade virtual, combinação de VR e holografia.
Entre os destaques da XR estão Emi Ofe, nova obra da artista multimídia brasileira Igi Lola Ayedun, toda gerada por inteligência artificial, que retrata a experiência da imigração africana na França, explorando as questões da imigração sexual, da hipersexualização da mulher negra e o uso dos corpos LGBTQI; Her Name was Gisberta, a experiência VR 360 reencena a trajetória da mulher trans brasileira Gisberta, que imigrou para Portugal e sofreu um dos ataques transfóbicos mais divulgados na história do país, e paSSive poWer que tem como objetivo colocar o foco nas energias mais sutis da co-existência humana, geralmente vistas como fraqueza, combinando respiração, cânticos, exploração sensorial e cerebral em uma experiência cinematográfica imersiva.
Além de Urso, Veado, Gato e Outros Bichos, experiência que vem da França e é inspirada pelo animismo dos povos indígenas do Grande Norte, e Anamnesis, do brasileiro Robson Catalunha, que é baseado em intervenções genéticas e estéticas que borram as definições do conceito de corpo e identidade, e parte de relações entre seres humanos e híbridos, explorando diferentes dimensões da existência.
Já o MixGames traz dois jogos exclusivos da Alemanha, apresentados em parceria com a Gamescom Latam e o BIG Festival: O Sibel’s Journey, jogo educativo interativo voltado para jovens de 11 a 18 anos, promovendo conhecimento e atitudes posi
tivas sobre gênero, sexualidade, consentimento e relacionamentos saudáveis, e A Year of Springs, com visual novel, retrata o percurso de um trio de amigos ao lidar com seus sentimentos de amor, conexão e o desejo de pertencer.
Com o tema “É na Luz que a gente se encontra”, e reafirmando o seu foco na curadoria transmídia que envolve todas as manifestações artísticas, a 32ª edição acontece em diversos espaços culturais da capital paulista. Sua programação é composta por 93 filmes de 32 países e de 12 estados brasileiros, 11 experiências XR, exposição, música, literatura, games, festas, performances, workshops, Crescendo com a Diversidade, destinado para o público infantil.
O evento é uma realização da Associação Cultural Mix Brasil, Ministério da Cultura, e conta com a iniciativa da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Itaú, Spcine e prefeitura de São Paulo e com o apoio cultural do Sesc SP, Embaixada da França, hotel chilli, Scruff e paradaSp e com a parceria da Talent, responsável pela campanha “É na Luz que a Gente se Encontra”, vetor zero, evil twin e Paradiso multiplica. Apoio institucional: Teatro Sérgio Cardoso, Museu da imagem e do som, British Council, Instituto Moreira Salles, Mistika e DOT Cine.