FixFox – Impressões do Preview

Título ainda em desenvolvimento, portanto pontos desta análise podem estar em desacordo com versões futuras e finais do jogo.

Jogo testado no PC


FixFox é um jogo indie de aventura “sci-fi” que está sendo desenvolvido pelo estúdio tcheco Rendlike, o jogo será publicado pela Joystick Ventures e deve chegar nos PCs em 31/03/2022.

No universo de FixFox os humanos introduziram códigos genéticos de animais em seu DNA. Primeiro isso foi feito por causa da moda, depois a Terra sofreu mudanças climáticas que forçaram os humanos a expandirem essa técnica pois o pelo animal os mantinha quentes. Além de características como os pelos e feições animais, os humanos descobriram que também possuíam a habilidade de hibernação e utilizaram essa para explorar outros mundos.

Nessa aventura nós iremos acompanhar a jornada de Vix, uma mecânica “espacial” que faz seu trabalho acompanhada da sua tagarela caixa de ferramentas/AI “Tin”.  Vix é enviada em uma missão com o objetivo de consertar um “beacon” em um planeta, a viagem ia tudo bem até que ela teve de fazer um pouso forçado e a AI Tin ejetou suas ferramentas para tentar equilibrar a nave. Agora sem ferramentas a raposinha tem de se virar com o que achar no melhor estilo MacGyver, consertando equipamentos para tentar concluir o objetivo de sua missão e quem sabe no caminho descobrir outros segredos.

A versão que jogamos é um alpha e o conteúdo pode estar diferente da versão final, contudo o que estava disponível era o suficiente para se ter uma ideia do que esperar da versão final. FixFox é um jogo com o foco total na história que é legalzinha e para avançar é preciso explorar, consertar, construir e resolver pequenos puzzles.

O jogo possui mecânicas legais e realizar consertos é uma tarefa que requer diferentes tipos de materiais. Como Vix perdeu suas ferramentas, você precisa improvisar com o que estiver disponível, moedas e espátulas servem para retirar parafusos, espanadores e escovas de dente para limpar sujeira e porque não usar selos ou band-aids para reparar fios. A mecânica de reparar é interessante e para conseguir os materiais é preciso explorar e até fazer troca com alguns NPCs, mas não seja ganancioso pois, fazer muitas boas ações ou coletar muitos itens trazem suas consequências.

A exploração é feita em grande parte no controle de uma motocicleta e tem seus altos e baixos. No início explorar é bem legal, no controle da motocicleta você vai desbravar o mapa, descobrindo novos lugares sempre acompanhado de uma bela trilha sonora. A parte ruim é que não temos marcadores de objetivos e por causa disso em determinados momentos você se sente em um “walking simulator”, principalmente depois de liberar todo o mapa.

Os gráficos são bastante simples, tudo aqui é feito em pixel art, temos uma câmera com visão superior e com poucos detalhes, mas não se engane o título tem seu charme.

No final FixFox chamou bastante nossa atenção, este é mais um jogo indie que prova que não é preciso um orçamento milionário e nem gráficos de última geração para se criar uma boa experiência. O jogo será lançado no final deste mês e eu recomendo que o adicione na sua lista de desejos, pois esta é uma experiência diferente que vale a pena ser jogada.

Sair da versão mobile