Star Dynasties – Aleatoriedade tira o senso de estratégia do jogo | Análise

Jogo cedido pela Nuuvem, em parceria com a Iceberg Interactive

Analisado no PC


Jogo em acesso antecipado, portanto pontos desta analise podem estar em desacordo com o produto final.

Star Dynasties é um jogo de estratégia desenvolvido pela Pawley Games, distribuído pela Iceberg Interactive e lançado em acesso antecipado para PC em 16/03/2021.

Com uma jogabilidade parecida com Crusader Kings, Star Dynasties é interessante, porém por estar em acesso antecipado seu conteúdo é pequeno, assim varias ações e eventos se repetem demasiadamente muitas vezes sem sentido e o jogo acaba ficando chato depois de algum tempo.

Em Star Dynasties a humanidade expandiu as fronteiras além de nosso sistema solar e criou colônias nas estrelas. Com a destruição da Terra, toda a estrutura de governo veio abaixo e agora os sistemas são dominados pelas elites, aqui o jogador assume o lugar de um destes “senhores feudais” e precisa dominar o espaço controlado pelos humanos.

A impressão inicial é de que este é mais um jogo de domine / conquiste tudo e todos, mas é só jogar um pouquinho que você percebe que força bruta aqui é só um dos fatores. Poder militar é apenas uma das equações, a base principal aqui é tecnicamente a diplomacia e as relações interpessoais, eu digo tecnicamente porque quase tudo pode acontecer.

Star Dynasties traz boas ideias e muito pode acontecer durante a jogatina. Perder aqui é uma questão de ter sua linhagem inteira eliminada, pois caso seu personagem morra é possível continuar seu reino jogando com um de seus filhos, ou seja, planejar e criar descendentes é uma tática fundamental. As relações entre os “reis” são de suma importância e quase tudo pode acontecer, é possível realizar casamentos arranjados, trocar favores, ajudar ou reconstruir sistemas e é claro atacar diretamente outros “reinos”.

Tudo é válido quando o assunto é expandir nosso alcance, mas fique atento pois tudo também pode acontecer em nosso reino. Durante a jogatina você terá de lidar com eventos dinâmicos que envolvem pedidos, revoltas, traições, rebeldes e infelizmente este é um ponto que faz o jogo ficar enjoativo.

O principal defeito de Star Dynasties é no excesso de eventos e na aleatoriedade em que tudo ocorre, parece até que estamos jogando um “rogue like”. Você nunca terá certeza de vitória enquanto não ganhar, pois como disse tudo é muito aleatório, por exemplo, é comum ocorrer traições envolvendo quem em teoria teria uma boa relação com nosso personagem, assim como revoltas e outros líderes de facções deixarem seu império sem motivo algum. Todo turno é recheado de eventos aleatórios, muitos deles não fazem sentido e a maioria das escolhas sempre acaba de alguma forma prejudicando alguma relação do nosso personagem. Após começar alguns jogos é possível ter a impressão de que muita coisa parece ser desenhada para acontecer independente dos status e relações entre os personagens.

Se a jogatina fica enjoativa, os gráficos e efeitos sonoros não ajudam em nada a animar essa jornada. Graficamente tudo é muito simples e sem detalhes, não existem animações para nada e a interface do jogo é bastante carregada e confusa, é certeza que você irá perder algum tempo para decorar o que cada botão faz e os caminhos para cada ação. A trilha sonora é bem simples se resumindo a cliques do mouse e alguns efeitos sonoros, passamos a maior parte do tempo somente ouvindo a música de fundo que vai se alternando conforme a situações, definitivamente não espere por muita coisa.

No final de tudo Star Dynasties tem boas ideias, porém em seu atual estado suas mecânicas não estão bem implementadas e a impressão que tive foi ter de contar mais com a sorte do que realmente seguir uma estratégia. O jogo ainda está em acesso antecipado e com certeza receberá mais atualizações, o preço cobrado atualmente é um pouco salgado pelo que temos disponível, contudo é comum os jogos em acesso antecipado terem um aumento de preço após o lançamento oficial, por estas razões eu recomendo este título somente para quem se interessou e não quer esperar para entrar neste universo, do contrário é melhor esperar por atualizações.

Sair da versão mobile