Tetris Effect – Uma experiência sensorial | Análise

Analisado no PlayStation 4 Pro

 

Sabe Tetris? Sim Tetris, aquele jogo de quebra-cabeças criado por um russo chamado Alexey Pajitnov a muitos e muitos anos atrás, que foi escolhido para ser o jogo que acompanharia cada GameBoy em seu lançamento? Além é claro de estar presente naqueles mini-games de 9999 jogos em 1 que todo mundo teve ou já viu por ai, então, ele está de volta com uma nova proposta, tendo o visual e jogabilidade reimaginados em Tetris Effect, uma versão exclusiva para PlayStation 4 e PlayStation VR.

 

Para que faça sentido precisamos conceituar um pouco de onde vem as referências para essa nova versão do jogo clássico, entre os produtores de Tetris Effect temos Tetsuya Mizuguchi, pode não ser um nome tão conhecido, mas ele é o responsável por games como Sega Rally Championship e Space Channel 5 durante seu trabalho na Sega AM3, além de ser o criador de Lumines e Child of Eden, ambos jogos produzidos pela Q Entertainment e conhecidos pela ênfase entre jogabilidade e experiência visual/sonoras conjuntas, é disso que se trata esse Tetris.

 

 

Em Tetris Effect a proposta é atingir uma experiência sensorial entre o jogo e o jogador, tanto que o game indica o uso de fones de ouvido para obter melhor efeito, e meus amigos que sensação de imersão que ele trás aos fãs do gênero, para começar é possível selecionar dois modos, o Jornada e o Effect, vamos começar pelo Jornada, nesse modo existem 4 opções de dificuldade e 27 níveis a serem concluídos (a opção pratice possui apenas 16) e a dificuldade varia muito de um modo para o outro, esteja ciente disso, o modo Effect oferece 15 desafios distintos com propostas que variam entre melhor tempo para um número de linhas que foram limpas, melhor tempo para um limite de 150 linhas, melhor pontuação para 3 minutos entre outros, nesse modo também é possível editar algumas configurações sobre o seu avatar no mundo.

 

 

Falando em jogabilidade, Tetris Effect segue as regras mais modernas do jogo, ou seja, você tem um pequeno tempo para ajustar a peça no momento em que ela encaixa e tenha certeza de uma coisa, isso vai ser de muita ajuda, além disso, com o uso do L1 ou R1 é possível armazenar uma peça para ser usada posteriormente, mas lembre-se, assim que apertar um desses dois botões novamente a peça atual vai trocar de lugar com a armazenada e não há como desfazer essa ação, outro recurso interessante que o jogo oferece é a barra “Zone” que vai sendo carregada sempre que você fizer um Tetris, ou seja, limpar 4 linhas de uma vez só, esse recurso pode ser ativado apertando L2 ou R2 em qualquer carga da barra, o que muda é o tempo em que ele vai durar e sua função é justamente para aliviar em momentos de sufoco e ganhar pontuação, uma vez que o tempo desacelera e você tem mais condições para encaixar as peças e ganhar pontos, porém, essas linhas eliminadas durante o Zone Effect não contam como linhas para a conclusão do objetivo. Outra função legal que o jogo tem é de poder modificar a distância e rotação do tabuleiro na tela (isso vale também no PlayStation VR), é possível deixar ele bem longe ou muito próximo da borda, rotacionar para cima, baixo e para os lados tendo uma visão tridimensional das peças caindo no tabuleiro, não muda em nada a jogabilidade, mas é interessante de testar.

 

 

No começo da análise eu falei sobre jogo oferecer uma experiência sensorial, e também falei sobre Lumines e Child of Eden, para quem não conhece esses dois jogos saibam que Tetris Effect tem algumas influencias de ambos, Lumines é um jogo de puzzle com grande foco na experiência sonora aliada a velocidade do jogo, isso também está presente aqui, Child of Eden é um jogo de tiro em trilhos (rail shooter), desenvolvido para o Kinect no Xbox 360 e também com muito foco na velocidade e ritmo das músicas, bom basicamente isso define o que podemos encontrar aqui, Tetris Effect conta com visuais incríveis como efeitos de neon e partículas, explosões, luz e sombras, mas tudo, está relacionado à velocidade do game, você começa na velocidade 1 e a música é calma, relaxante e está tudo bem, atingiu 10 linhas, o jogo acelera, a música muda, tudo fica mais intenso, colorido, rápido, o controle vibra forte a cada peça que bate em uma velocidade absurda em outra já encaixada e você está completamente imerso nisso tudo, o mundo a sua volta não tem importância, tudo que você quer e a próxima peça e a batida com o ritmo mais forte e acelerado, até atingir o momento de uma nova calmaria, e sim o jogo acelera e reduz de forma abrupta saindo da velocidade 3 para a 8 e depois voltando para a 2.

 

 

Eu acredito que mais importante que falar da beleza visual e fluidez que esse jogo tem ao rodar, e da incrível trilha sonora feita para ele é tentar descrever o quão imersivo ele consegue ser, é daqueles que quando você tira os fones ou mais ainda o headset do PlayStation VR e seu coração está acelerado, a adrenalina está alta pela emoção e pressão que você acabou de passar, mas já que estamos falando disso, na parte técnica, o jogo roda extremamente estável e fluído, tendo suporte a HDR e saída 4K no PlaySation 4 Pro, apesar de estar todo em inglês, isso não é nada que atrapalhe ninguém a jogar.

 

 

E para finalizar, eu diria que Tetris Effect é um jogo de puzzle que faz jus ao legado de Tetris, mas ele acrescenta novidades bem vindas ao estilo, como a velocidade e imersão que os jogos rítmicos oferecem, se você jogar ele com o som baixo ou sem fones e ainda com a função de Rumble do controle desligada, só digo uma coisa, nem perca seu tempo, toda a experiência foi eliminada, Tetris Effect é o resultado de uma mistura de Tetris clássico, com Lumines e jogos rítmicos como Space Channel 5 e até mesmo o mais recente Thumper, recomendo a todos que gostam de qualquer um desses jogos citados e outros no estilo.

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