
Após intensa pressão da comunidade Xbox e dois anos de espera, Final Fantasy XVI finalmente estreou no Xbox Series no dia 8 de junho de 2025, em anúncio surpresa durante a Xbox Games Showcase. Contudo, os resultados iniciais mostram um cenário desapontador: o título não conseguiu nem mesmo figurar entre os 350 jogos mais jogados na plataforma uma semana após o lançamento.
Razões para a falta de entusiasmo:
- Intervalo de dois anos e perda do “hype”: Com lançamento em junho de 2023 no PS5, o interesse orgânico entre os jogadores Xbox arrefeceu.
- Preço elevado: O port chegou com o valor de R$ 249,50 (ou R$ 349,90 a versão completa), o mesmo de lançamentos premium, apesar de ser um título já antigo para o público da marca.
- Sem Game Pass: Apesar do histórico de boas-vindas de grandes jogos third party no serviço de assinatura, Final Fantasy 16 foi lançado apenas para compra avulsa, desestimulando potenciais curiosos e quem hoje prioriza catálogo de assinaturas.
- Demanda real ou “barulho vazio”? Apesar de dois anos de pedidos e críticas à exclusividade, os números sugerem que a conversa era maior que a procura real, mostrando desafio crônico do gênero JRPG no ecossistema Xbox.
Comparação com outras plataformas e impacto para Square Enix
Final Fantasy XVI teve desempenho sólido no PS5 e ampliou vendas na chegada ao PC, incluindo picos de engajamento na Steam. No entanto, a baixa receptividade entre jogadores Xbox pode afastar futuros lançamentos simultâneos ou levar a estratégias mais cautelosas por parte da Square Enix para o ecossistema Xbox, onde a série historicamente tem menor apelo que no PlayStation e PC.
Você é jogador de Xbox e esperou por Final Fantasy XVI? Conte para nós.