Quinterra – Um card game diferente e com potencial | Análise

Título em acesso antecipado, portanto partes desta analise podem estar em desacordo com versões futuras.

Analisado no PC


Quinterra é um rogue-lite de cartas e táticas por turno, desenvolvido e distribuído pela Sidereal Studio, foi lançado em 07/04/2021 e atualmente se encontra em acesso antecipado.

Quem gosta de card games, batalhas por turno e jogos rogue, provavelmente irá gostar de Quinterra. Apesar de ser um acesso antecipado recente, o que temos disponível é o suficiente para proporcionar uma boa experiência, com um combate simples e um sistema de cartas que permite aliviar a aleatoriedade causada pelo sistema rogue, isso é claro se você tiver um pouco de sorte e souber montar o seu exército.

História aqui ainda não existe, mas isso não é ruim. O foco aqui é a jogatina e após um breve e “cru” tutorial que não explica direito e nem deixa claro os sistemas de jogo, nós somos jogados no mundo e já partimos para exploração e batalha. Não se desespere, pois basta alguns combates para se pegar o jeito dos sistemas.

Apesar de inicialmente eu ter ficado um pouco perdido, o sistema de combate apresentado acabou de certa forma me surpreendendo. O título consegue misturar batalhas em grid, card game e elementos rogue de uma maneira interessante, sempre forçando o jogador ter de pensar e considerar não só os pontos de invocação, efeitos de lacaios e estruturas, mas também a posição e movimentação no campo de batalha bem como as modificações do mesmo.

Como tudo funciona, ao início de cada turno o jogador deve escolher um elemento em algum hexágono no campo de batalha, ao escolher o elemento automaticamente o jogador terá de escolher entre uma das cartas daquele elemento para colocá-la em sua mão, nessa etapa também é possível melhorar as cartas com joias e itens, mas isso vai depender das combinações de elementos escolhidas pelo jogador. Assim como todo card game temos cartas que representam lacaios, elites e estruturas, cada uma com pontos de vida, ataque, defesa e magia, habilidades únicas e custos para coloca-las em campo. Os pontos de comando são utilizados para invocar lacaios e estruturas e a mana para invocar elites, por padrão a cada turno o jogador recebe um ponto de comando e três manas.

O combate é o típico de todo card game, onde é preciso pensar em suas invocações para combater as do inimigo. O grande diferencial desse sistema é o campo de batalha por grid que permite uma grande variedade de estratégias, mas me deixa explicar melhor.

Todo jogo rogue traz uma aleatoriedade que acaba em algum momento pegando o jogador de calças curtas e geralmente nestes momento é game over. Como Quinterra traz um campo de batalhas aberto e por grid, é possível que o jogador crie inúmeras estratégias para diminuir essa aleatoriedade. Por exemplo, você pode invocar elites que utilizem habilidades a distância e ao mesmo tempo invocar lacaios na frente dos elite, criando um escudo que irá protege-los de dano, também é possível cercar inimigos ou encurralá-los em cantos do mapa limitando assim seu alcance. São inúmeras estratégias possíveis, mas é claro, tudo depende do jogador criar um bom exército, do contrário ele poderá virar vítima dos elementos rogue.

Os gráficos do jogo são um mix, enquanto a arena de combate e os efeitos de fundo são legais e bem feitos, a arte das cartas é bastante simples e não impressiona. No geral a ambientação é boa, na minha opinião, o principal fator aqui é a trilha sonora que é composta por músicas variadas que criam um certo ritmo nos combates.

No seu atual estado Quinterra não possui muito conteúdo, você simplesmente vai de combate em combate, explorando mundo e construindo seu exército, até enfrentar o chefe e passar para o próximo mapa. O combate é legal e é possível passar algumas horas jogando, contudo, após algum tempo tudo começa a ficar repetitivo demais e o jogo acaba enjoando.

Apesar de estar e acesso antecipado, Quinterra tem potencial. Seus sistemas de combate são interessantes e dependendo de suas atualizações teremos uma boa receita para os amantes de card game. No seu atual estado, Quinterra não tem muito conteúdo, mas o que temos disponível é o suficiente para te divertir, o título precisa desesperadamente de um novo tutorial e uma nova interface também cairia bem. O preço cobrado é justo, mas estamos falando de um acesso antecipado recente, portanto no seu atual estado eu só o recomendo para quem se interessou e quer apoiar o desenvolvimento, do contrário é melhor esperar por atualizações.

Confira no vídeo abaixo o início de Quinterra:

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