Governo de São Paulo celebra Dia do Orgulho Nerd com programação especial

Público poderá assistir animes, shows e, ainda, participar de um concurso de cosplay, que já está com as inscrições abertas

No dia 25 de maio, o Pavilhão da Bienal, localizado no Parque Ibirapuera, sediará uma celebração única dedicada ao Dia do Orgulho Nerd. O evento, organizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, marca a inclusão desse dia no calendário paulista, oferecendo uma programação abrangente e gratuita, que inclui desfiles de cosplay, exibições de animes e tokusatsu, shows e mais, das 10h às 22h.

A celebração simboliza o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural nerd e geek. Conforme ressaltado pela secretária da Cultura, Marília Marton, “este será um dia dedicado a celebrar e incentivar a criatividade, a imaginação e a paixão por explorar novos mundos e ideias em todas as suas formas”.

Artistas reconhecidos no segmento, como Ricardo Cruz e Larissa Tassi, encantarão o público com suas interpretações de músicas de animes. O evento, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), também contará com a participação dos Metais de São Caetano, proporcionando uma mistura de música clássica e popular.

Para acompanhar as últimas novidades da programação, o site www.orgulhonerd.sp.gov.br está disponível.

Concurso de Cosplay

Os participantes terão a oportunidade de dar vida aos seus personagens favoritos em um concurso de cosplay. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio de um formulário online.

A Origem do Dia do Orgulho Nerd

Também conhecido como “O Dia da Toalha”, o Dia do Orgulho Nerd é celebrado mundialmente em 25 de maio, em homenagem ao escritor Douglas Adams, criador do “Guia do Mochileiro das Galáxias”. Em seus livros, uma sátira à sobrevivência no espaço, o autor defende que o item mais importante para se aventurar em uma viagem pela galáxia é uma toalha.

Essa data também marca a estreia do filme “Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança”, lançado em 1977. Além de representar um momento icônico no mundo nerd, é uma celebração global que ultrapassa fronteiras.

Sair da versão mobile