Analisado no PC
Dreamscaper: Prologue é um RPG de ação Rogue-like com uma pitada de combate hack’n’slash, desenvolvido pela Afterburner Studios e distribuído pela Maple Whispering Limited. A versão prologue foi lançada em 08/04/2020, porem a versão completa do jogo ainda não tem data de lançamento.
O prólogo de Dreamscaper é uma mistura de rogue like com uma pitada de visual novel por assim dizer. No controle de “Cassidy”, teremos dois tipos de gameplay que variam entre sonho e realidade.
Durante os sonhos, Cassidy enfrenta monstros e coleta itens, usados para melhorar seus status e para criação de presentes. Após concluir o sonho, teremos a opção de explorar algumas áreas disponíveis, uma livraria, um bar e um café. Nesses lugares, nós podemos conhecer e conversar com alguns personagens. Durante as conversar você irá perceber que cada personagem é diferente, então fique atento na hora de criar e entregar presentes, pois ao aumentar a afinidade com cada personagem iremos liberar melhorias e equipamentos para serem usados ou encontrados durante o sonho.
O sistema de combate do jogo é interessante, mas falta um pouco de refinamento. No início temos uma recomendação para usar o controle, mas independente do uso de controle ou teclado e mouse existem algumas partes um pouco frustrantes.
O problema é que no atual estado do jogo, existem algumas inconsistências nas hitboxes e as vezes você leva um golpe que em teoria deveria ter sido desviado ou absorvido. Além desse pequeno problema, o dano dos inimigos é um pouco alto, enquanto o dano da personagem é baixo, portanto você deve ficar atento, principalmente quando estiver cercado de inimigos, pois poucos ataques sofridos podem destruir sua barra de vida.
Os gráficos estão legais, porém temos pouca variedade. Os cenários são pequenos, mas bem detalhados, os inimigos são bastante simples e não temos detalhes, já os personagens – incluindo Cassidy – são interessantes, mas com um detalhe, eles não possuem rosto. No geral o jogo está bonito, porém existe pouca variedade de cenários e inimigos o que deixa tudo bastante repetitivo. Por se tratar de um prologo isso é compreensível.
A trilha sonora é boa e foi feita pelo compositor Dale North, que já trabalhou com os jogos SPARKLITE, THE LONG RETURN, THE RIVER CITY GIRLS e WIZARD OF LEGEND.
Dreamscaper: Prologue traz uma boa primeira impressão do que podemos esperar de sua versão fina. O jogo é repetitivo e como os próprios desenvolvedores colocam “DREAM. DIE. WAKE. REPEAT. ” (Sonhe, Morra, Desperte, Repita). Atualmente essa versão está gratuita na Steam, então se você quiser experimentar é só baixa e jogar.
Confira o gameplay de Dreamscaper: Prologue
