Wallace & Gromit in The Grand Getaway – É divertido, mas falta o queijo e as bolachas | Análise

A jogabilidade é bastante simples e praticamente tudo se resume a apontar e agarrar com algumas interações.

Analisado no Meta Quest 2


Wallace & Gromit in The Grand Getaway é uma aventura narrativa desenvolvida pela Aardman em conjunto com a Atlas V, No Ghost, Albyon e Reynard Films. O título está sendo distribuído pela Astrea e foi lançado em 07/12/2023 para a plataforma Meta Quest, suportando os modelos Quest 2, Quest 3 e Quest Pro.

Trazendo uma experiência que se assemelha aos jogos feitos em 2016/17 para VR, Wallace & Gromit in The Grand Getaway capricha nos detalhes da trama, mas peca nos controles e na acessibilidade.

Criado pelo animador britânico Nick Park, Wallace e Gromit traz a dinâmica do inventor Wallace e seu fiel companheiro, o inteligente cachorro Gromit. Desde seu lançamento em 1989, a dupla foi protagonista de vários filmes de animação stop motion que renderam três Oscars e muitas risadas. Em The Grand Getaway nós iremos acompanhar mais uma aventura desta dupla dinâmica, uma história que envolve o atraso à uma viagem de férias para um retiro de Golfe, onde Wallace decide ir de foguete para ganhar tempo, mas as coisas dão errado e eles vão parar em Marte. A trama tem um tom leve e bem humorado, nos colocando para alternar entre os pontos de vista dos personagens para assim completar atividades e eventos, estes que são inspirados nos filmes de sucesso.

A ambientação está muito boa, o jogo mistura a típica animação stop motion da franquia com visuais atuais de quadros suaves, criando uma experiência diferente e bastante imersiva. Ben Whitehead, que substituiu o falecido Peter Sallis, volta novamente dublando Wallace e a atriz Miriam Margolyes empresta sua voz para a assistente e nossa guia Beryl, todas vozes foram bem gravadas e as instruções estão claras, contudo, faltam opções de dublagem, legendas e localização para outras línguas.

A jogabilidade é bastante simples e praticamente tudo se resume a apontar e agarrar com algumas interações. Aqui nós iremos alternar entre os pontos de vista dos personagens, mas a maior parte do tempo será gasto no controle do robô Auto-Caddy que pode agarrar objetos de longe com seus braços mecânicos e também os arremessar cuspindo com sua boca. O jogo traz um conjunto que se assemelha às antigas experiências feitas para VR e a jogatina se resume a arremessar objetos, apertar switches e manipular alavancas e dispositivos para completar os minigames e puzzles.

O conjunto de interações combina com a trama leve e a experiência seria muito boa se não fossem os controles e a total falta de acessibilidade. Infelizmente não temos nenhum tipo de movimento, a experiência é jogada de forma estática e a única movimentação de fato é feita pulando entre pontos de vista, para piorar não temos botões para abaixar nem mesmo para centralizar a câmera que durante nossa jogatina se mostrou inconsistente. Essa falta de opções é agravada pelos controles que estão imprecisos, as caixas de interação da maioria dos itens estão pequenas demais dificultando as interações, os controles de grab e grip estão invertidos na maioria dos itens e até a ação de agarrar objetos a distância não funciona na metade das tentativas.

Por causa das inconsistências e problemas, jogar sentado o tempo todo é impossível e de pé é necessário um espaço considerável dado as mudanças de câmera. A acessibilidade é duramente afetada, o que é uma pena pois o jogo é divertido e as inconsistências somadas aos controles ruins acabam limitando a audiência.

O jogo é curto, temos cerca de pouco mais de uma hora de jogatina, tempo este que varia de jogador para jogador. Além da história base, conforme você avança vários mini games serão liberados e é possível jogá-los de forma independente no menu inicial e o jogo também conta com uma divertida experiência AR que também traz alguns mini games.

No final, apesar de ser bem ambientado e trazer um charme único, Wallace & Gromit in The Grand Getaway infelizmente sofre com seus controles ruins e com sua falta de acessibilidade. Durante nossa jogatina foi comum ter de lutar com os sistemas para realizar tarefas simples, o que por diversas vezes tornou a experiência frustrante. O preço cobrado é justo, contudo, o jogo só está sendo vendido através da plataforma Meta que cobra em dólares americanos e por isso o preço se torna um pouco salgado pela experiência. Por conta dos problemas e do preço, eu prefiro recomendar esta experiência somente para quem realmente é fã da franquia e pode jogar sem limitações, do contrário é melhor esperar por uma promoção.

Confira no vídeo abaixo as primeiras impressões de Wallace & Gromit in The Grand Getaway:

Sair da versão mobile