NARAKA: BLADEPOINT | Impressões do Beta fechado

Jogo ainda em desenvolvimento, portanto pontos desta analise podem estar em desacordo com o produto final.

Jogo testado no PC


NARAKA: BLADEPOINT é um battle royale que está sendo desenvolvido e distribuído pela 24 Entertainment, sem data de lançamento confirmada, o título atualmente se encontra em fase beta e estas são minhas impressões da experiência que tive jogando este play test.

Sendo um jogador que ama o aspecto PVP de MMOs, quando o assunto é multiplayer online, battle royale é de longe o gênero que menos me chama a atenção. Naraka é o primeiro título deste gênero que eu realmente me diverti jogando, a jogabilidade é diferente e as estratégias são variadas, não é só pew pew pew a distância.

Já no tutorial somos apresentados a primeira grande diferença, o combate. A jogabilidade de Naraka é uma mistura de Sekiro com os sistemas de combate action encontrados em MMO’s como Black Desert e a action câmera de Guild Wars.

Basicamente neste sistema o jogador pode correr, pular, escalar construções, atacar e esquivar de ataques. Temos diferentes personagens para serem escolhidos, cada um com habilidades distintas, tornando possível a criação de combos ao escolher os integrantes do time. O grande diferencial é a introdução de um arpão que pode ser usado tanto na locomoção, para alcançar lugares mais distantes ou no combate, para avançar sobre os inimigos.

O combate é divertido e equilibrado até certo ponto. Assim como todo battle royale os minutos iniciais são de exploração e coleta de itens, aqui temos basicamente dois tipos de armas, as de ataque a distância e as de ataque corpo a corpo. Dentro de cada tipo de arma existem variações, por exemplo, temos arcos, rifles, bestas, no corpo a corpo, temos espadas pequenas, medias e grandes. Não pense que você irá pegar uma arma e se tornar o rei do campo de batalha, todas as armas tem durabilidade e é necessário decidir quando vale a pena batalhar ou quando é melhor correr. Ficar sem arma no meio do combate é um erro fatal, a animação do item que restaura a durabilidade das armas leva alguns bons segundos para concluir e o jogador acaba ficando exposto neste período.

Como disse o combate é equilibrado até certo ponto, ele é rápido e algumas armas a distância são terríveis para acertar, por causa disso eu passei praticamente o tempo todo utilizando um canhão que causa dano em área a distância. O jogo também sofre com a falta de “break stun” (habilidades que quebram o atordoamento), se você for atordoado é praticamente morte certa. O combate contra mais de um oponente é extremamente difícil, ainda mais se o inimigo souber jogar, restando ao jogador somente a opção de correr.

Na minha opinião o dano causado no geral é alto demais e quando combinado com a falta de break stun, acaba criando um combate extremamente rápido e com pouca abertura para erros e viradas. A impressão é a de ataque primeiro ou corra, não existe muito incentivo para tentar ficar no combate o que é uma pena, pois os sistemas são legais.

Naraka: Bladepoint possui uma bela ambientação, de longe este é um dos battle royales mais bonitos. Os gráficos são muito bem trabalhados e é possível encontrar detalhes em todos os lugares, desde as roupas dos personagens indo até nas construções do cenário. A alta qualidade das texturas geralmente vem acompanhada de um impacto na performance, contudo o que encontrei foi um jogo bem otimizado, mesmo sendo um beta os frames se mantiveram constantes, com exceção dos primeiros segundos ao entrar em uma nova partida, o jogo se manteve sempre acima dos 60 quadros.

Se você gosta de mais frames, saiba que Naraka será o primeiro jogo desenvolvido no motor Unity à utilizar o DLSS da Nvidia. Assim quem possui uma RTX da série 20 ou 30 e um monitor de alta frequência, pode aproveitar ganhos de quadros massivos.

No geral, esta foi a melhor experiência que tive com battle royales até o momento. Naraka: Bladepoint é diferente e tem potencial, mas segure seu hype pois, este é um título ainda em desenvolvimento e até o momento não sabemos se o jogo será pago ou gratuito, não temos informações sobre o tipo de anti-cheat “spyware” que o jogo irá adotar, também não sabemos como a loja de cash irá funcionar, nem se o jogo irá se tornar P2W (pague para ganhar).

Para concluir, definitivamente vale a pena adiciona Naraka: Bladepoint em sua lista de desejos, mas não se empolgue. O jogo é interessante, mas infelizmente atualmente faltam muitas informações sobre o título.

Confira no vídeo abaixo o gameplay do Beta Fechado de Naraka: Bladepoint:

Sair da versão mobile