Monster Hunter World é o novo título da popular série de RPG de ação da Capcom, e quando eu digo popular, é porque realmente ela é! Criada lá em 2004 ainda no PlayStation 2 e depois de diversos títulos que iam e vinham entre consoles de mesa e portáteis, finalmente a atual geração recebe sua versão do jogo, e meu queridos, que versão!
Monster Hunter World talvez seja o jogo mais ocidentalizado da série, ele foi assumidamente criado para agradar mais aos jogadores desse lado do planeta do que o do lado de lá, World bebe de diversas fontes de jogos criados desse lado do mundo, mas usa-os como referência para evoluir e dar um tremendo salto em diversos segmentos do jogo, se formos comparar o titulo atual com seu antecessor o XX (conhecido como Double cross) que foi lançado para o Nintendo 3DS e o Nintendo Switch (esse apenas no Japão), o abismo entre eles é ainda maior.
World começa com uma linda cutscene num navio de caçadores, você é introduzido a outros personagens e logo de início já tem que aprender se virar, ou seja, ao contrário dos jogos antigos o tutorial está bem envolvido no gameplay o que faz com que ele pareça algo natural, sem interferir demais ou entediar o jogador, antes disso, você já criou o seu personagem, num nível de detalhamento de da inveja a alguns The Sims, sim é nesse nível, uma das coisas mais legais foi customizar o seu Amigato, passei um bom tempo tentando as variações do bichano.
O modo campanha single player é bem pensado e vai te entreter por horas, ainda mais que algumas caçadas vão demandar tentativas de acerto e erro, até que você consiga equipar seu personagem de uma forma que ele seja capaz de enfrentar o desafio sozinho, falando em equipar, as opções de armaduras e equipamentos são grandes, e nada que não possa aumentar, afinal, é algo comum na série coletar itens para aprimorar os equipamentos e aqui em Monster Hunter World isso não foi deixado de lado, pelo contrário, as possibilidades foram expandidas, são muitas combinações e resultados variados.
O jogo evoluiu muito no gameplay, Monster Hunter World agora possui um gigantesco mundo aberto interligado, repleto de animais, insetos, plantas e claro, feras para caçar, tudo é vivo e se mexe, emite sons, uma mudança muito bem vinda ao jogo foi a forma como rastreamos nosso alvo, um tipo de vagalume é usado para encontras pistas, através delas vamos evoluindo em nossa busca até de fato encontrar a presa, ou as vezes, ela nos encontra… Em situações como essa você pode contar com o auxilio do seu Amigato ou ainda de outros jogadores online, que podem participar da sua caçada (ou você da deles) desde que você seja assinante do serviço online do seu console.
Uma coisa que a Capcom aprendeu nesse jogo é que os jogadores gostam das lutas e não apenas da caçada em si, e meus amigos, cada luta que travamos, e assim, não seja precipitado, as chances de você ficar atordoado ou desmaiar e voltar ao acampamento são enormes, vá com calma, use a esquiva quando necessário, pense na sua estratégia, que é sim possível abater o alvo, mas não vai ser fácil, ou melhor, muitas vezes não vai ser fácil, a curva de progressão do jogo é boa e faz com que o desafio não seja batido muito rapidamente.
Monster Hunter World tem um dos mundos mais belos que eu vi nos últimos tempos, ao menos nenhum jogo em 2018 ainda me fez ver um mundo mais belo que esse, efeitos de água, modelagem dos personagens, os animais e inimigos, é tudo muito bem feito, lindo de se ver, um passeio por Astera é de se deslumbrar com as cachoeiras e engrenagens funcionando, mas nem tudo são flores, literalmente, o jogo apesar de lindo e repleto de efeitos sofre de alguns problemas de performance que podem incomodar um pouco, a versão analisada foi no PS4 Pro, e mesmo nesse sistema onde o jogo recebeu aprimoramentos, a taxa de quadros tende a cair as vezes, nada muito grave, mas é sim perceptível em cenas mais complexas e batalhas com inimigos maiores ou mais trabalhados.
A trilha e os efeitos sonoros são dignos do que o jogo merece, tudo é bem feito, casa bem com o clima proposto no jogo, dando aquela sensação de jornada, a dublagem não é lá aquelas coisas e fica meio fora da boca dos personagens, sério, é meio feio olhar pra boca deles enquanto estão falando e isso acontece em qualquer um dos idiomas que testei, inclusive no criado para o próprio jogo, ao menos nesse título a Capcom lembrou com carinho do Brasil e disponibilizou toda a interface do jogo e legendas em português brasileiro, obrigado por isso, ajuda muito.
Monster Hunter World é um novo patamar para a série, não é a toa que vendeu milhões e milhões de cópias mundo a fora em pouco tempo, ele é divertido, é gostoso mesmo sair à caça dos mais variados monstros, tudo é bem desenhado, se tiver a possibilidade de se juntar a amigos e partir para o modo online essa sensação de jornada é ampliada a um outro nível, o jogo de fato não é perfeito, mas é inegável que ele tenha cumprido seu papel, ser um jogo moderno que oferece diversas horas de interação e diversão sem perder a essência que consagrou a série da Capcom, por esse motivo não posso dar menos que nota 9,5 para Monster Hunter World.
