Acer Aspire 3 – A315-24P-R06B – Um bom custo-benefício com muita bateria | Análise

O preço atual é próximo ao de um chromebook mas com muito mais desempenho e opções.

Equipado com um processador da linha Ryzen 7000, o modelo A315-24P-R06B é um laptop ideal para usuários domésticos, estudantes e profissionais que procuram por uma máquina para tarefas básicas em um conjunto com um bom custo-benefício e muita bateria.

Este Aspire 3 A315-24P-R06B vem equipado com um processador Ryzen 7320U que embarca uma GPU integrada Radeon 610M, 8GB de memória RAM DDR5 5500MHz soldada e um SSD NVMe de 512GB. O painel é TN com tela de 15,6’’ polegadas e resolução HD (1366 x 768), o corpo é em plástico na cor prata com acabamentos bem feitos e quinas arredondadas, o teclado é no estilo chiclete (aquelas achatadas) no layout ABNT2, sua webcam é HD 720P, temos Wi-fi 6, Bluetooth 5.0 e de quebra o modelo vem com uma versão original do Windows 11 Home.

O modelo traz um design minimalista e compacto, por isso temos poucas entradas com um USB-C, um USB 3.1 e uma entrada HDMI do lado esquerdo e um USB 3.1, uma entrada P2 e uma trava de segurança do lado direito, tudo isso compactado em uma carcaça robusta de plástico com cerca de 36,2 x 23,7 cm e 1,9 cm de espessura, pesando cerca de 1,75 Kg. Apesar do design ser elegante, ele não é perfeito e o conector de energia é pequeno  passando a impressão de ser um tanto frágil, além disso a saída de exaustão de ar é superior, soprando o ar quente em direção à tela, um estilo que não me agrada por conta de potenciais problemas de aquecimento, mas a configuração aqui provavelmente não irá os ocasionar durante o uso do dia a dia.

Este Aspire 3 foi o escolhido para substituir o meu já cansado e velho laptop Samsung que embarca um processador Intel I5-3230M que recentemente fez seus 11 anos. O objetivo era procurar uma máquina compacta para trabalhos leves de office e pequenas edições, algo que o modelo faz com folga. O Ryzen 7320U é um processador de 4 núcleos e 8 threads, com clock básico de 2.4GHz e turbo de até 4.1 GHz, especificações que não impressionam, mas apesar de ser o mais básico da família 7000, este é um chip novo com maior IPC e eficiente enérgica, um conjunto que deixa o velho I5 facilmente para trás.

O processador é acompanhado de 8GB de memória RAM DDR5 5500MHz em Dual-Channel, que são o suficiente para rodar o W11 e aplicações leves, caso queira também é possível instalar alguma distro Linux e ter um pouco mais de folga no uso da memória. Infelizmente os módulos são soldados e não existe slot de expansão, ou seja, não será possível realizar upgrades futuros e qualquer reparo irá necessitar de uma assistência técnica especializada. Algo que também vale parcialmente para o slot de SSD, pois temos somente 1 slot disponível, este que é preenchido pelo SSD NVMe de 512GB, armazenamento o suficiente para a maioria dos usuários, mas quem quiser fazer upgrade terá de substituir o drive.

Em uso office com pequenas edições no Gimp e Aseprite, o desempenho no geral foi bem satisfatório. Essa carga de trabalho foi tranquila para o 7320U, o processador deu conta de todas as atividades sem problemas, o sistema não apresentou nenhum travamento ou slow down e o chip mostrou sua eficiência, onde dependendo da carga de trabalho foi possível extrair uma média de 7 a 10 horas da bateria, valores muito bons para um dispositivo móvel com foco no trabalho.

Claro que PCs também são sinônimos de jogos e apesar de não ser o objetivo principal desta máquina, nós também testamos alguns jogos. Sim, é possível rodar Crysis mas no geral os resultados não foram bons, pois além do processador mais discreto, o sistema aqui também é limitado pela Radeon 610M que é o chip gráfico mais fraco dessa série e pelos 8GB de RAM, assim não espere rodar nenhum jogo mais atual.

Nós testamos com jogos mais antigos e foi possível rodar títulos de mundo aberto como Skyrim, GTA V e Sleeping Dogs com configurações baixas, a uma média que oscilou entre 30 e 45 quadros. Jogos como Batman Arkham City e Crysis rodam a 60 quadros com algumas quedas, no geral será possível rodar a maior parte dos títulos em 3D lançados na época dos consoles Xbox 360 e PlayStation 3 com algum comprometimento gráfico. Como dito acima este não é o foco desta máquina e embora seja possível jogar alguns jogos a experiência não é das melhores e nosso Nintendo Switch consegue rodar Skyrim e Arkham City com qualidade melhor e quadros mais consistentes.

Como dito mais acima, o exaustor fica na parte superior soprando o ar quente para tela ao invés dos lados e nossos testes revelaram que isso pode ser um problema dependendo de como utilizar a máquina. Fizemos testes de temperatura sempre ligado a energia ao mesmo tempo em que testamos os jogos, visto que o sistema aqui foi estressado perto do limite e os resultados foram estes. Encontramos a temperatura de 80ºC enquanto a máquina estava posicionada em cima de uma almofada que limitada em parte a entrada de ar inferior, a temperatura estabilizou em 74º quando colocamos o notebook em uma superfície plana que possibilita a entrada de ar e tivemos 65ºC o utilizando em cima de uma mesa com coolers.

A temperatura de jogo é um pouco alta e o exaustor sopra diretamente para a tela, o que pode acabar ocasionando problemas futuros, porém estes foram os resultados durante o jogo com a máquina ligada na tomada, algo que não iremos fazer dada a finalidade desta máquina. Utilizando o computador fora da tomada, em trabalho office e com pequenas edições no Gimp e Aseprite, essa situação muda completamente e encontramos temperaturas que beiram os 45ºC, com o computador rodando frio e sendo possível utilizá-lo de maneira confortável sem correr o risco de se queimar.

Apesar de não trazer as melhores especificações, o Acer Aspire 3 – A315-24P-R06 se mostrou uma máquina com excelente custo-benefício. Sua configuração consegue atender tranquilamente usuários domésticos, estudantes e profissionais que não exigem aplicações mais pesadas durante o trabalho. O modelo é leve e prático, com um design robusto, um desempenho OK e uma boa eficiência energética, sendo que o preço atual é próximo ao de um chromebook mas com muito mais desempenho e opções.

Sair da versão mobile