Serious Sam: Siberian Mayhem – “From fans with love” | Análise

Serious Sam: Siberian Mayhem é definitivamente uma expansão feita de fãs para fãs

Analisado no PC


Serious Sam: Siberian Mayhem é um jogo de tiro em primeira pessoa, desenvolvido pela Timelock Studio em conjunto com a Croteam e distribuído pela Devolver Digital. Siberian Mayhem será lançado para PC dia 25/01/2022 e até o momento não temos previsão para versões de console.

A franquia Serious Sam sempre teve como características sua carnificina ao colocar centenas, até milhares de inimigos na tela e seu suporte a mods. Siberian Mayhem começou como um mod feito por fãs e acabou se tornado uma expansão standalone com suporte da Croteam, essa nova aventura traz mais conteúdo na medida certa para quem gosta da franquia.

Siberian Mayhem é uma expansão que se passa entre o penúltimo e o último capítulo de Serious Sam 4. Aqui nós iremos acompanhar Sam “Serious” Stone que chega na gelada região da Sibéria trajando seus óculos escuros, sua camiseta branca, calça jeans e tênis, sozinho Sam precisa desbravar este lugar para chegar em Tunguska e tentar impedir que o corrupto “General Brand” entregue o “Santo Graal” para o vilão “Mental”.

A jogatina continua na mesma pegada dos outros jogos, ou seja, temos muito tiro porrada e bomba, mas aqui a carnificina começa logo cedo. Diferente dos outros jogos da franquia onde nós somos apresentados a novos equipamentos conforme passamos de nível, em Siberian Mayhem nós conseguimos acesso a todo o poder de fogo bem mais cedo e acredite você vai precisar dele.

Como a expansão se passa durante o final do quarto jogo, temos praticamente quase todos os inimigos do jogo base já no começo. O jogo não segura na mão e logo no primeiro nível precisamos enfrentar Reptiloids, Zealots, Mechanoid e os malditos esqueletos, a quantidade de inimigos é grande, mas o arsenal e os recursos também são e para deixar tudo mais interessante temos algumas adições.

“Things are okay when you have an AK”. Esta não é uma simples DLC, a expansão não só traz o arsenal e os inimigos do quarto jogo, como expande um pouco em todas as direções. Temos 4 novos inimigos que incluem uma torre armada até os “dentes”, 2 novos gadgets e 3 novas armas sendo uma delas a inédita AK. Os mapas são grandes com ambientes abertos e fechados, a exploração é a chave para tudo, pois explorar a região te levará a itens, segredos, easter eggs, missões secundárias e até puzzles.

No quesito gráficos e performance, a expansão chega com a mesma cara do jogo base, além de ter todas as melhorias e correções já lançadas até a data atual. Jogamos em uma build de testes e o jogo se comportou muito bem, com quadros estáveis e poucas quedas, mas infelizmente sofremos alguns “softlocks”. Basicamente na versão testada várias partes do mapa possuíam área fechadas que estão diretamente ligadas a quantidade de inimigos do lugar, ou seja, se você não eliminar até o último os portões não vão abrir e isso se mostrou um problema, visto que em algumas situações os inimigos não apareciam ou apareciam dentro de construções sendo impossível eliminá-los, o jeito era recarregar o checkpoint e tentar de novo.

No final Serious Sam: Siberian Mayhem é definitivamente uma expansão feita de fãs para fãs, o jogo é bom e adiciona conteúdo justamente na parte que não foi bem aproveitada durante o quarto jogo. O preço cobrado é justo, sendo que os jogadores que tiverem Serious Sam 4 em suas bibliotecas ganham um desconto adicional e é certeza que essa expansão irá agradar a todos que gostam da franquia, contudo por ser uma expansão standalone eu prefiro recomendar este título somente para quem jogou o quarto jogo ou para quem pretende adquirir o pacote do quarto jogo mais a expansão, do contrário você não irá entender nada.

Confira neste vídeo de gameplay o início de Serious Sam: Siberian Mayhem:

Sair da versão mobile