Out of Space – “Diaristas Espaciais” | Análise

Jogo em acesso antecipado, analise feita com base na build v0.8.06b7.

Analisado no PC


Dos criadores de “Knights of Pen & Paper” e “Chroma Squad”, Out of Space é um jogo co-op de estratégia, desenvolvido e distribuído pela desenvolvedora brasileira Behold Studios, atualmente está disponível em acesso antecipado para PC.

Out of Space é um jogo multiplayer de estratégia onde teremos de limpar uma nave espacial de uma “invasão” alienígena. Durante essa limpeza temos que gerenciar a fome e o cansaço do personagem, além de instalar e ligar moveis e estações de trabalho.

O jogo é simples e na versão testada usei um controle já que não existe opção para mudar as hotkeys do teclado e mouse, temos apenas o modo tutorial e o modo de partida rápida que pode ser jogada local ou co-op online.

Começamos com um balde, um esfregão e devemos limpar as áreas da nave, cada área limpa abre uma estação de energia que é ativada por uma bateria, nós podemos ligar até duas estações de trabalho ou recursos nessa estação de energia. Enquanto continuamos a limpeza, precisamos gerenciar a fome e o cansaço do personagem, podemos colocar moveis onde descansamos e outros que ativam bônus de status, temos também uma loja onde podemos comprar itens para facilitar o progresso.

O jogo proporciona uma experiência que pode ser agradável e divertida ao mesmo tempo repetitiva e frustrante. O problema aqui é o constante gerenciamento, você precisa limpar, jogar água em portas, em plantas, levar o lixo e aliens para o reciclador, enquanto lida com o cansaço e fome do personagem. A questão é que não existe uma opção para arremessar o item e você acaba por ter de fazer essas ações carregando um item de cada vez.

Por exemplo, você pega o balde, leva na torneira, pega o balde cheio leva e joga na porta, agora você deve fazer o caminho novamente para jogar água na planta ou em outro lugar, com tudo limpo agora você deve voltar e jogar o lixo e os aliens no reciclador, mas enquanto faz a viagem carregando um item por vez você precisa voltar e pegar o balde, encher o balde e jogar água na planta porque o personagem está com fome, já deu para entender um pouco né.

Jogando sozinho em mapas pequenos essa repetição e gerenciamento são aceitáveis, mas acabam se tornando um problema nos mapas maiores. O multiplayer acaba sendo essencial para se conseguir contornar todo esse gerenciamento, porem eu não consegui encontrar ninguém online para jogar uma partida.

Out of Space não é um produto finalizado e está em acesso antecipado, podendo ter várias mudanças que podem acabar solucionando vários pontos listados nessa análise. O jogo tem potencial e está disponível na Steam.


Confira o Gameplay de Out of Space:

Sair da versão mobile